Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Machado, Liliane Campos | - |
dc.contributor.author | Arruda, Nicole Catarine Costa de | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-05T23:15:13Z | - |
dc.date.available | 2023-09-05T23:15:13Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-05 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-16 | - |
dc.identifier.citation | ARRUDA, Nicole Catarine Costa de. Processos formativos: uma reflexão sobre as ações de recepção aos calouros de graduação na Universidade de Brasília. 2022. 109 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46438 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa é uma contribuição para a reflexão acerca dos processos formativos
abrangidos pelas ações de recepção aos discentes de graduação, no que tange à
atuação dos setores administrativos envolvidos neste processo. Nesse sentido, o
interesse para o tema da pesquisa surgiu do contexto de trabalho em que estou
inserida como pedagoga na Universidade de Brasília - UnB. Diante da dimensão do
tema abordado, delimitou-se esta pesquisa de mestrado com a pretensão de
compreender se existem contribuições formativas, por parte dos setores, nas ações
de recepção aos calouros de graduação. Além disso, a pesquisa teve por objetivo
identificar como os setores envolvidos percebem os processos formativos oriundos
destas ações. Ainda, mapeou-se as ações de recepção aos calouros ao longo dos
anos e sugeriu-se, como produto técnico, uma Resolução com proposta de inclusão
das ações de recepção às políticas da Universidade. Para tanto, no contexto dos
valores sociais contemporâneos do pensamento Crítico, os temas abordados no
trabalho recorreram a Dominicé (2012), Gusmão (2016), Libâneo (2010), Lorieri
(2016), Luckesi (1991, 2006, 2010 e 2011), Machado, ANM. (2006), Machado, LC
(2016, 2019 e 2020), Nóvoa (2011), Paulo Freire (1996 e 2013), Saviani (2009), Silva
(2005) e Veiga (2010). Já a proposta metodológica, desenvolveu-se no primeiro
momento de modo qualitativo exploratório, com a revisão da literatura da área e com
a pesquisa documental. No segundo momento, realizaram-se entrevistas semi
estruturadas que contribuíram para a pesquisa qualitativa e análise de conteúdo.
Dos resultados, destacam-se dois principais aspectos. Primeiro: a existência de
processos formativos originários das intenções dos setores em habilitar os discentes
para seguirem suas trajetórias acadêmicas com autonomia. Segundo: a forma como
os setores compreendem a contribuição desses processos formativos para o
discente. Como produto técnico, sugeriu-se uma Resolução com proposta de
inclusão das ações de recepção às políticas da Universidade. Assim, este estudo foi
desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Educação Modalidade Profissional
na Linha de Pesquisa “Desenvolvimento Profissional e Educação” sob orientação da
Professora Doutora Liliane Campos Machado, à frente do Grupo de Pesquisa
Formação, Currículo, Tecnologias e Inovação- GEPFOCTI. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Processos formativos : uma reflexão sobre as ações de recepção aos calouros de graduação na Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação acadêmica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Calouros - recepção | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research is a contribution to the reflection on the formative processes covered
by the reception actions for undergraduate students, with regard to the performance
of the administrative sectors involved in this process. In this sense, the interest for
the research theme arose from the work context in which I am inserted as a
pedagogue at the University of Brasília - UnB. Given the dimension of the topic
addressed, this master's research was delimited with the intention of understanding
whether there are formative contributions, on the part of the sectors, in the reception
actions for undergraduate newcoming student. In addition, the research aimed to
identify how the sectors involved perceive the formative processes arising from these
actions. Also, the reception actions for newcoming student over the years were
mapped and a Resolution was suggested, as a technical product, with a proposal to
include reception actions in the University's policies. Therefore, in the context of
contemporary social values of Critical thinking, the themes addressed in the work
resorted to Dominicé (2012), Gusmão (2016), Libâneo (2010), Lorieri (2016), Luckesi
(1991, 2006, 2010 and 2011) , Machado, ANM. (2006), Machado, LC (2016, 2019
and 2020), Nóvoa (2011), Paulo Freire (1996 and 2013), Saviani (2009), Silva (2005)
and Veiga (2010). As for the methodological proposal, it was developed at first in a
qualitative exploratory way, with a review of the literature in the area and with
documental research. In the second moment, semi-structured interviews were carried
out that contributed to the qualitative research and content analysis. From the results,
two main aspects can be highlighted. First: the existence of training processes
originating from the sectors' intentions to enable students to follow their academic
paths with autonomy. Second: the way in which the sectors understand the
contribution of these formative processes to the student. As a technical product, a
Resolution was suggested with a proposal to include reception actions in the
University's policies. Thus, this study was developed in the Graduate Program in
Education Professional Modality in the Research Line "Professional Development
and Education" under the guidance of Professor Liliane Campos Machado, ahead of
the Research Group Formation, Curriculum, Technologies and Innovation -
GEPFOCTI. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|