Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/46438
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_NicoleCatarineCostadeArruda.pdf2,58 MBAdobe PDFView/Open
Title: Processos formativos : uma reflexão sobre as ações de recepção aos calouros de graduação na Universidade de Brasília
Authors: Arruda, Nicole Catarine Costa de
Orientador(es):: Machado, Liliane Campos
Assunto:: Educação
Formação acadêmica
Calouros - recepção
Issue Date: 5-Sep-2023
Citation: ARRUDA, Nicole Catarine Costa de. Processos formativos: uma reflexão sobre as ações de recepção aos calouros de graduação na Universidade de Brasília. 2022. 109 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Abstract: Esta pesquisa é uma contribuição para a reflexão acerca dos processos formativos abrangidos pelas ações de recepção aos discentes de graduação, no que tange à atuação dos setores administrativos envolvidos neste processo. Nesse sentido, o interesse para o tema da pesquisa surgiu do contexto de trabalho em que estou inserida como pedagoga na Universidade de Brasília - UnB. Diante da dimensão do tema abordado, delimitou-se esta pesquisa de mestrado com a pretensão de compreender se existem contribuições formativas, por parte dos setores, nas ações de recepção aos calouros de graduação. Além disso, a pesquisa teve por objetivo identificar como os setores envolvidos percebem os processos formativos oriundos destas ações. Ainda, mapeou-se as ações de recepção aos calouros ao longo dos anos e sugeriu-se, como produto técnico, uma Resolução com proposta de inclusão das ações de recepção às políticas da Universidade. Para tanto, no contexto dos valores sociais contemporâneos do pensamento Crítico, os temas abordados no trabalho recorreram a Dominicé (2012), Gusmão (2016), Libâneo (2010), Lorieri (2016), Luckesi (1991, 2006, 2010 e 2011), Machado, ANM. (2006), Machado, LC (2016, 2019 e 2020), Nóvoa (2011), Paulo Freire (1996 e 2013), Saviani (2009), Silva (2005) e Veiga (2010). Já a proposta metodológica, desenvolveu-se no primeiro momento de modo qualitativo exploratório, com a revisão da literatura da área e com a pesquisa documental. No segundo momento, realizaram-se entrevistas semi estruturadas que contribuíram para a pesquisa qualitativa e análise de conteúdo. Dos resultados, destacam-se dois principais aspectos. Primeiro: a existência de processos formativos originários das intenções dos setores em habilitar os discentes para seguirem suas trajetórias acadêmicas com autonomia. Segundo: a forma como os setores compreendem a contribuição desses processos formativos para o discente. Como produto técnico, sugeriu-se uma Resolução com proposta de inclusão das ações de recepção às políticas da Universidade. Assim, este estudo foi desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Educação Modalidade Profissional na Linha de Pesquisa “Desenvolvimento Profissional e Educação” sob orientação da Professora Doutora Liliane Campos Machado, à frente do Grupo de Pesquisa Formação, Currículo, Tecnologias e Inovação- GEPFOCTI.
Abstract: This research is a contribution to the reflection on the formative processes covered by the reception actions for undergraduate students, with regard to the performance of the administrative sectors involved in this process. In this sense, the interest for the research theme arose from the work context in which I am inserted as a pedagogue at the University of Brasília - UnB. Given the dimension of the topic addressed, this master's research was delimited with the intention of understanding whether there are formative contributions, on the part of the sectors, in the reception actions for undergraduate newcoming student. In addition, the research aimed to identify how the sectors involved perceive the formative processes arising from these actions. Also, the reception actions for newcoming student over the years were mapped and a Resolution was suggested, as a technical product, with a proposal to include reception actions in the University's policies. Therefore, in the context of contemporary social values of Critical thinking, the themes addressed in the work resorted to Dominicé (2012), Gusmão (2016), Libâneo (2010), Lorieri (2016), Luckesi (1991, 2006, 2010 and 2011) , Machado, ANM. (2006), Machado, LC (2016, 2019 and 2020), Nóvoa (2011), Paulo Freire (1996 and 2013), Saviani (2009), Silva (2005) and Veiga (2010). As for the methodological proposal, it was developed at first in a qualitative exploratory way, with a review of the literature in the area and with documental research. In the second moment, semi-structured interviews were carried out that contributed to the qualitative research and content analysis. From the results, two main aspects can be highlighted. First: the existence of training processes originating from the sectors' intentions to enable students to follow their academic paths with autonomy. Second: the way in which the sectors understand the contribution of these formative processes to the student. As a technical product, a Resolution was suggested with a proposal to include reception actions in the University's policies. Thus, this study was developed in the Graduate Program in Education Professional Modality in the Research Line "Professional Development and Education" under the guidance of Professor Liliane Campos Machado, ahead of the Research Group Formation, Curriculum, Technologies and Innovation - GEPFOCTI.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/46438/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.