Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Jesus, Deise Lourenço de | - |
dc.contributor.author | Cunha, Murilo Bastos da | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-04T13:23:30Z | - |
dc.date.available | 2023-08-04T13:23:30Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-27 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Deise Lourenço de; CUNHA, Murilo Bastos da. A evolução do makerspace: uma revisão de literatura. Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 4, p. 119580, 2022. DOI: 10.19132/1808-5245284.119580. DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245284.119580. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/119580. Acesso em: 4 ago. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46238 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo traz como tema o makerspace no contexto das bibliotecas. Objetivo: apresentar definições e histórico evolutivo do makerspace na literatura científica. Método: revisão de literatura científica. Análise dos dados: A definição de makerspace remete a um espaço de criação e compartilhamento de conhecimento que surgiu na literatura em 2012. É um espaço derivado da cultura Do It Yourself e do movimento maker que tem ganhado espaço dentro dos ambientes educativos e industriais em países desenvolvidos, sobretudo nos Estados Unidos. De acordo com a literatura, entende-se que o makerspace tem grande potencial educativo que ainda está apenas começando a ser explorado e pode ser uma ferramenta de grande importância para o desenvolvimento das bibliotecas num futuro próximo. No Brasil, o tema é ainda muito incipiente, tendo pouca representatividade na literatura. Conclusões: É um tema com potencial para ser desenvolvido e aplicado, que tende a crescer no país, se acompanhar a tendência mundial. Pode representar uma ferramenta revolucionária para o espaço físico tradicional das bibliotecas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A evolução do makerspace : uma revisão de literatura | pt_BR |
dc.title.alternative | The evolution of makerspace : a review of literature | en |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Makerspace | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bibliotecas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura maker | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY) | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.19132/1808-5245284.119580 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article discusses the makerspace in the context of libraries.
Objective: to present definitions and evolutionary history of the makerspace in
scientific literature. Method: scientific literature review. Data analysis: The
definition of makerspace refers to a space for creating and sharing knowledge
that emerged in the literature in 2012. It is a space derived from the Do It
Yourself culture and the maker movement that has gained space within
educational and industrial environments in developed countries, especially in the
United States. According to the literature, it is understood that the makerspace
has great educational potential that is still just beginning to be explored and
could be a very important tool for the development of libraries in the near future.
In Brazil, the topic is still very incipient, having little representation in the
literature. Conclusions: It is a topic with potential to be developed and applied,
which tends to grow nationally, if it follows the world trend. It could represent a
revolutionary tool for the traditional physical space of libraries. | en |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-2306-7334 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-5725-9932 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|