Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46515
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CultureCareSense.pdf435,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: The culture of care and sense of belonging as drivers of sustainability in higher education
Outros títulos: A cultura do cuidado e o senso de pertencimento como bases para a sustentabilidade no Ensino Superior
La cultura del cuidado y el sentido de pertenencia como bases para la sostenibilidad en la Educación Superior
Autor(es): Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar
Arrais, Antonia Adriana Mota
Silva, Nayara P. M.
Afiliação do autor: University of Brasília
State Department of Education of the Federal District
Federal Institute of Brasilia
Assunto: Ensino superior
Grafite
Pedagogia do cuidado
Universidade sustentável
Urbanismo
Data de publicação: 20-Dez-2022
Editora: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Referência: BIZERRIL, Marcelo X. A.; ARRAIS, Antonia A. M.; Silva, Nayara P. M. The culture of care and sense of belonging as drivers of sustainability in higher education. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 15, n. 34, e18037. DOI: http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v15i34.18037. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18037. Acesso em: 20 set. 2023.
Resumo: O objetivo do artigo é examinar como a cultura do cuidado e o senso de pertencimento se relacionam com o comportamento ambiental e como podem ser promovidos no Ensino Superior. A análise é baseada nos conceitos e formas de fortalecimento dos sensos de cuidado e pertencimento discutidos na literatura e em ações desenvolvidas em um dos campi da Universidade de Brasília, Brasil. O espaço físico e os mecanismos de participação na gestão do campus são apresentados, assim como os resultados de um inquérito a respeito da percepção da comunidade acadêmica sobre a qualidade de vida no campus, que foi respondido por 10,5% da população universitária. A qualidade de vida no campus foi considerada boa ou excelente por 90% dos respondentes. O sentimento de responsabilidade pelo cuidado com os outros e com o campus foi verificado em 41% dos respondentes. Esses resultados são relacionados ao grau de participação da comunidade acadêmica na gestão do campus e aos projetos de extensão e ações voltadas à sustentabilidade. As políticas de promoção da sustentabilidade no Ensino superior devem priorizar o fortalecimento da cultura do cuidado e do senso de pertencimento como valores essenciais para uma educação humanizadora da juventude com vistas à transformação radical da realidade planetária em transição para as sociedades sustentáveis.
Abstract: The purpose of this article is to examine how a culture of care and sense of belonging are related to environmental behavior and how it can be fostered in higher education. To support this analysis, the concepts and the ways of strengthening the sense of care and belonging are discussed based on literature and experiences developed on a campus of the University of Brasilia, Brazil. The physical environment and participation tools on campus are presented, as well as the results of a survey on the perception of the academic community about the quality of life on campus, answered by 10.5% of the campus population. The quality of life on campus was rated as good or excellent by 90% of respondents. The feeling of personal responsibility in taking care of people and in the campus environment was confirmed by 41% of respondents. We relate this perception to the community's participation in outreach and sustainability programs. Sustainability policies in higher education must prioritize the promotion of a culture of care and sense of belonging. These values are essential for the humanistic education of postsecondary students in a planetary reality that must be radically transformed, aiming at the transition to sustainable societies.
Resumen: El objetivo del artículo es examinar cómo la cultura del cuidado y el sentido de pertenencia se relacionan con el comportamiento ambiental y cómo se pueden promover en la Educación Superior. El análisis se basa en los conceptos y formas de fortalecer el sentido de cuidado y pertenencia discutidos en la literatura y en acciones desarrolladas en uno de los campus de la Universidad de Brasilia, Brasil. Se presenta el espacio físico y los mecanismos de participación en la gestión del campus, así como los resultados de una encuesta sobre la percepción de la comunidad académica sobre la calidad de vida en el campus, la cual fue respondida por 10,5% de la población universitaria. La calidad de vida en el campus fue considerada buena o excelente por el 90% de los encuestados. El sentimiento de responsabilidad por el cuidado de los demás y del campus se constató en el 41% de los encuestados. Estos resultados están relacionados con el grado de participación de la comunidad académica en la gestión del campus y los proyectos de extensión y acciones encaminadas a la sostenibilidad. Las políticas para promover la sostenibilidad en la Educación Superior deben priorizar el fortalecimiento de la cultura del cuidado y el sentido de pertenencia como valores esenciales para una formación humanizadora de los jóvenes con miras a transformar radicalmente la realidad planetaria en transición hacia sociedades sostenibles.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Licença: (CC BY) This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.18037
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.