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Título: Programa Saúde na Hora : análise do perfil do usuário que acessa a Atenção Primária à Saúde, no horário estendido, por região do Brasil
Autor(es): Sampaio, Cicero Ayrton Brito
Orientador(es): Shimizu, Helena Eri
Assunto: Atenção primária à saúde
Barreiras de acesso
Horário de atendimento
Data de publicação: 4-Ago-2023
Referência: SAMPAIO, Cicero Ayrton Brito. Programa Saúde na Hora: análise do perfil do usuário que acessa a Atenção Primária à Saúde, no horário estendido, por região do Brasil. 2022. 95 f., il. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Os aspectos organizacionais destacam-se como desafios para garantir a procura do usuário pelos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS); dentre esses aspectos, evidenciam-se os horários reduzidos de atendimentos. Como forma de aumentar o acesso, sugere-se a ampliação do horário de atendimento desses serviços. Visando à expansão dessa procura, foi lançado em 2019, pelo Ministério da Saúde, o programa Saúde na Hora (SnH), que viabiliza os serviços da APS implantarem o horário estendido de funcionamento. O objetivo geral deste estudo foi avaliar o perfil e os motivos que levam os usuários a procurarem tais serviços no horário estendido, através do SnH, nas regiões do Brasil, no período de junho de 2019 e dezembro de 2020. Trata-se de um estudo de corte transversal, com abordagem descritiva, com base na distribuição geográfica das unidades de saúde que aderiram ao SnH e na análise da quantidade dos atendimentos individuais/odontológicos e procedimentos realizados no horário estendido, por faixa etária, sexo, tipo e problema/condição de saúde avaliados. Os dados obtidos são provenientes do e-Gestor AB e do SISAB. Foi observado que das 49.256 equipes de Saúde da Família e equipes de Atenção Primária, apenas 4.606 tinham o potencial de adesão e intensão de adesão ao SnH em todo o Brasil e apenas 1.816 unidades de saúde implantaram o programa SnH, com uma distribuição, em termos absolutos, de 46,1% na região Sudeste, 19,8% no Nordeste e 15,4%, 9,6% e 9,1% nas regiões Sul, Norte e Centro-Oeste, respectivamente. Em termos relativos, a região Centro-Oeste apresentou 81,2% das implantações, seguida da região Sudeste (44,4%), Nordeste (34,2%), Norte (32,8%) e Sul (29,6%). Foram realizados 6,7 milhões de atendimentos e procedimentos no horário estendido, destes 65% dizem respeito as mulheres e 35%, a homens. Em relação à faixa etária, o maior percentual foi de 20 a 59 anos, com 58,5%. Não há, contudo, grandes variações na análise por sexo. Por sua vez, ao se apresentar o percentual de atendimentos e procedimentos no horário estendido por região, observou-se, entre os adultos, uma variação de 53,5% na região Sudeste e 65,0% na região Norte. Em relação aos tipos de atendimentos, 51,8% foram de atendimento individual, 44,7% de procedimento e 3,5% de atendimento odontológico. Conclui-se que apenas 9,4% dos serviços de APS no Brasil tinham potencial de adesão e intensão de adesão ao SnH, dos quais somente 39,4% realizaram a implantação. A região Sudeste foi a que mais implantou, em termos absolutos; já em termos relativos, foi a região Centro-Oeste. Quanto à análise do tipo de atendimento, percebeu-se que a maior parte foi de atendimentos individuais. Observou-se também que os adultos e as mulheres constituem a maior parte dos usuários que acessam os serviços da APS no horário estendido, sendo, na maioria das vezes, para resolver problemas/condições de saúde relacionados às doenças crônicas não transmissíveis, como a hipertensão arterial e a diabetes. O procedimento mais realizado foi a aferição de pressão arterial; em relação ao tipo de atendimento odontológico, predominou a orientação de higiene bucal. A principal reflexão trazida neste estudo é que os gestores municipais de saúde precisam destinar uma maior atenção ao programa SnH, sobretudo porque os dados sugerem que ele tem o potencial de melhorar o acesso aos serviços da APS.
Abstract: The organizational aspects stand out as challenges to ensure the user's demand for Primary Health Care (PHC) services, among these aspects the reduced hours of care are highlighted. As a way to increase access, it is suggested to extend the opening hours of these services.The Programa Saúde na Hora (SnH) that was launched by the Ministry of Health in 2019 serves to expand the number of people who have access to health care services by providing extended opening hours for PHC services. The purpose of this study was to evaluate the profile of patients and reason that lead users to seek these services at the scheduled time, through the SnH program, in the regions of Brazil, between June 2019 to december 2020. This is a cross-sectional study descriptive, based on the geographic distribution of health units that joined the SnH program, and on the analysis of the number of individual/dental consultations and procedures performed during extended hours, by age group, sex, type and health problem/condition evaluated. The database came from e-Gestor AB and SISAB. It was observed that of the 49,256 eSF and eAP teams, only 4,606 had the potential to join and intend to join the SnH program throughout Brazil, of these only 1,816 health units implemented the SnH program, with a distribution, in absolute terms, of 46.1% in the Southeast region, 19.8% in the Northeast and 15.4%, 9.6% and 9.1% in the South, North and Midwest regions, respectively. In relative terms, the Midwest region had 81.2% of implantations, followed by the Southeast region 44.4%, Northeast 34.2%, North 32.8% and South 29.6%. 6.7 million consultations and procedures were carried out during extended hours, of which 65.0% were women and 35.0% men. Regarding age group, the highest percentage was from 20 to 59 years old with 58.5%. No major variations if analyzed by sex. When presenting these data by region, a variation of 53.5% in the Southeast region and 65.0% in the North region was observed among adults. Regarding the types of care, 51.8% were individual care, 44.7% procedure and 3.5% dental care. It is concluded that only 9.4% of PHC services in Brazil had the potential to join and intend to join the SnH program, of which only 39.4% were implemented. The Southeast region was the one that implemented the most, in absolute terms, and in relative terms, it was the Midwest region. As for the analysis of the type of service, it was noticed that most of them were individual visits. It was also observed that adults and women make up the majority of users who access PHC services during extended hours, most often to solve health problems/conditions related to chronic non-communicable diseases, such as arterial hypertension and the diabetes. Among the most performed procedures, blood pressure measurement stood out, followed by medication administration and temperature measurement, as well as tests to prevent STIs. Among the types of dental care, guidance on oral hygiene predominated. The main reflection brought about in this study is that municipal health managers need to pay greater attention to the SnH program, mainly because the data suggest that it has the potential to improve access to PHC services.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Brasília, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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