Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Coelho, Maria Filomena Pinto da Costa | - |
dc.contributor.author | Pessoa, Felipe Ferreira de Paula | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-14T20:35:46Z | - |
dc.date.available | 2023-08-14T20:35:46Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-14 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-05 | - |
dc.identifier.citation | PESSOA, Felipe Ferreira de Paula. Trovar e reinar: o papel político das cantigas galego-portuguesas (Portugal, séc. XIII e XIV). 2022. 211 f., il. Tese (Doutorado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46303 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | D. Dinis (1261 – 1325) foi o sexto rei de Portugal. A historiografia, de forma geral,
apresenta seu reinado como exemplo de eficácia política, na medida em que, nessa época, terse-iam implementado medidas para “centralizar” o poder. Contudo, D. Dinis foi também
trovador, legando à posteridade os mais famosos cancioneiros da lírica galego-portuguesa. Este
papel foi pouco explorado sob o viés político, tendo sido, muitas vezes, considerado apenas
como aspecto que agregava a um monarca – já competente – outras qualidades, como as de ser
culto e sábio. Relativamente a tais capacidades, esta tese se propõe a analisá-las em uma
perspectiva política, chegando mesmo a avaliar a hipótese de que o rei tenha governado também
por meio das cantigas e de que o ato de trovar faria parte, naquele contexto, do processo de
instituição da monarquia. As fontes documentais que permitem desenvolver a tese são as três
grandes coletas manuscritas que guardam a totalidade das cantigas: O Cancioneiro da Ajuda,
da Biblioteca Nacional de Portugal e da Vaticana. Também se fez necessário analisar os dois
pergaminhos que contêm as melodias profanas galego-portuguesas: os pergaminhos Vindel e
Sharrer. O primeiro traz sete cantigas de amigo de Martim Codax, e, o segundo, sete cantigas
de amor do rei D. Dinis. Além destes, estudaram-se as dezesseis iluminuras do Cancioneiro da
Ajuda, representando trovadores e jograis em situação de performance. Em termos teóricos,
entendemos a performance como uma realização discursiva, um “ato de fala”, pelo qual a
monarquia e a aristocracia atuam politicamente. A poesia lírica articula uma gramática jurídica
e social, fundamentada nos valores dos vínculos de serviço e benefício que modelam a
sociedade portuguesa daquele período. Tal perspectiva teórica permitiu interpretar a
documentação de maneira distinta daquela que costuma privilegiar “evidências” que ressaltam
atos e medidas régias que apontariam para características de tipo centralistas e monopolistas do
poder. Procurou-se mostrar que, a partir de pressupostos teóricos e metodologias menos
anacrônicos é possível construir um objeto de estudo mais complexo e contrastado. O modelo
corporativo, nesse sentido, mostrou-se mais operativo que o dito “centralista”, permitindo, por
exemplo, reconhecer que D. Dinis também “dizia justiça” por meio das cantigas. Sob este
entendimento, as cantigas são expressão de uma política pluralista, do ponto de vista jurídico.
As cantigas, em performance, atuam neste cenário político e o rei, ao trovar, também reina. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Trovar e reinar : o papel político das cantigas galego-portuguesas (Portugal, séc. XIII e XIV) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política medieval | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cantigas galego-portuguesas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Portugal - história | pt_BR |
dc.description.abstract1 | D. Dinis (1261 - 1325) was the sixth king of Portugal. Historiography, in general,
presents his reign as an example of political efficiency, to the extent that, at that time, measures
were implemented to "centralize" power. However, D. Dinis was also a troubadour,
bequeathing to posterity the most famous Galician-Portuguese lyric songs. This role was little
explored from a political point of view and was often considered only as an aspect that added
to an already competent monarch other qualities, such as being cultured and wise. In relation to
these capacities, this thesis proposes to analyze them in a political perspective, even evaluating
the hypothesis that the king has governed also through songs and that the act of chant would be
part, in that context, of the process of establishment of the monarchy. The documentary sources
that allow us to develop this thesis are the three manuscript collections that contain all the songs:
the Cancioneiro da Ajuda, the National Library of Portugal, and the Vatican. It was also
necessary to analyze the two scrolls that contain the Galician-Portuguese profane melodies: the
Vindel and Sharrer scrolls. The first one brings seven cantigas de amigo of Martim Codax, and
the second one, seven cantigas de amor of King Dinis. Besides these, we studied the sixteen
illuminations from the Cancioneiro da Ajuda, representing minstrels and players in a
performance situation. In theoretical terms, we understand performance as a discursive
realization, a "speech act", by which the monarchy and the aristocracy act politically. Lyric
poetry articulates a legal and social grammar, grounded in the values of the bonds of service
and benefit that shaped Portuguese society of that period. This theoretical perspective allowed
us to interpret the documentation in a different way from that which usually privileges
"evidence" that highlights royal acts and measures that point to centralist and monopolistic
characteristics of power. We tried to show that, based on less anachronistic theoretical
assumptions and methodologies, it is possible to build a more complex and contrasted object of
study. The corporative model, in this sense, proved to be more operative than the so-called
"centralist" one, allowing, for instance, to recognize that D. Dinis also "spoke justice" through
the songs. Under this understanding, the cantigas are an expression of a pluralist politics, from
the juridical point of view. The songs, in performance, act in this political scenario, and the
king, by minstrelsy, also reigns. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de História (ICH HIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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