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Título: Método para predição do prazo de execução de obras rodoviárias : estudo aplicado em contratações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes do Brasil
Autor(es): Lopes, Alan de Oliveira
Orientador(es): Andrade, Michelle
Assunto: Infraestrutura rodoviária
Contratos administrativos
Projetos rodoviários
Análise de risco
Gestão de projetos
Atrasos em obras
Data de publicação: 4-Out-2023
Referência: LOPES, Alan de Oliveira. Método para predição do prazo de execução de obras rodoviárias: estudo aplicado em contratações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes do Brasil. 2023. xxiii, 231 f., il. Tese (Doutorado em Transportes) —Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A análise de riscos na gestão de projetos é uma das técnicas preconizadas para mitigar as dificuldades na implantação de infraestruturas rodoviárias. A maioria dos estudos desenvolvidos nessa área é baseada em métodos que utilizam a opinião de especialistas como fonte de dados. Todavia, os atores envolvidos podem ter interesses antagônicos, o que leva ao risco de viés nos resultados. Nesse contexto, a presente pesquisa propõe analisar mecanismos que auxiliem na análise do risco de atraso na execução de contratos administrativos referentes à construção e à restauração de rodovias a partir de dados objetivos na etapa de licitação do empreendimento. Assim foi desenvolvido um modelo preditivo para estimar o Prazo Efetivo de Execução – PEE visando mitigar o risco do “paradoxo do otimismo” por meio da aplicação da técnica de regressão binomial negativa. Foram modeladas variáveis independentes quantitativas e qualitativas categorizadas em “econômicas”, “políticas”, “do objeto contratado” e “do órgão contratante”. Por meio de estudo de caso aplicado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes do Brasil – DNIT, com amostragem de 158 contratos executados entre os anos de 1993 a 2017, obteve-se modelo linear generalizado com coeficiente Pseudo R2 de 74%.
Abstract: Risk analysis in project management is one of the recommended techniques to mitigate difficulties in the implementation of road infrastructures. Most applications developed in this area are based on methods that use experts opinion as their source of data. However, usually the stakeholders have antagonistic interests, which leads to the risk of bias in the results. In this context, this research proposes to analyze mechanisms that help in the analysis of the risk of delay in the execution of public procurements for roads construction and restoration based on objective data in the bidding stage of the project. Thus, a predictive model was developed to estimate the Effective Time of Execution - PEE aiming to mitigate the risk of the “optimism paradox” through the application of negative binomial regression technique. Independent quantitative and qualitative variables were modeled, categorized into “economic”, “political”, “contracted object” and “contracting agency”. Through a case study applied to the Brazil`s National Department of Transport Infrastructure - DNIT, with a sample of 158 contracts executed between the years 1993 to 2017, a generalized linear model was obtained with a Pseudo R2 coefficient of 74%.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Transportes, 2014.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Transportes
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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