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Título: O uso de softwares educativos no apoio à aprendizagem da leitura de estudantes com deficiência intelectual em fase de alfabetização - estudo de caso
Autor(es): Xavier, Edilene Mangabeira
Orientador(es): Souza, Amaralina Miranda de
Assunto: Softwares educativos
Tecnologia educacional
Deficiência intelectual
Alfabetização
Aprendizagem - leitura
Data de publicação: 27-Set-2023
Referência: XAVIER, Edilene Mangabeira. O uso de softwares educativos no apoio à aprendizagem da leitura de estudantes com deficiência intelectual em fase de alfabetização - estudo de caso. 2023. 206 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: As tecnologias têm adentrado cada vez mais os ambientes escolares, uma vez que seu uso tem favorecido o desenvolvimento das aprendizagens por meio de vários recursos tecnológicos. Neste estudo, os softwares educativos por apresentar configurações dinâmicas, atrativas e intuitivas, foram considerados como recursos de apoio nas aprendizagens da leitura dos estudantes com deficiência intelectual. Dada a relevância e a visibilidade do uso dos recursos tecnológicos, este trabalho seguiu na direção de responder: O uso de softwares educativos pode contribuir nos processos de aprendizagem da leitura de estudantes com deficiência intelectual em fase de alfabetização? Diante de tal propósito, foi realizado um estudo de caso com observação participante, seguido de plano de aplicação e retroalimentação sob critérios da abordagem qualitativa. Os sujeitos participantes na pesquisa foram: um estudante com deficiência intelectual matriculado no Bloco Inicial de Alfabetização (BIA), que cursava o 3º ano do Ensino Fundamental; o responsável pelo estudante, o professor da turma e o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A pesquisa foi realizada na Sala de Recursos Generalista de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal mediante o uso dos softwares educativos EduEdu e GraphoGame no apoio à aprendizagem da leitura. Os softwares foram selecionados com base nas necessidades educacionais do estudante levantadas nas avaliações iniciais realizadas, nos objetivos de aprendizagem dos conteúdos curriculares da sua turma, no plano de ação do AEE e em softwares educativos cujas configurações contemplassem o desenvolvimento dos processos da leitura. Os objetivos delimitados no plano de aplicação nortearam as ações da pesquisa e a interação do estudante com os softwares, assim como o feedback da professora e da pesquisadora sobre o desempenho do estudante auxiliaram na realização da retroalimentação do plano de aplicação no decorrer da pesquisa. Ao final do estudo, foi aplicada a mesma avaliação inicial das aprendizagens para mensurar os avanços na aprendizagem da leitura do estudante. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: pesquisa documental, questionários, roteiros de entrevistas semiestruturadas, diário de bordo, avaliação inicial e final. Os dados obtidos foram analisados na perspectiva da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), adaptação de Franco (2018). No que tange os resultados, constatou-se que as configurações dos aplicativos contribuíram para o processo de ensino e aprendizagem da leitura em relação ao desenvolvimento da consciência fonológica do estudante. Os softwares educativos favoreceram também os aspectos de assimilação e consolidação dos grafemas e fonemas, a formação e leitura de sílabas, de palavras simples, inferência e contextualização. Almeja-se que os resultados alcançados possam trazer melhoria do ensino ofertado aos estudantes com deficiência intelectual, bem como desencadear ações que resultem em formulação de políticas públicas que possam contribuir para a disponibilização de recursos tecnológicos de apoio ao trabalho pedagógico realizado no AEE.
Abstract: Technologies have increasingly been used at school environments, their use has contributed to the learning and development through various technological resources. In this research, educational software, due to its dynamic, attractive and intuitive configurations, it was considered as support resources for learning to read by students with an intellectual disabilities. Due to the relevance and visibility of the use of technological resources, this research aims to answer: The use of educational software can contribute to the learning process of reading for students with an intellectual disabilities in the literacy stage? For this purpose, a case study with participant observation was done, followed by an application and feedback under the qualitative approach. The research participants were: a student with an intellectual disabilities enrolled in the Initial Literacy Stage who attended the 3rd year of elementary school, student's guardian, the class teacher and the Specialized Educational Service (AEE) teacher. The research was carried out in the Generalist Resource Room of a public school in the Distrito Federal through the use of educational software EduEdu and GraphoGame to support learning to read. The software was selected based on the student's educational needs as identified during the initial evaluations, on the learning objectives of the curricular contents of his class, on the AEE's action plan and on educational software whose configurations contemplated the development of the reading processes. The aims delimited in the application plan guided the research actions and the student's interaction with the software, as well as the teacher’s and the researcher’s feedback about the student's performance, which helped to provide the feedback on the application plan during the research. At the end of the research, we apply the same initial assessment of learning to measure the progress in the student learning to read. The instruments used for data collection were: documentary research, questionnaires, semi-structured interview scripts, logbook, initial and final evaluation. The data obtained were analyzed from the perspective of Bardin's (2016) Content Analysis, adapted by Franco (2018). In terms of the results, it was found that the applications' configurations contributed to the teaching and learning process of reading in relation to the development of the student's phonological awareness. The educational software also favored aspects such as the assimilation and consolidation of graphemes and phonemes, the formation and reading of syllables, simple words, inference and contextualization. It is hoped that the results achieved may bring improvement in the teaching offered to students with intellectual disabilities, as well as trigger actions that result in the formulation of public policies that might contribute to the availability of technological resources to support the pedagogical work performed in the AEE.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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