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ARTIGO_ProducaoAcademicaCondicoes.pdf609,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorGomes, Pedrina Viana-
dc.contributor.authorCruz, Shirleide Pereira Silva da-
dc.date.accessioned2023-08-24T17:36:02Z-
dc.date.available2023-08-24T17:36:02Z-
dc.date.issued2022-12-29-
dc.identifier.citationGOMES, Pedrina Viana; CRUZ, Shirleide Pereira Silva da. Produção acadêmica sobre as condições de trabalho docente na América Latina (2000-2020). Revista brasileira de estudos pedagógicos, Brasília, v. 103, n. 265, p. 675-696, set./dez. 2022. DOI https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i265.5176. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5176/4196. Acesso em: 24 ago. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46382-
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma análise da produção acadêmica sobre as condições de trabalho docente e as políticas de carreira na educação básica dos países da América Latina, com foco em pesquisas comparadas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com procedimentos de investigação bibliográfica, documental e bibliométrica. Como fonte, foram escolhidas as bibliotecas digitais de teses e dissertações defendidas no Brasil entre os anos 2000 e 2020. A análise evidenciou que as reformas educacionais têm precarizado as condições de trabalho docente na forma de desigualdades contratuais e salariais nas escolas públicas. Ademais, a ausência de uma regulação nacional, que contemple todas as estruturas da carreira docente, tem suprimido direitos historicamente conquistados, em consonância com o movimento internacional pela reforma da docência.pt_BR
dc.description.sponsorshipUnB - Edital DPI/DPG n. 02/2022pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeirapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProdução acadêmica sobre as condições de trabalho docente na América Latina (2000-2020)pt_BR
dc.title.alternativeAcademic production on work conditions in Latin America (2000-2020)pt_BR
dc.title.alternativeProducción académica sobre las condiciones de trabajo docente en Latinoamérica (2000-2020)pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordProdução acadêmicapt_BR
dc.subject.keywordTrabalho - aspectos sociaispt_BR
dc.subject.keywordCondições de trabalhopt_BR
dc.rights.licenseEste é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos da licença Creative Commons do tipo BY-NC. FONTE: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5176/4196. Acesso em: 24 ago. 2023.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i265.5176pt_BR
dc.description.abstract1This article presents an analysis on the academic production on teaching work conditions and career policies of basic education in Latin America countries, focused on cross-cultural research. This is a descriptive research with bibliographic, documental, and bibliometric research procedures. Data sources include digital libraries of theses and dissertations defended in Brazil between the years 2000 and 2020. Analysis revealed that educational reforms have worsened teaching working conditions, which manifests as contractual and salary inequalities in public schools. Furthermore, the absence of a national regulation, that contemplates all teaching career structures, has suppressed historically achieved rights, in accord with the international movement for teaching reform.pt_BR
dc.description.abstract2Este artículo presenta un análisis de la producción académica sobre las condiciones de trabajo docente y las políticas de carrera profesional en la Educación Básica de países de Latinoamérica, con enfoque em pesquisas comparadas. Se trata de una investigación descriptiva, con procedimientos de investigación bibliográfica, documental y bibliométrica. Como fuente de datos, las bibliotecas digitales de teses y disertaciones defendidas en Brasil entre los años 2000 y 2020 fueron elegidas. El análisis hizo evidente que las reformas educativas han hecho las condiciones de trabajo docente más precarias, en la forma de desigualdades contractuales y salariales en escuelas públicas. Allá más, la ausencia de una regulación nacional que contemple todas las estructuras de la carrera docente hay suprimido derechos históricamente conquistados, en línea con el movimiento internacional por la reforma de la docencia.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8391-6492pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4639-8400pt_BR
dc.contributor.emailmailto:pedrina.viana@yahoo.com.brpt_BR
dc.contributor.emailmailto:shirleidesc@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)pt_BR
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