Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Coelho, Cristina Massot Madeira | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Claudemir | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-24T21:01:42Z | - |
dc.date.available | 2023-08-24T21:01:42Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-24 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-27 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Claudemir. Pessoas surdas e acesso à educação superior: dilemas, desafios e possibilidades. 2023. 148 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46387 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Como pessoas surdas compreendem o acesso ao ensino superior? Esta pergunta norteou a
pesquisa realizada na cidade de Barreiras-Bahia, com duas pessoas surdas. O objetivo geral foi
compreender as concepções que pessoas surdas têm sobre o acesso ao ensino superior. Para
alcançar esse objetivo, especificamos: 1) identificar o modo como pessoas surdas entendem a
mudança do nível de educação básica para o superior; 2) explicar as compreensões das pessoas
surdas sobre o processo seletivo enfrentando para o ingresso no ensino superior e; 3) especificar
as motivações de pessoas surdas no enfrentamento das condições de acesso ao ensino superior.
O referencial teórico utilizou as contribuições da teoria histórico-cultural de Vygotski (1997) e
os estudos de Skliar (2012) sobre cultura surda e diferença. Esta é uma pesquisa de Abordagem
Qualitativa, que segundo Bortoni-Ricardo (2008) se assenta sob o paradigma interpretativista.
O instrumento para a geração das informações foi uma entrevista semiestruturada em Libras.
As respostas foram transcritas e/ou traduzidas para a Língua Portuguesa, num procedimento
minucioso, que valorizou as expressões sinalizadas e não-manuais, relevantes para a
interpretação. Dentre os resultados destacam-se que: (i) o pouco conhecimento e a incerteza
sobre a distinção entre a Educação Básica e o ensino superior; (ii) a obrigatoriedade dos
processos seletivos, a dificuldade das provas, principalmente o temor pela redação e a falta de
intérpretes de Libras; (iii) a compreensão de que a aprovação no processo seletivo possibilita
cursar uma graduação, adquirir conhecimento e exercer uma profissão no mercado de trabalho. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Pessoas surdas e acesso à educação superior : dilemas, desafios e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência auditiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior - processo seletivo | pt_BR |
dc.description.abstract1 | How do deaf people understand access to higher education? This question guided the research
carried out in the city of Barreiras-Bahia, with two deaf people. The general aim was to
understand the conceptions that deaf people have about access to higher education. To achieve
this objective, we specify: 1) identify how deaf people understand the change from basic to
higher education; 2) explain the understandings of deaf people about the selective process they
face to enter higher education and; 3) specify the motivations of deaf people in facing the
conditions of access to higher education. The theoretical framework used the contributions of
Vygotski's cultural-historical theory (1997) and Skliar's studies (2012) on deaf culture and
differences, this is a Qualitative Approach to research, which according to Bortoni-Ricardo
(2008) is based on the interpretivist paradigm. The instrument for generating information was
a semi-structured interview in Libras. The answers were transcribed and/or translated into
Portuguese, in a meticulous procedure, which valued signed and non-manual expressions,
relevant to the interpretation. Among the results, the following stand out: (i) little knowledge
and uncertainty about the distinction between Basic Education and higher education; (ii) the
mandatory selective processes, the difficulty of the tests, mainly the fear of writing and the lack
of Libras interpreters; (iii) the understanding that passing the selective process makes it possible
to attend a degree, acquire knowledge and exercise a profession in the job market. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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