Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Vieira, Diego Mota | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Jessica Eloísa de | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-04T19:09:16Z | - |
dc.date.available | 2023-08-04T19:09:16Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-04 | - |
dc.date.submitted | 2022-10-31 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Jessica Eloísa de. As estratégias e os recursos políticos utilizados pelas coalizões de defesa na política nacional de biodiversidade e florestas entre 2012 e 2021. 2022. 168 f., il. Tese (Doutorado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46240 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é analisar como as estratégias de mobilização e de exploração de recursos
realizadas pelas coalizões e seus stakeholders influenciam o processo político do subsistema
nacional da agenda verde no período de 2012 a 2021. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma
pesquisa qualitativa, cuja estratégia de investigação foi o estudo de caso do subsistema da agenda
verde nacional brasileira, que engloba a proteção da flora e da fauna e a conservação da
biodiversidade. Os dados foram coletados por meio de documentos e de entrevistas
semiestruturadas em profundidade. Foram codificadas e analisadas 41 notas taquigráficas de
audiências do Congresso Nacional entre 2012 e 2021, além de relatórios, de reportagens, de leis, de
decretos, de portarias, de projetos de lei e seus pareceres sobre a agenda verde. As entrevistas foram
realizadas com 17 atores relevantes do subsistema da agenda verde nacional. Os dados foram
analisados por meio da análise de conteúdo. Os modelos teóricos que deram suporte ao estudo foram
o Advocacy Coalition Framework (ACF) e a análise de stakeholders. Os resultados mostram que
143 stakeholders organizacionais participaram ativamente do processo político do subsistema,
sendo que a maioria foi classificada como stakeholders discricionários que se comportam como
colaboradores e como legitimadores. Os stakeholders definitivos são os mais influentes do
subsistema e atuam como definidores de agenda, como reguladores e/ou como controladores. As
quatro coalizões de defesa do subsistema – tecnocratas esclarecidos, socioambientalistas,
desenvolvimentistas modernos e desenvolvimentistas tradicionais – disputam esses stakeholders.
As coalizões com mais stakeholders definitivos conseguiram o domínio do subsistema. Na fase 1
(Governo de Dilma), o domínio do subsistema esteve dividido entre socioambientalistas e
desenvolvimentistas modernos. Na fase 2 (Governo de Michel Temer), os desenvolvimentistas
modernos assumiram o controle. Na fase 3 (Governo de Jair Bolsonaro), os desenvolvimentistas
tradicionais foram a coalizão dominante. A autoridade legal e formal foi identificada como o recurso
mais importante do subsistema. As coalizões mobilizaram os demais recursos do subsistema
buscando influenciarem os stakeholders que possuíam autoridade legal e formal. Todos os recursos
propostos na literatura sobre o Advocacy Coalition Framework (ACF) foram utilizados pelas
coalizões e três novos foram identificados na pesquisa: a judicialização, a mídia e o apoio da
comunidade internacional. Diferentes estratégias foram empregadas pelas coalizões do subsistema
para influenciarem o processo político por meio dos recursos. Os recursos políticos foram
mobilizados em conjunto pelas coalizões, geralmente para acessar um recurso, foi necessário
utilizar outros recursos do subsistema. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | As estratégias e os recursos políticos utilizados pelas coalizões de defesa na política nacional de biodiversidade e florestas entre 2012 e 2021 | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agenda verde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Stakeholders | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política de biodiversidade | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The objective of this thesis is to analyze how mobilization strategies and exploration of resources
performed by advocacy coalitions and its stakeholders affected the political process of the national
green agenda subsystem in the period between 2012 and 2021. In order to achieve this objective, a
qualitative research has been carried out, whose investigation strategy was the case study of
Brazilian green agenda subsystem, which includes flora and fauna protection and biodiversity
conservation. The data were collected by means of documents and in-depth, semi-structured
interviews. In total, 41 stenographic reports from public hearings of National Congress between
2012 and 2021 were coded and analyzed, in addition to general reports, media articles, laws,
regulatory decrees, ordinances, draft bills and their remarks regarding the green agenda. The
interviews were carried out with 17 key players from the Brazilian green agenda subsystem. The
data were analyzed via content analysis. The theoretical models that supported the study were the
Advocacy Coalition Framework (ACF) and stakeholders analysis. The results depicts that 143
organizational stakeholders actively participated of the political process of the subsystem, the
majority classified as discretionary stakeholders, behaving as contributors and legitimaters.
Definitive stakeholders are the most influential under the subsystem and act as agenda setters, as
regulators and/or as controllers. The four subsystem’s defense advocacy coalitions – enlightened
technocrats, social environmentalists, modern developmental actors, traditional developmental
actors – dispute these stakeholders. The coalitions with the most definitive stakeholders achieved
dominion under the subsystem. In phase 1 (Dilma administration), the subsystem dominion was
divided between social environmentalists and modern developmental actors. In phase 2 (Michel
Temer administration), the modern developmental actors took control. In phase 3 (Jair Bolsonaro
administration), the traditional developmental actors were the dominant advocacy coalition. Formal
legal authority was identified as the most important resource of the subsystem. The coalitions
mobilized the remained subsystem’s resources in order to influence the stakeholders that possessed
formal legal authority. All resources proposed in the Advocacy Coalition Framework (ACF) literacy
were used by advocacy coalitions and three new were identified on research: judicialization, media
and international community support. Different strategies were applied by advocacy coalitions of
the subsystem to influence the political process by means of resources. Political resources were
mobilized collectively by coalitions, usually to access a resource, the use of others resources in the
subsystem were necessary. | pt_BR |
dc.contributor.email | jessicaeloisa1@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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