Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Formiga Sobrinho, Asdrúbal Borges | - |
dc.contributor.author | Cunha, Eloisa de Fátima | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-20T21:29:43Z | - |
dc.date.available | 2023-09-20T21:29:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-30 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Eloisa de Fátima. Criatividade, vivência teatral e desenvolvimento infantil no contexto de ensino. 2023. 199 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46525 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo fundamenta-se na psicologia cultural e remonta ao contexto da importância do ensino de teatro em âmbito escolar, articulando relações entre criatividade, vivência teatral, e desenvolvimento infantil. O fenômeno teatral, sendo uma construção coletiva mediada pelo professor, tende a oportunizar a produção de significados e de tensão no processo de formação da criança, no qual pelo dinamismo da experimentação cênica ela integra imaginação, criatividade, percepção, emoção, raciocínio, intuição e memória. O objetivo, portanto, foi analisar como o ensino de teatro pode favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento da criatividade de crianças de 8 a 9 anos, além de relacionar o desenvolvimento do processo criativo infantil à perspectiva histórico-cultural, por meio da vivência teatral. Realizou-se uma pesquisa qualitativa do tipo participante, analisando a relação entre a abordagem teórica da psicologia cultural da criatividade, proposta por Vlad Glăveanu (2014), e os constructos teóricos sobre a psicologia da arte e imaginação na infância, postulados do psicólogo L.S. Vygotsky (2009), e o sistema de jogos teatrais, propostos por Viola Spolin (2008). A pesquisa de campo ocorreu em uma escola pública de Ensino Fundamental (anos iniciais), em regime integral, em Taguatinga/DF, durante três meses, com os participantes: dezoito estudantes e duas professoras como observadoras. Utilizou-se os instrumentos: entrevistas semiestruturadas, observação participante, ações de intervenção da pesquisadora para aplicação de atividades lúdico-criativa-teatrais e diário de campo. As gravações, em vídeo e áudio, dos encontros foram selecionadas e separadas em episódios, estes foram transcritos e submetidos à análise microgenética. Os resultados apontam a necessidade de: (i) ampliar o espaço para ações lúdicas nas escolas, no qual se garanta o direito da criança de trabalhar a própria criatividade; (ii) discutir a formação dos docentes (pedagogos, arte-educadores e profissionais de teatro) na área de Artes; apresentam a ferramenta teórico-prática PCE - Pedagogia da Criatividade Expressiva, instrumento que visa facilitar a criação de atividades artísticas expressivas nas escola; e contribuem aos estudos da criatividade relacionados ao desenvolvimento infantil. Além disso, permitem compreender a importância da vivência teatral para o desenvolvimento da criança em idade escolar e sinalizar algumas estratégias a serem desenvolvidas pelos professores, com os estudantes do Ensino Fundamental (anos iniciais). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Criatividade, vivência teatral e desenvolvimento infantil no contexto de ensino | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vivências educativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Criatividade - crianças | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study is based on cultural psychology and goes back to the context of the importance of teaching theater in the school environment, articulating relationships between creativity, theatrical experience, and child development. The theatrical phenomenon, being a collective construction mediated by the teacher, tends to provide opportunities for the production of meanings and tension in the child's education process, in which by the dynamism of the scenic experimentation it integrates imagination, creativity, perception, emotion, reasoning, intuition and memory. The objective, therefore, was to analyze how theater teaching can favor the learning and development of creativity of children aged 7 to 8 years, in addition to relating the development of the child creative process to the historical-cultural perspective, through theatrical experience. A qualitative research of the participant type was carried out, analyzing the relationship between the theoretical approach of cultural psychology of creativity, proposed by Vlad Glăveanu (2014), and the theoretical constructs on the psychology of art and imagination in childhood, postulated by psychologist L.S. Vygotsky (2009), and the system of theatrical games, proposed by Viola Spolin (2008). The field research took place in a public elementary school (initial years), full-time, in Taguatinga/DF, for three months, with the participants: eighteen students and two teachers as observers. The following instruments were used: semi-structured interviews, participant observation, intervention actions of the researcher for the application of playful-creative-theatrical activities and field diary. The video and audio recordings of the meetings were selected and separated into episodes, these were transcribed and submitted to microgenetic analysis. The results indicate the need to: (i) expand the space for playful actions in schools, in which the child's right to work his or her creativity is guaranteed; (ii) discuss the training of teachers (pedagogues, art educators and theater professionals) in the area of Arts; present the theoretical-practical tool PCE - Pedagogy of Expressive Creativity, an instrument that aims to facilitate the creation of expressive artistic activities in schools; and contribute to the studies of creativity related to child development. In addition, they allow us to understand the importance of theatrical experience for the development of school-age children and to signal some strategies to be developed by teachers, with elementary school students (early years). | pt_BR |
dc.contributor.email | eloisacunha@unb.br | pt_BR |
dc.contributor.email | elocunha.producao@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|