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2022_WandersonBarbosadosSantos.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorKlein, Stefan Fornos-
dc.contributor.authorSantos, Wanderson Barbosa dos-
dc.date.accessioned2023-10-04T21:06:43Z-
dc.date.available2023-10-04T21:06:43Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.date.submitted2022-12-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Wanderson Barbosa dos. Arte e sociedade em Georg Simmel e Walter Benjamin: ensaísmo, sociologia e crítica da cultura. 2022. 201 f. Tese (Doutorado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46618-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese investigou o papel do ensaísmo, da sociologia e das artes no pensamento de Georg Simmel (1858-1918) e Walter Benjamin (1892-1940). Nesse sentido, nos debruçamos sobre os escritos de Simmel e Benjamin visando observar como, a partir da forma ensaio, ambos os pensadores refletiram acerca do contexto social moderno. Para compreender a tessitura de reflexão que une a forma ensaio, a sociologia e as produções artísticas e literárias, propomos analisar de maneira mais detida os escritos de Simmel e Benjamin que versam sobre o modernismo, as vanguardas históricas, a literatura de Goethe, o surrealismo, a escultura de Auguste Rodin, a lírica de Charles Baudelaire, a descrição da modernidade em Edgar Allan Poe e o panorama literário de E.T.A Hoffmann. Ao falarmos sobre arte, o mergulho apresentado neste estudo abordou algumas expressões artísticas como o romance, a poesia e a pintura; discorremos acerca do classicismo, do primeiro modernismo e das vanguardas estéticas; tentamos olhar para a arte como um ponto de convergência não só para o pensamento de Simmel e Benjamin, mas, sobretudo, para a configuração do próprio ensaísmo enquanto forma de expressão, bem como de crítica da cultura. Apresentamos a forma ensaio nos moldes de uma teoria do conhecimento que tem na obra de arte seu meio essencial de reflexão. Mediados pelas obras desses artistas e literatos, Simmel e Benjamin apresentaram, de um lado, uma interpretação da vida moderna e, de outro, desenharam a partir de uma teoria do conhecimento uma crítica à modernidade. Em escritos que se encontram na intersecção da sociologia, da crítica literária e da filosofia, esses escritores e artistas servem de mediação para a produção de uma interpretação sobre a modernidade nos ensaios de Simmel e Benjamin. A literatura, nesse sentido, expõe tanto uma fonte de reflexão descritiva e crítica, isto é, uma espécie de síntese do tempo, como também é meio para o estabelecimento de uma crítica da cultura.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleArte e sociedade em Georg Simmel e Walter Benjamin : ensaísmo, sociologia e crítica da culturapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordSimmel, Georg, 1858-1918 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordBenjamin, Walter, 1892-1940 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsaiospt_BR
dc.subject.keywordContexto socialpt_BR
dc.subject.keywordCrítica socialpt_BR
dc.subject.keywordAnálise do discursopt_BR
dc.description.abstract1This dissertation investigated the role of essayism, sociology and the arts in the thinking of Georg Simmel (1858-1918) and Walter Benjamin (1892-1940). In this sense, we focus on the writings of Simmel and Benjamin to observe how, from the essayist reflected on the modern social context. To understand the texture of reflection that unites the essay form, sociology, and artistic and literary productions, we propose to analyze in a more detailed way the writings of Simmel and Benjamin that deal with modernism, historical avant-gardes, Goethe’s literature, surrealism, Auguste Rodin’s sculpture, Charles Baudelaire’s lyric, Edgar Allan Poe’s description of modernity and E.T.A Hoffmann’s literary panorama. The debate on art, the dive presented in this study addressed some artistic expressions such as romance, poetry and painting; we talking about classicism, the first modernism and the aesthetic vanguards; we try to look at art as a point of convergence not only for the thought of Simmel and Benjamin, but, above all, for the configuration of essayism itself as a form of expression, as well as a critique of culture. We present the essay form along the lines of a theory of knowledge that has the work of art as its essential means of reflection. Mediated by the works of these artists and writers, Simmel and Benjamin presented, on the one hand, an interpretation of modern life and, on the other, designed a critique of modernity from a theory of knowledge. In writings that are found at the intersection of sociology, literary criticism and philosophy, these writers and artists mediate to produce an interpretation of modernity in the essays of Simmel and Benjamin. Literature, in this sense, exposes both a source of descriptive and critical reflection, that is, a kind of synthesis of time, and it is also a means for establishing a critique of culture.pt_BR
dc.contributor.emailwanderson_santos@outlook.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Sociais (ICS)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Sociologia (ICS SOL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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