Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/46447
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIVRO_Vidas paralelas migrantes.pdf43,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Vidas paralelas migrantes : experiências de mediadoras socioculturais na França
Autor(es): Hoefel, Maria da Graça Luderitz
Severo, Denise Osório
Washington, Claudia
Díaz Bermúdez, Ximena Pamela
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2176-5013
https://orcid.org/0000-0002-2755-8958
https://orcid.org/0000-0002-3771-7684
Assunto: Migrantes – Brasil - França
Mediadores (Pessoas)
Data de publicação: 4-Jun-2023
Editora: Editora Universidade de Brasília (EDU)
Referência: HOEFEL, Maria da Graça Luderitz et al. Vidas paralelas migrantes: experiências de mediadoras socioculturais na França. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2023. 184 p. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/425. Acesso em: 06 set. 2023.
Resumo: Este livro retrata uma experiência de cooperação internacional de pesquisa, intitulada Projeto Vidas Paralelas Migrantes, inserida no âmbito do Programa Capes/Cofecub. Esse programa, ativo desde 1978, representa a mais antiga parceria estabelecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e, como tal, reflete um histórico solidário e profícuo no que tange à produção científica compartilhada entre o Brasil e a França. Nesse escopo, evidenciamos a centralidade da dimensão cultural dos processos de cooperação que propiciam a partilha de valores de respeito, trabalho em equipe e reconhecimento da autonomia. No bojo dessas relações, o programa oportunizou o desenvolvimento desta pesquisa-ação, que teve como base as experiências do Projeto Vidas Paralelas (PVP), desenvolvido desde 2008 pela Universidade de Brasília. As perspectivas teórico-metodológicas que ancoram esse projeto apresentam três elementos centrais: a) a importância da centralidade do olhar dos próprios sujeitos da ação; b) a linguagem imagética como elemento metodológico norteador dos processos; e c) a perspectiva da educação popular com base em Paulo Freire. Assim, o presente livro busca refletir sobre os caminhos possíveis de construção coletiva de processos emancipatórios a partir das perspectivas teórico-metodológicas desenvolvidas pelo PVP Migrantes em conjunto com mediadoras socioculturais vinculadas à associação Archives de l’Immigration Familiale (Arifa).
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC)
Editora Universidade de Brasília (EDU)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Licença: (CC BY NC SA) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/425. Acesso em: 06 set. 2023.
Aparece nas coleções:Livros e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.