Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Gomes, Pedrina Viana | - |
dc.contributor.author | Cruz, Shirleide Pereira Silva da | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-24T17:36:02Z | - |
dc.date.available | 2023-08-24T17:36:02Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-29 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Pedrina Viana; CRUZ, Shirleide Pereira Silva da. Produção acadêmica sobre as condições de trabalho docente na América Latina (2000-2020). Revista brasileira de estudos pedagógicos, Brasília, v. 103, n. 265, p. 675-696, set./dez. 2022. DOI https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i265.5176. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5176/4196. Acesso em: 24 ago. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46382 | - |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma análise da produção acadêmica sobre as condições de trabalho docente e as políticas de carreira na educação básica dos países da América Latina, com foco em pesquisas comparadas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com procedimentos de investigação bibliográfica, documental e bibliométrica. Como fonte, foram escolhidas as bibliotecas digitais de teses e dissertações defendidas no Brasil entre os anos 2000 e 2020. A análise evidenciou que as reformas educacionais têm
precarizado as condições de trabalho docente na forma de desigualdades contratuais e salariais nas escolas públicas. Ademais, a ausência de uma regulação nacional, que contemple todas as estruturas da carreira docente, tem suprimido direitos historicamente conquistados, em consonância com o movimento internacional pela reforma da docência. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UnB - Edital DPI/DPG n. 02/2022 | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Produção acadêmica sobre as condições de trabalho docente na América Latina (2000-2020) | pt_BR |
dc.title.alternative | Academic production on work conditions in Latin America (2000-2020) | pt_BR |
dc.title.alternative | Producción académica sobre las condiciones de trabajo docente en Latinoamérica (2000-2020) | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produção acadêmica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho - aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Condições de trabalho | pt_BR |
dc.rights.license | Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos da licença Creative Commons do tipo BY-NC. FONTE: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5176/4196. Acesso em: 24 ago. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i265.5176 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article presents an analysis on the academic production on teaching work conditions and career policies of basic education in Latin America countries, focused on cross-cultural research. This is a descriptive research with bibliographic, documental, and bibliometric research procedures. Data sources include digital libraries of theses and dissertations defended in Brazil between the years 2000 and 2020. Analysis revealed that educational reforms have worsened teaching working conditions, which manifests as contractual and salary inequalities in public schools. Furthermore, the absence of a national regulation, that contemplates all
teaching career structures, has suppressed historically achieved rights, in accord with the international movement for teaching reform. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Este artículo presenta un análisis de la producción académica sobre las condiciones de trabajo docente y las políticas de carrera profesional en la Educación Básica de países de Latinoamérica, con enfoque em pesquisas comparadas. Se trata de una investigación descriptiva, con procedimientos de investigación bibliográfica, documental y bibliométrica. Como fuente de datos, las bibliotecas digitales de teses y disertaciones defendidas en Brasil entre los años 2000 y 2020 fueron elegidas. El análisis hizo evidente que las reformas educativas han hecho las condiciones de trabajo docente más precarias, en la forma de desigualdades contractuales y salariales en escuelas públicas. Allá más, la ausencia de una regulación nacional que contemple todas las estructuras de la carrera docente hay suprimido derechos históricamente conquistados, en línea con el movimiento internacional por la reforma de la docencia. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-8391-6492 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-4639-8400 | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:pedrina.viana@yahoo.com.br | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:shirleidesc@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|