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2022_TatianeCristinaMauricioEmerick.pdf4,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorCruz, Shirleide Pereira da Silva-
dc.contributor.authorEmerick, Tatiane Cristina Maurício-
dc.date.accessioned2023-08-11T18:02:09Z-
dc.date.available2023-08-11T18:02:09Z-
dc.date.issued2023-08-11-
dc.date.submitted2022-12-01-
dc.identifier.citationEMERICK, Tatiane Cristina Maurício. O ciclo de vida profissional dos docentes que atuam na educação especial: anos iniciais do Ensino Fundamental: da rede pública de ensino do Distrito Federal. 2022. 318 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46282-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve seu vínculo à linha de pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e ao Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Formação e Atuação de Professores/Pedagogos. Historicamente, o trabalho docente na Educação Especial se constitui em um campo de disputas no modo de produção capitalista, que legitima as desigualdades sociais e precariza/intensifica as condições de trabalho. As políticas educacionais brasileiras ratificam tais propostas, em especial, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. A partir destas contradições, questionou-se: quais os elementos constitutivos do ciclo de vida profissional dos docentes que atuam na Educação Especial – Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede pública de ensino do Distrito Federal? Assim, objetivou-se compreender os elementos constitutivos do ciclo de vida profissional dos docentes que atuam no modal educacional em questão, na rede pública de ensino do Distrito Federal. Ancoradas nos pressupostos teóricos-metodológicos do Materialismo Histórico e Dialético, as linhas que se seguem permitiram o desvincular da realidade imediata/fetichizada e, via múltiplas determinações, apreender a realidade concreta do ser professor em diferentes momentos da vida profissional. Acrescentaram-se as contribuições da teoria sócio-históricocultural, que participa de princípios no desenvolvimento humano, sob as lentes de um sujeito histórico e social. E ainda, buscou-se a possibilidade de transformação da aparência pelos seguintes instrumentos metodológicos: Estado do Conhecimento do objeto em estudo, análise documental, levantamento dos dados pessoais e profissionais dos docentes e entrevistas semiestruturadas com sete docentes. Os diálogos foram, então, analisados, interpretados e sistematizados pelos núcleos de significação, resultando em elementos marcantes no percurso profissional dos docentes na Educação Especial: as vivências que constituem o ser professor na Educação Especial; os sentidos e significados vivenciados pelos professores ao longo da vida profissional na Educação Especial; as vivências formativas dos docentes em diferentes momentos da profissão; e, as contradições do ser professor na Educação Especial, que envolvem a satisfação e o sofrimento e as múltiplas determinações do trabalho docente no ciclo de vida profissional. Na totalidade da presente investigação, conclui-se que na trajetória dos docentes na Educação Especial/Atendimento Educacional Especializado circundam os seguintes movimentos que marcam o labor e se faz na relação entre a história de vida pessoal e profissional, em um tempo que é contínuo: as vivências singulares ao longo da vida profissional docente; a formação docente; e, as marcas na concretude do trabalho docente e no ser professor da Educação Especial. De fato, a investigação no ciclo de vida profissional docente na Educação Especial designa uma contribuição inovadora para a reflexão acerca da práxis dos docentes, pois revela o movimento de constituição singular, denotando uma relação de vivências e marcos não necessariamente lineares, mas que desenham formas de ser e estar na profissão. Por fim, embora a construção do ser docente na Educação Especial transcorra via condicionalidades impostas pelas formas contemporâneas do capital, ainda se têm alternativas para o confronto junto à totalidade histórica e dialética, mediante os enfrentamentos, intencionando uma educação contra hegemônica, emancipadora e humanizada.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO ciclo de vida profissional dos docentes que atuam na educação especial : anos iniciais do Ensino Fundamental : da rede pública de ensino do Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.subject.keywordCiclo de vida - profissionalpt_BR
dc.subject.keywordAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.subject.keywordTrabalho docentept_BR
dc.description.abstract1The present study was linked to the research line Teaching Profession, Curriculum and Evaluation of the Graduate Program in Education of the Faculty of Education of the University of Brasília and to the Study and Research Group on the Training and Performance of Teachers/Pedagogues. It is known that teaching work in Special Education constitutes, historically, a field of disputes in the capitalist mode of production, which legitimizes social inequalities and precarious/intensifies working conditions. Educational policies ratify such proposals, especially after the National Policy on Special Education from the Perspective of Inclusive Education. Based on these contradictions, the following question is worth asking: what are the constitutive elements of the professional life cycle of teachers who work in Special Education – Early Years? of Elementary Education in the public education network of the Federal District? Thus, the objective was to understand the constitutive elements of the professional life cycle of teachers who work in Special Education - Initial Years of Elementary School in the public education network of the Federal District. Anchored in the theoreticalmethodological presuppositions of Historical and Dialectical Materialism, the lines that follow allowed us to detach ourselves from the immediate/fetishized reality and, through multiple determinations, apprehend the concrete reality of being a teacher at different moments of professional life. The contributions of the socio-historical-cultural theory were added, which participates in principles in human development, under the lens of a historical and social subject. And still, the possibility of transforming the appearance was sought through the following methodological instruments: State of Knowledge of the object under study, document analysis, survey of teachers' personal and professional data and semi-structured interviews with seven teachers. The dialogues were then analyzed, interpreted and systematized by the meaning nuclei, resulting in the striking elements in the teachers' professional career in Special Education: the experiences that constitute being a teacher in Special Education; the senses and meanings experienced by teachers throughout their professional life in Special Education; the formative experiences of the teachers in different moments of the profession; and, the contradictions of being a teacher in Special Education, that involve satisfaction and suffering and the multiple determinations of teaching work in the professional life cycle. In the entirety of the present investigation, it is concluded that in the trajectory of the teachers in Special Education/Specialized Educational Assistance, the following movements surround the following movements that mark the teaching work and are made in the relationship between the history of personal and professional life, in a time that is continuous : the unique experiences throughout the teaching professional life; teacher training; and, the marks in the concreteness of the teaching work and in being a Special Education teacher. In fact, the investigation in the teaching professional life cycle in Special Education designates an innovative contribution to the reflection on the teachers' praxis, as it reveals the movement of singular constitution, denoting a relationship of experiences and milestones that are not necessarily linear, but that design ways of being and being in the profession. Finally, although the construction of being a teacher in Special Education takes place via conditionalities imposed by contemporary forms of capital, there are still alternatives for confronting the historical and dialectical totality, through confrontations, intending an education against hegemonic, emancipatory and humanized.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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