Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cruz, Shirleide Pereira da Silva | - |
dc.contributor.author | Emerick, Tatiane Cristina Maurício | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-11T18:02:09Z | - |
dc.date.available | 2023-08-11T18:02:09Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-11 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-01 | - |
dc.identifier.citation | EMERICK, Tatiane Cristina Maurício. O ciclo de vida profissional dos docentes que atuam na educação especial: anos iniciais do Ensino Fundamental: da rede pública de ensino do Distrito Federal. 2022. 318 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46282 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo teve seu vínculo à linha de pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação
do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de
Brasília e ao Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Formação e Atuação de
Professores/Pedagogos. Historicamente, o trabalho docente na Educação Especial se constitui
em um campo de disputas no modo de produção capitalista, que legitima as desigualdades
sociais e precariza/intensifica as condições de trabalho. As políticas educacionais brasileiras
ratificam tais propostas, em especial, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva
da Educação Inclusiva. A partir destas contradições, questionou-se: quais os elementos
constitutivos do ciclo de vida profissional dos docentes que atuam na Educação Especial – Anos
Iniciais do Ensino Fundamental na rede pública de ensino do Distrito Federal? Assim,
objetivou-se compreender os elementos constitutivos do ciclo de vida profissional dos docentes
que atuam no modal educacional em questão, na rede pública de ensino do Distrito Federal.
Ancoradas nos pressupostos teóricos-metodológicos do Materialismo Histórico e Dialético, as
linhas que se seguem permitiram o desvincular da realidade imediata/fetichizada e, via
múltiplas determinações, apreender a realidade concreta do ser professor em diferentes
momentos da vida profissional. Acrescentaram-se as contribuições da teoria sócio-históricocultural, que participa de princípios no desenvolvimento humano, sob as lentes de um sujeito
histórico e social. E ainda, buscou-se a possibilidade de transformação da aparência pelos
seguintes instrumentos metodológicos: Estado do Conhecimento do objeto em estudo, análise
documental, levantamento dos dados pessoais e profissionais dos docentes e entrevistas
semiestruturadas com sete docentes. Os diálogos foram, então, analisados, interpretados e
sistematizados pelos núcleos de significação, resultando em elementos marcantes no percurso
profissional dos docentes na Educação Especial: as vivências que constituem o ser professor na
Educação Especial; os sentidos e significados vivenciados pelos professores ao longo da vida
profissional na Educação Especial; as vivências formativas dos docentes em diferentes
momentos da profissão; e, as contradições do ser professor na Educação Especial, que
envolvem a satisfação e o sofrimento e as múltiplas determinações do trabalho docente no ciclo
de vida profissional. Na totalidade da presente investigação, conclui-se que na trajetória dos
docentes na Educação Especial/Atendimento Educacional Especializado circundam os
seguintes movimentos que marcam o labor e se faz na relação entre a história de vida pessoal e
profissional, em um tempo que é contínuo: as vivências singulares ao longo da vida profissional
docente; a formação docente; e, as marcas na concretude do trabalho docente e no ser professor
da Educação Especial. De fato, a investigação no ciclo de vida profissional docente na Educação
Especial designa uma contribuição inovadora para a reflexão acerca da práxis dos docentes,
pois revela o movimento de constituição singular, denotando uma relação de vivências e marcos
não necessariamente lineares, mas que desenham formas de ser e estar na profissão. Por fim,
embora a construção do ser docente na Educação Especial transcorra via condicionalidades
impostas pelas formas contemporâneas do capital, ainda se têm alternativas para o confronto
junto à totalidade histórica e dialética, mediante os enfrentamentos, intencionando uma
educação contra hegemônica, emancipadora e humanizada. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O ciclo de vida profissional dos docentes que atuam na educação especial : anos iniciais do Ensino Fundamental : da rede pública de ensino do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciclo de vida - profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atendimento educacional especializado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho docente | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study was linked to the research line Teaching Profession, Curriculum and
Evaluation of the Graduate Program in Education of the Faculty of Education of the University
of Brasília and to the Study and Research Group on the Training and Performance of
Teachers/Pedagogues. It is known that teaching work in Special Education constitutes,
historically, a field of disputes in the capitalist mode of production, which legitimizes social
inequalities and precarious/intensifies working conditions. Educational policies ratify such
proposals, especially after the National Policy on Special Education from the Perspective of
Inclusive Education. Based on these contradictions, the following question is worth asking:
what are the constitutive elements of the professional life cycle of teachers who work in Special
Education – Early Years? of Elementary Education in the public education network of the
Federal District? Thus, the objective was to understand the constitutive elements of the
professional life cycle of teachers who work in Special Education - Initial Years of Elementary
School in the public education network of the Federal District. Anchored in the theoreticalmethodological presuppositions of Historical and Dialectical Materialism, the lines that follow
allowed us to detach ourselves from the immediate/fetishized reality and, through multiple
determinations, apprehend the concrete reality of being a teacher at different moments of
professional life. The contributions of the socio-historical-cultural theory were added, which
participates in principles in human development, under the lens of a historical and social
subject. And still, the possibility of transforming the appearance was sought through the
following methodological instruments: State of Knowledge of the object under study, document
analysis, survey of teachers' personal and professional data and semi-structured interviews with
seven teachers. The dialogues were then analyzed, interpreted and systematized by the meaning
nuclei, resulting in the striking elements in the teachers' professional career in Special
Education: the experiences that constitute being a teacher in Special Education; the senses and
meanings experienced by teachers throughout their professional life in Special Education; the
formative experiences of the teachers in different moments of the profession; and, the
contradictions of being a teacher in Special Education, that involve satisfaction and suffering
and the multiple determinations of teaching work in the professional life cycle. In the entirety
of the present investigation, it is concluded that in the trajectory of the teachers in Special
Education/Specialized Educational Assistance, the following movements surround the
following movements that mark the teaching work and are made in the relationship between
the history of personal and professional life, in a time that is continuous : the unique experiences
throughout the teaching professional life; teacher training; and, the marks in the concreteness
of the teaching work and in being a Special Education teacher. In fact, the investigation in the
teaching professional life cycle in Special Education designates an innovative contribution to
the reflection on the teachers' praxis, as it reveals the movement of singular constitution,
denoting a relationship of experiences and milestones that are not necessarily linear, but that
design ways of being and being in the profession. Finally, although the construction of being a
teacher in Special Education takes place via conditionalities imposed by contemporary forms
of capital, there are still alternatives for confronting the historical and dialectical totality,
through confrontations, intending an education against hegemonic, emancipatory and
humanized. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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