Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Dobal, Susana | - |
dc.contributor.author | Jesus, Ronald Souza de | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-06T02:46:21Z | - |
dc.date.available | 2023-09-06T02:46:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-05 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-25 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Ronald Souza de. Cinema de Sertão contemporâneo (2010-2020): contribuições poéticas da direção de fotografia. 2022. 304 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46442 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nessa tese, testamos a hipótese de que existe uma direção de fotografia poética
no Cinema de Sertão contemporâneo, criando e transformando seus personagens, espaços e
paisagens, contribuindo para sua consolidação enquanto gênero cinematográfico específico.
Essa poesia pode se expressar de modo dominante como um conceito visual que envolve
toda a narrativa ou, de modos pontuais, como instantes poéticos que marcam a memória do
espectador. Analisando um corpus composto por 30 filmes de ficção lançados entre 2010 e
2020, utilizamos como método a análise de cenas, a crítica de processo e a análise fílmica.
Também utilizamos a realização e coleta de entrevistas a diretores de fotografia, guiadas
pela sugestão de abordagem da Teoria de Cineastas em sua forma mais atual, que contempla
todo profissional criativo envolvido na realização de um filme. Dividimos o texto em seis
grandes partes: uma introdução, contextualizando o objeto de pesquisa, a estrutura da tese e
principal marco teórico utilizado; o capítulo 1 – Origens do Cinema de Sertão, onde fazemos
um levantamento histórico das abordagens desses cenários na cinematografia desde os anos
50; o capítulo 2 – A poesia e a consolidação do gênero, identificando elementos poéticos
importantes nesse conjunto de obras e adentrando conceitos como o Sertão-mar, de Ismail
Xavier; a intertextualidade, a partir de Robert Stam, Gérard Genette, Tiphaine Samoyault e
Mikhail Bakhtin; e o discurso indireto livre, via Pier Paolo Pasolini. No capítulo 3 – Imagens
poéticas no Cinema de Sertão contemporâneo, elegemos sete categorias de análise, típicas
da direção de fotografia para a observação dos filmes mais recentes: iluminação; movimento;
cor; enquadramento – que traz o subitem da contiguidade; ponto de vista; efeitos e
intertextualidade, colocando lado a lado obras que façam uso desses recursos e
contextualizando-as dentro da história do Cinema de Sertão, além de estabelecer contato
com perspectivas teóricas a respeito da poesia, da imaginação e da linguagem
cinematográfica. No capítulo 4 – Atuações da Paisagem, via Anne Cauquelin e Gaston
Bachelard, relatamos a atuação do cenário como articulador poética mesmo nos filmes de
cinematografia mais literal. Na conclusão, por fim, enfatizamos a confirmação do Cinema
de Sertão como gênero emancipado e da direção de fotografia como elemento fundamental
em sua consolidação, além de fazermos uma síntese das perspectivas e reflexões abordadas
ao longo de todo o texto. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Cinema de Sertão contemporâneo (2010-2020) : contribuições poéticas da direção de fotografia | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinematografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema e poesia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cineastas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direção de fotografia | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this PhD thesis, we aim to test the hypothesis about a possible poetic
cinematography in the contemporary Cinema of Sertão, creating and transforming its
characters, spaces and landscapes, contributing to its consolidation as a specific
cinematographic genre. Such cinematographic poetry can express itself in a dominant way
as a visual concept which involves the whole narrative or, in punctual ways, as poetic instants
that mark the viewer's memory. Based on a corpus composed of 30 fiction films released
between 2010 and 2020, we have used as a method the analysis of scenes, process criticism
and film analysis. We also have used interviews with cinematographers guided by the
suggestion of the Theory of Filmmakers approach in its most current form, which
contemplates every creative professional involved in the making of a film. We have divided
the text into six parts: an introduction, contextualizing the research objective, the structure
of the thesis and the main theoretical framework used; chapter 1 – Origins of The Cinema
of Sertão, where we have made a historical survey of the approaches of this setting, the
Sertão, in cinematography since the 1950s; chapter 2 – Poetry and the consolidation of the
genre, identifying important poetic elements in this set of films and entering concepts such
as Sertão-sea by Ismail Xavier; intertextuality, by Robert Stam, Gérard Genette, Tiphaine
Samoyault, and Mikhail Bakhtin; and free indirect discourse by Pier Paolo Pasolini. In
chapter 3 – Poetic images in the contemporary Cinema of Sertão, we have elected seven
categories of analysis typical of cinematography in order to observe the most recent films:
lighting; movement; color; framing - which brings the sub-item of contiguity; point of view;
effects and intertextuality, placing side by side films that make use of these resources and
contextualizing them within the history of the Cinema of Sertão, besides relating them to
theoretical perspectives regarding poetry, imagination and cinematographic language. In
chapter 4 – Performances of the Landscape, with Anne Cauquelin and Gaston Bachelard,
we also have reported the performance of the Sertão setting as a poetic articulator even in
the most literal films. In conclusion, we have finally emphasized the Cinema of Sertão
confirmation as an emancipated genre and the cinematography as a fundamental element in
its consolidation, besides making a synthesis of the perspectives and reflections addressed
throughout the text. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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