Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/46404
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Título: Análise numérica para avaliação de desempenho de Modelo de Bielas e Tirantes via análise linear e não-linear
Autor(es): Rodrigues, Philipe Queiroz
Pantoja, João da Costa
Afiliação do autor: University of Brasilia, Dept. of Technology - FAU
University of Brasilia, Dept. of Technology - FAU
Assunto: Método de bielas e tirantes
Análise não-linear
Concreto armado
Data de publicação: 2021
Editora: Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC)
Referência: RODRIGUES, Philipe Queiroz; PANTOJA, João da Costa. Análise numérica para avaliação de desempenho de Modelo de Bielas e Tirantes via análise linear e não-linear. In: IBERO-LATIN-AMERICAN CONGRESS ON COMPUTATIONAL METHODS IN ENGINEERING, 42., 2021, Rio de Janeiro. Proceedings [...]. Belo Horizonte: Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC), 2021. Disponível em: https://cilamce.com.br/anais/arearestrita/apresentacoes/240/9562.pdf. Acesso em: 28 ago. 2023.
Resumo: O dimensionamento de elementos lineares de concreto frequentemente ocorre admitindo as hipóteses de bernouli das seções planas facilitando o cálculo. Entretanto, existem regiões de descontinuidade geométrica ou estática onde tais hipóteses não podem ser aplicadas visto que surgem deformações não-planares. Cita-se como exemplo vigas-parede, consolos, dentes geber, vigas com abertura na alma e blocos de coroamento sobre estacas. Dentre os recursos disponíveis para dimensionamento destaca-se o método de bielas e tirantes, método dos elementos finitos e método corda-painel. A fim de reduzir o tempo de cálculo, algumas ferramentas computacionais tem sido desenvolvidas empregando o modelo de bielas e tirantes. O CAST (Computer aided- strut-and-tie) auxilia no cálculo e verificação de regiões de descontinuidades do modelo de bielas e tirantes de acordo com códigos normativos definidos pelo usuário. Dispõe de recursos para análise linear, para estudo do comportamento de modelos de bielas e tirantes estaticamente indeterminados e análise não-linear baseado na relação de tensão-deformação definida pelo usuário. Este trabalho se propõe a aplicar o programa no estudo de uma viga-parede pelo MBT comparando seu desempenho via analise linear e não-linear. Desenvolveu-se uma avaliação da região nodal simplificada e refinada como parte da análise numérica. São analisados os resultados através da analises linear e não-linear expondo a convergência de dados e o tratamento da região de descontinuidade pelo CAST.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Versão da editora: https://cilamce.com.br/anais/arearestrita/apresentacoes/240/9562.pdf
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.