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dc.contributor.advisorAndrade, Josemberg Moura de-
dc.contributor.authorOliveira, Tatiele Souza de-
dc.date.accessioned2023-09-06T17:35:14Z-
dc.date.available2023-09-06T17:35:14Z-
dc.date.issued2023-09-06-
dc.date.submitted2022-11-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Tatiele Souza de. A relação das competências socioemocionais de docentes da educação básica com características sociodemográficas, bem-estar subjetivo e transtornos psicológicos. 2022. 56 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46452-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2022.pt_BR
dc.description.abstractAs competências socioemocionais (CSEs) abrangem conhecimentos, habilidades e atitudes com foco na compreensão, expressão, utilização e regulação dos fenômenos emocionais, sendo elas essenciais em diversos contextos sociais. A presente pesquisa objetivou investigar as relações entre CSEs de docentes da educação básica, variáveis sociodemográficas, bem estar subjetivo e transtornos psicológicos (depressão, ansiedade e estresse). A amostra foi composta por 140 docentes de ambos os sexos que atuavam tanto em instituições públicas quanto em instituições privadas nos anos finais do ensino fundamental. Os participantes responderam à cinco instrumentos, sendo eles: a) Medida de Competências Socioemocionais de Docentes do Ensino Fundamental; b) Escala de Ansiedade, Depressão e Estresse; c) Escala de Afetos Positivos e Afetos Negativos; d) Escala de Satisfação com a Vida; e) Questionário Sociodemográfico. Foram realizadas análises de comparações entre médias para verificar se havia diferenças dos escores de CSEs em relação a sexo, idade, tempo de experiência, carga horária e tipo de instituição. Posteriormente, realizou-se análise de regressão para verificar em que medida as CSEs conseguiam predizer o bem-estar subjetivo e os transtornos psicológicos. Os resultados das comparações de médias apontaram que docentes que possuíam maiores escores de CSEs eram: a) docentes do sexo feminino, b) docentes que possuíam pós graduação Lato Sensu, e c) docentes do sexo feminino que possuíam pós-graduação Lato Sensu. Quanto aos resultados da análise de regressão, as CSEs conseguiram predizer positivamente afetos positivos e satisfação com a vida, e negativamente, afetos negativos e os transtornos psicológicos. Conclui-se que a pesquisa contribui ao propiciar o acúmulo de evidências em relação ao mapeamento das características sociodemográficas e o efeito preditivo das CSEs sobre o bem-estar subjetivo e transtornos psicológicos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA relação das competências socioemocionais de docentes da educação básica com características sociodemográficas, bem-estar subjetivo e transtornos psicológicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCompetências socioemocionaispt_BR
dc.subject.keywordProfessorespt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordTranstornos psiquiátricospt_BR
dc.description.abstract1Socio-emotional competences (CSEs) encompass knowledge, skills and attitudes focused on understanding, expressing, using and regulating emotional phenomena, which are essential in different social contexts. This research aimed to investigate the relationships between CSEs of basic education teachers, sociodemographic variables, subjective well-being and psychological disorders (depression, anxiety and stress). The sample consisted of 140 teachers of both sexes who worked in both public and private institutions in the final years of elementary school. Participants responded to five instruments, namely: a) Measure of Social and Emotional Competences of Elementary School Teachers (EMODOC); b) Anxiety, Depression and Stress Scale (DASS-21); c) Positive Affects and Negative Affects Scale (PANAS); d) Life satisfaction scale; e) Socio-demographic questionnaire. Analyzes of comparisons between means were carried out to verify if there were differences in the scores of CSEs in relation to gender, age, length of experience, workload and type of institution. Subsequently, a regression analysis was performed to verify the extent to which CSEs were able to predict subjective well-being and psychological disorders. The latter are understood as damage to mental health. The results of mean comparisons showed that professors who had higher CSE scores were: a) female professors, b) professors who had Lato Sensu graduate degrees, and c) female professors who had Lato Sensu graduate degrees. As for the results of the regression analysis, the CSEs were able to positively predict positive affects and satisfaction with life, and negatively predict negative affects and psychological disorders. It is concluded that the research contributes by providing the accumulation of evidence in relation to the mapping of sociodemographic characteristics and the predictive effect of CSEs on subjective well-being and psychological disorders.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizaçõespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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