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dc.contributor.advisorSilva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da-
dc.contributor.authorLeonardo, Mykaella Soares-
dc.date.accessioned2023-09-15T21:29:33Z-
dc.date.available2023-09-15T21:29:33Z-
dc.date.issued2023-09-15-
dc.date.submitted2023-01-25-
dc.identifier.citationLEONARDO, Mykaella Soares. Trabalho e adoecimento de professores da educação básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. 2023. 187 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46497-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo vinculou-se à linha de pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, e ao Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Formação e Atuação de Professores/Pedagogos. O trabalho docente vem se constituindo historicamente em um campo de disputas no modo de produção capitalista, que resulta em desigualdades sociais, políticas, econômicas e, sobretudo, precariza e intensifica as condições de trabalho, resultando no adoecimento dos trabalhadores. O estudo em tela toma como base o trabalho como processo fundante da sociabilidade humana no sentido ontológico. Considerando as transformações acorridas no mundo do trabalho e a influência do modo capitalista de produção que tensiona as relações entre trabalho e trabalhador, indagou-se: Quais as relações entre trabalho e adoecimento de professores no Distrito Federal? Para isso, buscou-se a essência da realidade concreta no trabalho, e no adoecimento dos docentes, e objetivou-se compreender os fatores de adoecimento vinculados à história do trabalho docente, revelando as contradições desta relação. Assim, esta pesquisa ancorou-se nos pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético, por possibilitar uma visão da totalidade na análise dos fenômenos, cuja perspectiva crítico-emancipadora permite a apreensão do real-abstrato. Por isso, buscamos a essência da realidade concreta do trabalho docente e adoecimento, visto as contradições. Diante disso, utilizou-se como instrumentos metodológicos o Estado do Conhecimento como estudo das produções já publicadas com a temática, análise documental, aplicação de questionários de forma on-line e presencial com os docentes da Educação Básica em regência, e entrevistas semiestruturadas com quatro professores regentes da Educação Básica, um servidor da Unidade de Qualidade de Vida e Bem-estar no Trabalho e um representante do sindicato dos Professores do Distrito Federal. Os diálogos foram analisados e sistematizados pelas categorias Totalidade, Mediação e Contradição do Materialismo Histórico e Dialético, resultando nos temas de análise em que compreendeu-se o trabalho e o adoecimento docente na secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal: perfil, condições de trabalho, fatores e elementos que vulnerabilizam a saúde dos professores, políticas de prevenção ao adoecimento adotadas pela secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e pelo sindicato dos Professores do Distrito Federal e, os índices de afastamentos dos servidores. Concluímos que o processo de adoecimento dos professores da Educação Básica da secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal tem relação direta com as condições de trabalho, com a intensificação de suas atividades e com o processo de responsabilização dos sujeitos singulares.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTrabalho e adoecimento de professores da educação básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - doenças profissionaispt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordSecretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)pt_BR
dc.subject.keywordCondições de trabalhopt_BR
dc.description.abstract1The present study was linked to the research line Teaching Profession, Curriculum, and Evaluation of the Post-Graduation Program in Education of the School of Education of the University of Brasilia and to the Study and Research Group on the Formation and Performance of Teachers/Pedagogues. The teaching work has been historically constituted in a field of disputes in the capitalist production mode, which results in social, political, and economic inequalities and, above all, makes working conditions more precarious and intensifies them, resulting in the workers' getting sick. The study in question is based on work as the founding process of human sociability in the anthological sense. Considering the transformations that have taken place in the world of work and the influence of the capitalist mode of production, which strains the relationship between work and the worker, the question was asked: What are the relationships between work and illness of teachers in the Federal District? For this, the essence of the concrete reality of the work and the illness of teachers was sought, and the objective was to understand the factors of illness linked to the history of the teaching work, revealing the contradictions of this relationship. Thus, this research was anchored in the theoretical and methodological assumptions of dialectical historical materialism, because it allows a view of the totality in the analysis of the phenomena, whose critical-emancipatory perspective allows the apprehension of the abstract reality. Therefore, we sought the essence of the concrete reality of the teaching work and illness, given the contradictions. Therefore, we used as methodological tools the State of Knowledge as a study of the productions already published on the theme, document analysis, online and in-person questionnaires to Basic Education teachers and semi-structured interviews with four regular Basic Education teachers, one employee from the Quality of Life and Well-Being at Work Unit and a representative from the Union of teachers of the Federal District. The dialogues were analyzed and systematized by the categories Totality, Mediation, and Contradiction of the Historical and Dialectical Materialism, resulting in themes of analysis in which the work and the teachers' illness in the Secretary of Education of the Federal District were understood: profile, work conditions, factors and elements that make teachers' health more vulnerable, policies of prevention to illness adopted by the Secretary of Education of the Federal District and by the Union of the District's Teachers, and the rates of absences of public servants. We conclude that the process of illness among teachers of Basic Education of the State Secretariat of Education of the Federal District is directly related to the working conditions, to the intensification of their activities, and to the process of accountability of the individuals.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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