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Título: ‘Não fala o nome dele, senão ele vai aparecer aqui’ : interseccionalidade e performance em narrativas de crianças pequenas
Outros títulos: ‘Don’t say his name, or he’ll appear here’ : intersectionality and performance among young children’s narratives
‘Ne dis pas son nom, sinon il va se montrer ici’ : intersectionnalité et performance dans les récits de jeunes enfants
Autor(es): Hartmann, Luciana
Vieira, Débora Cristina Sales da Cruz
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1203-5027
https://orcid.org/0000-0003-1954-6700
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto: Educação infantil - Brasília
Performance (Arte)
Crianças
Percepção social
Interseccionalidade
Data de publicação: 23-Dez-2022
Editora: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Referência: HARTMANN, Luciana et. al. ‘Não fala o nome dele, senão ele vai aparecer aqui’: interseccionalidade e performance em narrativas de crianças pequenas. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 13, n. 1, e124444, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-2660124444vs01. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/presenca/article/view/124444. Acesso em: 26 set. 2023.
Resumo: ‘Não fala o nome dele, senão ele vai aparecer aqui’: interseccionalidade e performance em narrativas de crianças pequenas – Este artigo parte de um evento narrativo ocorrido entre crianças de 5 e 6 anos numa turma de Educação Infantil de uma escola pública do Distrito Federal, no qual foram evocados personagens como Deus e Zé Pelinda (entre outros), para promover um debate sobre como crianças pequenas acionam marcadores sociais da diferença. Questões religiosas, étnico-raciais e de gênero emergem de suas performances narra tivas num cruzamento interseccional de distinções, o que permite depreender como esses marcadores, e as políticas do medo que frequentemente os impõem, operam na vida social das crianças desde uma idade muito precoce.
Abstract: ‘Don’t say his name, or he’ll appear here’: intersectionality and performance among young children’s narratives – This paper is based on a narrative event that took place among 5 and 6-year-old chil dren at a Brasília/Brazil public kindergarten, in which characters such as God and Zé Pelinda (among others) were evo ked, to promote a debate about how young children use social markers of difference. Religious, ethnic-racial and gender issues arise from their narrative performances in intersectional distinctions, which enable us to understand how these markers, and the politics of fear that often impose them, operate in children’s social lives from a very early age.
Résumé: ‘Ne dis pas son nom, sinon il va se montrer ici’: intersectionnalité et performance dans les récits de jeunes enfants – Cet article part d’un récit collectif qui s’est déroulé entre des enfants de 5 et 6 ans dans une classe d’éducation préscolaire d’une école publique du District Fédéral - Brésil, dans lequel des personnages Deus et Zé Pelinda (entre autres) ont été évoqués, pour promouvoir un débat sur la façon dont les jeunes enfants utilisent des marqueurs sociaux de la différence. Les enjeux religieux, ethnico-raciaux et de genre émergent de leurs performances narratives dans un croisement intersectionnel de distinctions, ce qui permet de comprendre comment ces marqueurs, et les politiques de peur qui les imposent, opèrent dans la vie sociale des enfants dès le plus jeune âge.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Cênicas (IdA CEN)
Licença: (CC-BY)
DOI: https://doi.org/10.1590/2237-2660124444vs01
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