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2023_ClaudemirTeixeira.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoelho, Cristina Massot Madeira-
dc.contributor.authorTeixeira, Claudemir-
dc.date.accessioned2023-08-24T21:01:42Z-
dc.date.available2023-08-24T21:01:42Z-
dc.date.issued2023-08-24-
dc.date.submitted2023-02-27-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Claudemir. Pessoas surdas e acesso à educação superior: dilemas, desafios e possibilidades. 2023. 148 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46387-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractComo pessoas surdas compreendem o acesso ao ensino superior? Esta pergunta norteou a pesquisa realizada na cidade de Barreiras-Bahia, com duas pessoas surdas. O objetivo geral foi compreender as concepções que pessoas surdas têm sobre o acesso ao ensino superior. Para alcançar esse objetivo, especificamos: 1) identificar o modo como pessoas surdas entendem a mudança do nível de educação básica para o superior; 2) explicar as compreensões das pessoas surdas sobre o processo seletivo enfrentando para o ingresso no ensino superior e; 3) especificar as motivações de pessoas surdas no enfrentamento das condições de acesso ao ensino superior. O referencial teórico utilizou as contribuições da teoria histórico-cultural de Vygotski (1997) e os estudos de Skliar (2012) sobre cultura surda e diferença. Esta é uma pesquisa de Abordagem Qualitativa, que segundo Bortoni-Ricardo (2008) se assenta sob o paradigma interpretativista. O instrumento para a geração das informações foi uma entrevista semiestruturada em Libras. As respostas foram transcritas e/ou traduzidas para a Língua Portuguesa, num procedimento minucioso, que valorizou as expressões sinalizadas e não-manuais, relevantes para a interpretação. Dentre os resultados destacam-se que: (i) o pouco conhecimento e a incerteza sobre a distinção entre a Educação Básica e o ensino superior; (ii) a obrigatoriedade dos processos seletivos, a dificuldade das provas, principalmente o temor pela redação e a falta de intérpretes de Libras; (iii) a compreensão de que a aprovação no processo seletivo possibilita cursar uma graduação, adquirir conhecimento e exercer uma profissão no mercado de trabalho.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePessoas surdas e acesso à educação superior : dilemas, desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiência auditivapt_BR
dc.subject.keywordSurdos - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordEnsino superior - processo seletivopt_BR
dc.description.abstract1How do deaf people understand access to higher education? This question guided the research carried out in the city of Barreiras-Bahia, with two deaf people. The general aim was to understand the conceptions that deaf people have about access to higher education. To achieve this objective, we specify: 1) identify how deaf people understand the change from basic to higher education; 2) explain the understandings of deaf people about the selective process they face to enter higher education and; 3) specify the motivations of deaf people in facing the conditions of access to higher education. The theoretical framework used the contributions of Vygotski's cultural-historical theory (1997) and Skliar's studies (2012) on deaf culture and differences, this is a Qualitative Approach to research, which according to Bortoni-Ricardo (2008) is based on the interpretivist paradigm. The instrument for generating information was a semi-structured interview in Libras. The answers were transcribed and/or translated into Portuguese, in a meticulous procedure, which valued signed and non-manual expressions, relevant to the interpretation. Among the results, the following stand out: (i) little knowledge and uncertainty about the distinction between Basic Education and higher education; (ii) the mandatory selective processes, the difficulty of the tests, mainly the fear of writing and the lack of Libras interpreters; (iii) the understanding that passing the selective process makes it possible to attend a degree, acquire knowledge and exercise a profession in the job market.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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