Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46620
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ODSONUFrmacao.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Os ODS da ONU na formação por competências : máquina coletora de resíduos para o Lago Paranoá
Autor(es): Viana, Dianne Magalhães
Monteiro, Simone Borges Simão
Batista, Filipe Aziz
Oliveira, Marcos Jessé Alves de
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8396-8022
https://orcid.org/0000-0001-5546-8143
https://orcid.org/0000-0001-9553-3114
https://orcid.org/0000-0003-4037-8684
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto: Aprendizagem baseada em projeto
Projeto interdisciplinar
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Educação em engenharia
Data de publicação: 2022
Editora: MIX Sustentável
Referência: VIANA, Dianne Magalhães et al. Os ODS da ONU na formação por competências: máquina coletora de resíduos para o Lago Paranoá. MIX Sustentável, Florianópolis, v. 8, n. 5, p. 133-145, 2022. DOI: https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n5.133-145. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/5685. Acesso em: 5 out. 2023.
Resumo: Uma situação real, como a limpeza da orla do lago Paranoá em Brasília, Brasil, concebeu um ambiente de ensino-aprendizagem, sustentado pelo método de aprendizagem baseada em projetos (PjBL), de modo a introduzir propostas de solução no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na formação de estudantes de engenharia. Uma equipe de estudantes de Engenharia Mecânica, Mecatrônica e de Produção foi constituída para estudar o problema e desenvolver um sistema de coleta de resíduos flutuantes. O estudo envolveu uma pesquisa aplicada e resultou no projeto de controle de uma máquina para coleta de materiais em superfícies hídricas. Para validar o projeto de controle foi construído e testado um protótipo.
Abstract: A real situation, such as the cleaning of the Paranoá lake shoreline in Brasilia, Brazil, conceived a teaching-learning environment, supported by the project-based learning method (PjBL), in order to introduce solution proposals in the scope of the Sustainable Development Goals (SDGs) in the background of engineering students. A team of Mechanical, Mechatronics, and Production Engineering students was constituted to study the problem and develop a floating was- te collection system. The study involved applied research and resulted in the control design of a machine for collecting materials on water surfaces. A prototype was built and tested to validate the control design.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM)
Licença: Licença Copyright (c) 2022 Dianne Magalhães Viana, Simone Borges Simão Monteiro, Filipe Aziz Batista, Marcos Jessé Alves de Oliveira (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/5685. Acesso em: 05 out. 2023.
DOI: https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n5.133-145
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.