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dc.contributor.advisorSilva, Maria Abádia da-
dc.contributor.authorCosta, Graziela Martins Evangelista da-
dc.date.accessioned2023-07-25T21:34:21Z-
dc.date.available2023-07-25T21:34:21Z-
dc.date.issued2023-07-25-
dc.date.submitted2022-11-25-
dc.identifier.citationCOSTA, Graziela Martins Evangelista da. Currículo em movimento dos anos iniciais: reformulação à luz da BNCC no Distrito Federal. 2022. 198 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46193-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação – Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação, integra os estudos do grupo de pesquisa ÁGUIA sobre Organismos Internacionais, Política e Gestão da Educação Básica. Tem por objeto o processo de reformulação do Currículo em Movimento dos Anos Iniciais do Distrito Federal à luz da Base Nacional Comum Curricular, entre 2010 e 2018. Optou-se pela fundamentação teórica e metodológica do método histórico-dialético, por meio das categorias de análise contradição e mediação. Indagou-se: como se deu o processo de reformulação do Currículo em Movimento dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede pública do Distrito Federal à luz da Base Nacional Comum Curricular? Elegeu-se como objetivo geral analisar como ocorreu o processo de reformulação do Currículo em Movimento dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Distrito Federal à luz da Base Nacional Comum Curricular. A construção dos dados buscou associar os sujeitos e o objeto da pesquisa, totalizando dez interlocutores. Realizou-se a revisão bibliográfica para composição do referencial teórico e a articulação com as análises; entrevistas semiestruturadas com a coordenadora dos anos iniciais SUBEB, com articuladoras da Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia, com equipes gestoras de duas escolas públicas, com o coordenador geral e a coordenadora pedagógica do ProBNCC, e com uma representante do segmento social do Sindicato dos Professores do Distrito Federal. Os resultados das análises evidenciaram que as influências, formas de atuação e ações dos organismos internacionais como a OCDE, o Banco Mundial e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) originaram ideias, princípios e concepções sobre a educação e sobre as políticas curriculares no Brasil, e que têm orientado a direção e a definição do currículo nacional baseadas em uma concepção de qualidade de educação restrita, utilitária e pragmática. Constatou-se divergências na concepção do Currículo em Movimento (2018) e as diretrizes propostas pela BNCC do Ensino Fundamental. Identificou-se que as querelas, disputas e negociações na elaboração da BNCC do Ensino Fundamental ocorreram com a anuência de elementos políticos como o Governo Federal e entidades disfarçadas no Movimento Todos pela Educação, apoiado por agentes públicos e privados e empresários que acreditam poder padronizar e ceder um pouco mais de acesso ao conhecimento sem perder o controle político e ideológico da escola. Evidenciou-se que a política curricular no Distrito Federal, efetivada na reformulação do Currículo em Movimento à luz da BNCC, tem se concretizado na vivência, na construção, na participação e nas formas de resistências.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCurrículo em movimento dos anos iniciais : reformulação à luz da BNCC no Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subject.keywordCurrículo em Movimentopt_BR
dc.subject.keywordPolítica educacional - Distrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.description.abstract1This thesis was developed in the Post-Graduation Program in Education of the Faculty of Education – University of Brasilia (UnB), in accordance with the Public Policies and Education Management line of research, integrating the studies of the research group named ÁGUIA about International Organizations, Policies, and Management in Basic Education. The reformulation process of the Curriculum in Movement of Federal District based on the Common National Curriculum Base, between 2010 and 2018, is the object of analysis. It was decided to substantiate the historical-dialectical method’s theory and methodology by the means of contradiction and mediation categories analysis. It was questioned: how was the reformulation process of the Curriculum in Movement of the Initial Years in Elementary Education in public schools of Federal District based on the Common National Curriculum Base? As a general objective, it was chosen to analyze how occurred the reformulation process of the Curriculum in Movement of the Initial Years in Elementary Education in public schools of Federal District based on the Common National Curriculum Base. The production of the data aimed at the association of the subjects and the object of this research, totalizing ten interlocutors. The bibliographic review was made to constitute the theoretical framework and the articulation of the analyses; semi-structured interviews with the coordinator of the initial years SUBEB, with the organizers of the Regional Education Coordination of Ceilândia, with the management team of two public schools, with the general coordinator e and pedagogical coordinator of ProBNCC, and with a social segment representative of the Federal District Teachers Syndicate. The analyses results have shown that the influence, performance, and actions of international organizations, such as OCDE, the World Bank, and the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco) originated ideas, principles, and conceptions about education and curricular policies in Brazil. Also, which have guided the direction and definition of the national curriculum based on a restricted, utilitarian and pragmatic quality conception of education. It was observed divergences in the conception of the Curriculum in Movement (2018) and guidelines proposed by the BNCC of Elementary Education. It was identified that the debates, disputes, and negotiations related to the elaboration of Elementary Education BNCC occurred with the acquiescence of the political system including the Federal Government, disguised entities in All for Education Movement, supported by public and private agents, entrepreneurs that believe in education standards and are willing to provide slightly more access to knowledge without losing political and ideological control in schools. It was noted that the curricular policies in Federal District, which were implemented according to the reformulation of the Curriculum in Movement based on the BNCC, were materialized in experience, elaboration, participation, and forms of popular resistance.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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