Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/46348
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAPITULO_ConexõesTerritoriaisLutas.pdf15,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Conexões territoriais, lutas sociais e redes de solidariedade
Autor(es): Souza, Perci Coelho de
Teixeira, Letícia Miguel
Oliveira, Cinthia Mariane Nolaço de
Avelar, Clarissa Sapori
Couto, Gabriel Ribeiro
Souza, Geraldo Fábio Alves de
Santana, Juliana Leal
Pita, Kamila dos Santos
Cirino, Sarah Lima
Assunto: Agroecologia
Economia solidária
Saúde
Data de publicação: 2022
Editora: Editora Universidade de Brasília
Referência: SOUZA, Perci Coelho de et al. Conexões territoriais, lutas sociais e redes de solidariedade. In: ANDRADE, Liza Maria Souza de et. al. (org.). Residência em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): habitat, agroecologia, economia solidária e saúde ecossistêmica: integrando pós-graduação e extensão. Brasília: FAU, 2022. p. 150-207. DOI: https://doi.org/10.29327/577140. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/264. Acesso em: 17 ago. 2023.
Resumo: O presente capítulo é o resultado das discussões da disciplina de Fundamentos em Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS, que promoveu a integração de saberes sobre o habitat, agroecologia, economia solidária, saúde ecossistêmica e lutas sociais urbanas e rurais. O entendimento do conceito de tecnociência solidária, que está em interlocução coma expressão de tecnologia social, se relaciona a um saber que, empiricamente, busca, de forma simples e acessível, solucionar um problema de impacto social amplo por meio de produtos, métodos e processos de baixo custo e fácil aplicabilidade, podendo ser replicado em comunidade. O grupo que compôs o curso foi formado por alunos regulares de programas de pós-graduação da UnB, alunos especiais e pessoas de fora da academia com destaque por suas atuações em suas comunidades. A turma foi dividida em seis grupos temáticos, e o presente trabalho foi desenvolvido pelo Eixo / Grupo 3–Conexões Territoriais, Lutas Sociais e Redes de Solidariedade – com o método de investigação e compreensão das teorias de tecnologia social, platô informacional, redes sociotécnicas e os sujeitos sociotécnicos.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Licença: (CC BY NC) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/264. Acesso em: 17 ago. 2023.
Aparece nas coleções:Livros e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.