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Título: Estudo sobre o início do processo de implementação do novo Ensino Médio no Distrito Federal (2017-2022)
Outros títulos: Study on the beginning of the implementation process of the New High School in the Federal District (2017 - 2022) : full-time secondary school program
Autor(es): Machado, Ana Paula Silva
Orientador(es): Jesus, Girlene Ribeiro de
Assunto: Educação básica
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Novo Ensino Médio
Ensino médio
Data de publicação: 4-Ago-2023
Referência: MACHADO, Ana Paula Silva. Estudo sobre o início do processo de implementação do novo Ensino Médio no Distrito Federal (2017-2022). 2022. 76 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo principal analisar a implementação do Novo Ensino Médio nas escolas-piloto da rede pública do Distrito Federal, mais especificamente, pretendese analisar as experiências dos gestores e professores das escolas-piloto com a implementação do Novo Ensino Médio; analisar os marcos legais da reformulação do ensino médio; identificar como ocorreu o processo de definição do cronograma para implantação da reforma na etapa no Distrito Federal; levantar informações sobre o processo de comunicação entre escola e a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) para a implementação do cronograma nacional proposto. Para tanto, foram coletados dados sobre a experiência inicial das escolas-piloto. A partir de uma abordagem qualitativa, o instrumento de coleta de dados utilizado foi um roteiro semiestruturado de entrevistas, realizado a partir da análise documental anterior da legislação da política educacional. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram selecionadas três escolas-piloto, nas quais foram feitas dez entrevistas com gestores e professores. Este quantitativo corresponde a seis professores e quatro gestores entrevistados, dentre eles duas coordenadoras, um diretor e uma supervisora pedagógica. Além disso, foi entrevistado o coordenador-geral de ensino médio do MEC, que, anteriormente, também atuou como diretor da Diretoria de Ensino Médio (DIEM) da SEEDF (2015-2020). Para a apresentação dos resultados foram definidas três categorias de análise: levantamento sobre a definição das escolas-piloto e encaminhamentos para a implementação do Novo Ensino Médio no Distrito Federal; recepção e adaptação da comunidade escolar ao Novo Ensino Médio na escola; e o cotidiano das escolas com a mudança curricular do ensino médio. Por fim, os resultados encontrados contribuíram para a compreensão do processo de implementação do Novo Ensino Médio no Distrito Federal, notando as potencialidades e desafios enfrentados pelos profissionais das escolas-piloto para a efetivação da política em seu percurso inicial. Frente aos resultados encontrados, pode-se concluir que a proposta da política se mostrou impositiva e incompreensível, o que dificulta a efetivação da implementação do Novo Ensino Médio.
Abstract: The main objective of the present study was to analyze the implementation of the New High School in pilot schools of the public network of the Federal District. More specifically, the study intends to examine the experiences of managers and teachers of pilot schools with implementing the New High School. Also, legal landmarks of the reformulation of high schools, identifying how the process of defining the schedule for the implementation of the reform at this stage in the Federal District took place, to gather information about the process of communication between schools and the Bureau of Education of the Federal District for the implementation of the proposed national schedule. To this end, the examiner collected data on the initial experience of the pilot schools. The data collection instrument was a semi-structured interview script using a qualitative approach based on the previous document analysis of the educational policy legislation. The examiner selected three pilot schools for the research development, conducting ten interviews with managers and teachers. This quantity corresponds to six teachers and four managers interviewed, of which two coordinators, one principal, and one pedagogical supervisor were interviewed. In addition to these interviews, the general coordinator of secondary education from the Department of Education was interviewed, who previously served as director of the Directorate of Secondary Education of the Bureau of Education of the Federal District, from 2015 to 2020. For the presentation of the results, the researcher defined three categories of analysis: a survey on the definition of pilot schools and referrals for the implementation of the New High School in the Federal District, reception and adaptation of the school community with the New High School at school; and the daily life of schools with the curricular change of high school. Finally, the results contributed to the understanding of the implementation process of the New High School in the Federal District, noting the potentialities and challenges faced by professionals in the pilot schools for the effectiveness of the policy in its initial course. Given the results found, the policy proposal proved to be imposing and incomprehensible, hindering the implementation of the New High School.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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