Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46493
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_RaphaelOliveiraVitali.pdf6,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Performance e transcriação : uma transição da imagem para a cena
Autor(es): Vitali, Raphael Oliveira
E-mail do autor: rapha.vitali@gmail.com.br
rapha_vitali@yahoo.com.br
Orientador(es): Reis, Maria da Glória Magalhães dos
Assunto: Hugo, Victor, 1802-1885 - crítica e interpretação
Transcrição artística
Dramaturgia
Artes cênicas
Data de publicação: 15-Set-2023
Referência: VITALI, Raphael Oliveira. Performance e transcriação : uma transição da imagem para a cena. 2022. 156, 93 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A presente dissertação expõe como hipótese de trabalho a presença da imagem pictórica no texto cênico por meio da tela Pleine Lune (~1856) de Victor Hugo (1802-1885). Para comprovar tal assertiva, elaborou-se uma investigação teórica para verificar como o artista francês transitou de uma arte para outra no seu processo criativo no período de exílio. Elencam-se as técnicas, os materiais utilizados por ele e, também, duas obras em áreas artísticas aparentemente distintas, a saber: de La Forêt mouillée (1854), (artes cênicas) e Pleine Lune (~1856), que foram criadas no mesmo período. A partir desta metodologia, segue-se o contexto biográfico e da produção visual e dramatúrgica de Victor Hugo no período de exílio, que percorreu em três capítulos. O primeiro capítulo fala sobre a relação de Victor Hugo com o contexto pessoal, sociopolítico e das artes em geral, no período de 1851 a 1856 para construção da personagem nesta dramaturgia cênica. O segundo capítulo explicita como Victor Hugo criou a tela Pleine Lune (~1856), no período de exílio, atentando às técnicas e materiais utilizados na composição da tela, mediante a análise iconográfica, para, em seguida, aferir os diálogos artísticos que decorreram dessa obra, tanto nas artes plásticas, como na criação literária, na experiência fotográfica e na produção dramatúrgica do artista estabelecendo dessa forma um paralelo com a criação da cenografia, e o terceiro capítulo norteia possibilidade de como transitar da obra pictórica Pleine Lune (~1856) para a dramaturgia textual. Para isso, ater-nos-emos ao caso específico da peça La Forêt Mouillée (1854) e à técnica de fotografia, ambos materializados por Victor Hugo no período de exílio, a fim de compreender até que ponto são identificáveis os elementos da tradução intersemiótica da pintura para a dramaturgia textual. Ademais, nos debruçaremos sobre a corrente artística chamada sobrenaturalismo e sobre a forma como ela se impõe para Hugo como ideologia no seu processo criativo e nos materiais experimentados, no processo de transcriação de Haroldo de Campos, da performance de Cohen como resultado de um jogo dialético refletido por Kant, Schiller e Didi-Huberman. Essa dissertação conclui-se afirmando que ao investigar e analisar a multiplicidade de elementos transpostos na obra plástica e verbal de Victor Hugo, estabelecendo uma conexão entre os teóricos cênicos e literário na possibilidade da transição de uma arte para outra arte sem estabelecer distinções habitacionais entre essas áreas artísticas (literatura, artes plásticas e arte cênica).
Abstract: This dissertation presents as a working hypothesis the presence of the pictorial image in the scenic text through the canvas Pleine Lune (~1856) by Victor Hugo (1802-1885). To prove this assertion, a theoretical investigation was carried out to verify how the French artist moved from one art to another in his creative process during the period of exile. The techniques and materials used by him are listed, as well as two works in apparently different artistic areas, namely: La Forêt mouillée (1854), (performing arts) and Pleine Lune (~1856), which were created in the same period. From this methodology, it follows the biographical context and the visual and dramaturgical production of Victor Hugo in the period of exile, which covered in three chapters. The first chapter talks about Victor Hugo's relationship with the personal, sociopolitical and arts context in general, in the period from 1851 to 1856 for the construction of the character in thisscenic dramaturgy. The second chapter explains how Victor Hugo created the canvas Pleine Lune (~1856), in the period of exile, paying attention to the techniques and materials used in the composition of the canvas, through iconographic analysis, to then assess the artistic dialogues that resulted from this work, both in the visual arts and in literary creation, in the photographic experience and in the artist's dramaturgical production, thus establishing a parallel with the creation of the scenography, and the third chapter guides the possibility of how to move from the pictorial work Pleine Lune (~1856) for textual dramaturgy. For this, we will stick to the specific case of the play La Forêt Mouillée (1854) and the photography technique, both materialized by Victor Hugo in the period of exile, in order to understand to what extent the elements of the intersemiotic translation of the painting for textual dramaturgy. Furthermore, we will focus on the artistic current called supernaturalism and the way in which it imposes itself on Hugo as an ideology in his creative process and in the materials experimented with, in the transcription process of Haroldo de Campos, of Cohen's performance as a result of a dialectical game. reflected by Kant, Schiller and Didi-Huberman. This dissertation concludes by stating that by investigating and analyzing the multiplicity of elements transposed in the visual and verbal work of Victor Hugo, establishing a connection between the scenic and literary theorists in the possibility of transition from one art to another art without establishing housing distinctions between these artistic areas (literature, plastic arts and scenic art).
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.