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Título: Influência do teor de umidade no módulo de resiliência de solos da BR-319/AM e BR-156/AP para aplicabilidade em pavimentação
Autor(es): Levay, Vinícius Silveira
E-mail do autor: levay.vinicius@gmail.com
Orientador(es): Casagrande, Michéle dal Toé
Assunto: Resiliência
Umidade
Solos tropicais
Pavimentos
Fatores ambientais
Data de publicação: 29-Ago-2023
Referência: LEVAY, Vinícius Silveira. Influência do teor de umidade no módulo de resiliência de solos da BR-319/AM e BR-156/AP para aplicabilidade em pavimentação. 2023. xiv, 112 f., il. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Durante a vida útil do pavimento ocorrem variações de umidade devido a fatores ambientais, influenciando na capacidade de suporte e no módulo de resiliência dos materiais. O objetivo principal desta pesquisa é avaliar a influência da umidade no módulo de resiliência, adotando as variações de umidade de compactação de +2% e -2% em relação à umidade ótima. A pesquisa contempla 19 solos localizados na BR-319/AM e BR-156/AP, para diferentes aplicações. Foram realizados os ensaios de granulometria por sedimentação, limites de Atterberg, densidade real dos grãos, compactação miniatura e perda de massa por imersão (sendo os dois últimos utilizados para a classificação MCT), bem como ensaio de módulo de resiliência. Para os solos de empréstimo concentrado, estabilizados com cal, além destes, foram realizados também o ensaio de estimativa do teor de cal, pelo método do pH e o ensaio de expansibilidade. Os resultados obtidos para os solos da BR-319/AM mostraram que são solos finos, classificados como NG’, com uma alta perda de massa por imersão e redução média de 55,8% do módulo de resiliência, com o acréscimo de 2% de umidade. A estabilização química do solo com cal se mostrou promissória, diminuindo a expansibilidade e o efeito negativo da água no solo. Os solos da BR-156/AP apresentaram comportamento laterítico, onde o aumento de 2% da umidade reduziu o comportamento resiliente do material em torno de 30%. Dentre os três modelos avaliados, o modelo composto utilizado no Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa) foi o mais adequado, independente do teor de umidade. As variações de umidade demonstraram reduzir consideravelmente o módulo de resiliência de todos os solos estudados. O presente trabalho contribui para o entendimento de solos da região norte do país e reforça o aprofundamento do entendimento da variação da umidade no desempenho mecânico dos pavimentos.
Abstract: During the useful life of the pavement, variations in moisture occur due to environmental factors, influencing the support capacity and the resilience modulus of the materials. The main objective of this research is to evaluate the influence of moisture on the resilience modulus, adopting the compaction moisture variations of +2% and -2% in relation to the optimum humidity. The research includes 19 soils located on BR-319/AM and BR156/AP, for different applications. The granulometry tests by sedimentation, Atterberg limits, real grain density, miniature compaction, and mass loss by immersion (the latter two being used for the MCT classification) were carried out, as well as the resilience modulus test. For the concentrated loan soils, stabilized with lime, in addition to these, the lime content estimation test was also carried out by the pH method and the expandability test. The results obtained for the BR-319/AM soils showed that they are fine soils, classified as NG', with a high mass loss by immersion and an average reduction of 55.8% in the resilience modulus, with the addition of 2% of moisture. The chemical stabilization of the soil with lime proved to be promising, reducing the expansibility and the negative effect of water on the soil. The BR-156/AP soils showed a lateritic behavior, where a 2% increase in moisture reduced the material's resilient behavior by around 30%. Among the three evaluated models, the composite model used in the National Dimensioning Method (MeDiNa) was the most adequate, regardless of moisture content. moisture variations have shown to considerably reduce the resilience modulus of all studied soils. The present work contributes to the understanding of soils in the northern region of the country and reinforces the deepening of the understanding of the variation of moisture in the mechanical performance of pavements.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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