http://repositorio.unb.br/handle/10482/46454
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2022_BeatrizOliveiraCunha.pdf | 934,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O brincar na fase adulta : percepções a partir da vivência no projeto de extensão “pintando e bordando” |
Autor(es): | Cunha, Beatriz Oliveira |
E-mail do autor: | beatrizocunha@gmail.com |
Orientador(es): | Pedroza, Regina Lúcia Sucupira |
Assunto: | Desenvolvimento humano Brincadeiras Adultos |
Data de publicação: | 6-Set-2023 |
Data de defesa: | 28-Nov-2022 |
Referência: | CUNHA, Beatriz Oliveira. O brincar na fase adulta: percepções a partir da vivência no projeto de extensão “pintando e bordando”. 2022. 94 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, 2022. |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivos compreender como o adulto entende o brincar, com o intuito de reconhecer a importância desta atividade para todas as fases do desenvolvimento humano, principalmente na fase adulta; entender quais os processos que dificultam e/ou facilitam o adulto a brincar e analisar a concepção do adulto de como ele vivencia o brincar. A pesquisa adotou uma perspectiva histórico-dialética, com a intenção de entender a evolução do brincar no mundo ocidental, pois a relação do ser humano com o brincar mudou ao longo da história da humanidade. Até a Idade Média, brincar era uma atividade dos adultos, e as crianças, desde muito novas, compartilhavam os mesmos divertimentos. Contudo, as mudanças que ocorreram com a Revolução Industrial e as proibições dos jogos e das brincadeiras nas escolas católicas influenciaram na maneira como nos relacionamos com o brincar na era contemporânea. O brincar passou a ser menosprezado pelo adulto e caracterizado como atividade exclusiva das crianças. A pesquisa, de abordagem qualitativa e participativa, foi realizada com três graduandos do curso de Psicologia da Universidade de Brasília que participaram do Projeto de Extensão de Ação Continuada Pintando e Bordando: Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes, durante o segundo semestre de 2019, e aconteceu em três etapas: observações na instituição de acolhimento registradas em diário de campo, reuniões de supervisões dos extensionistas com a coordenadora do projeto e entrevistas semiestruturadas. Esses diferentes momentos da pesquisa revelaram as diversas formas do adulto conceituar e vivenciar a brincadeira percorrendo por momentos de prazer e desprazer, com ênfase nos desafios e nas dificuldades enfrentadas pelos participantes nas visitas ao abrigo. Pôde-se concluir que o adulto vivencia o brincar de uma forma diferente da criança e, ainda, possui dificuldade para se reconhecer como brincante. |
Abstract: | This work aims to comprehend how adults understand play in order to recognize the importance of this activity for all stages of human development, especially in adulthood, to understand what are the processes that challenges or facilitate adults to play and to analyze the adults’ conception of how he experiences playing. The research addresses a dialectical historical perspective with the intention to understand the evolution of play in the western world, since the relationship between human beings and playing has changed throughout human history. Until the Middle Ages, playing was an adult activity, and children, from a young age, shared the same amusements. However, the changes that occurred with the Industrial Revolution and the bans on games in Catholic schools’ games influenced the way how we relate with playing in the contemporary era. Playing came to be despised by adults and characterized as an activity exclusively for children. The research, in a qualitative and participatory approach, was carried out by three undergraduates from the Psychology Course at the University of Brasília, who participated in the Projeto de Extensão de Ação Continuada Pintando e Bordando: Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes (Continuous Action Extension Project Painting and Embroidering: Development of Children and Teenagers), during the second half of 2019, and took place in three stages: observation in the host institution recorded in field diary, supervisory meetings of the extension workers with the project coordinator and semi-structured interviews. These different moments of the research revealed different ways adults conceptualize and experience play, with emphasis on challenges and difficulties faced by adults when visiting the shelter. It was possible to conclude that the adult experiences playing in a different way from the child, and, still, has difficulty recognizing himself as a player. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2022. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar |
Agência financiadora: | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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