http://repositorio.unb.br/handle/10482/46500
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIVRO_PedagogiaPresencialOnline.pdf | 11,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Pedagogia presencial e online : uma experiência de formação docente |
Autor(es): | Coutinho, Laura Maria (org.) Teles, Lúcio França (org.) |
Afiliação do autor: | Universidade de Brasília Universidade de Brasília |
Assunto: | Educação Ensino a distância Pedagogia Professores - formação |
Data de publicação: | 2014 |
Editora: | Editora Universidade de Brasília (EDU) |
Referência: | COUTINHO, Laura Maria; TELES, Lúcio França (org.). Pedagogia presencial e online: uma experiência de formação docente. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2014. 391 p. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/344. Acesso em: 18 set. 2023. |
Resumo: | A formação de professores e o desafio para realizá-la são as dimensões fundamentais desta obra que retrata o trabalho de professores, dirigentes e estudantes da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e da Secretaria de Estado de Educação do Acre para que se pudesse ofertar, para professores, o Curso de Licenciatura em Pedagogia - PEDEaD. Esse curso, pelas características geopolíticas e as dificuldades de locomoção do Acre, somente foi realizado com sucesso devido à inclusão de metodologias que incorporaram tecnologias de educação e comunicação, sobretudo a internet. Ao constituir ampla rede de formação e gestão, o curso integrou autores, gestores, mediadores e estudantes de todos os municípios do Acre, por meio de atividades presenciais e online. O currículo trabalhado junto aos professores do Estado do Acre teve como fundamento a concepção e a estrutura de formação de outro curso da mesma natureza - PIE, realizado pela Faculdade de Educação da UnB em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Os principais pilares da formação desenvolvida no Acre foram os eixos integradores do currículo: cidadania, educação e letramento; a rede de formação colaborativa presencial e online; o registro reflexivo como forma de organização e avaliação da aprendizagem; a educação a distância; a articulação teoria e prática no processo didático, pedagógico, educativo e social do trabalho docente. Cada capítulo expressa um aspecto do trabalho desenvolvido por professores que contribuíram com suas pesquisas, conhecimentos e práticas e revela ângulo especial e particular da dinâmica da formação docente online e presencial. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) Editora Universidade de Brasília (EDU) |
Licença: | (CC BY NC ND) |
Aparece nas coleções: | Livros e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.