Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Maria Abádia da | - |
dc.contributor.author | Costa, Graziela Martins Evangelista da | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-25T21:34:21Z | - |
dc.date.available | 2023-07-25T21:34:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-25 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-25 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Graziela Martins Evangelista da. Currículo em movimento dos anos iniciais: reformulação à luz da BNCC no Distrito Federal. 2022. 198 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46193 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de
Educação – Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão
da Educação, integra os estudos do grupo de pesquisa ÁGUIA sobre Organismos
Internacionais, Política e Gestão da Educação Básica. Tem por objeto o processo de
reformulação do Currículo em Movimento dos Anos Iniciais do Distrito Federal à luz da Base
Nacional Comum Curricular, entre 2010 e 2018. Optou-se pela fundamentação teórica e
metodológica do método histórico-dialético, por meio das categorias de análise contradição e
mediação. Indagou-se: como se deu o processo de reformulação do Currículo em Movimento
dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede pública do Distrito Federal à luz da Base
Nacional Comum Curricular? Elegeu-se como objetivo geral analisar como ocorreu o processo
de reformulação do Currículo em Movimento dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do
Distrito Federal à luz da Base Nacional Comum Curricular. A construção dos dados buscou
associar os sujeitos e o objeto da pesquisa, totalizando dez interlocutores. Realizou-se a revisão
bibliográfica para composição do referencial teórico e a articulação com as análises; entrevistas
semiestruturadas com a coordenadora dos anos iniciais SUBEB, com articuladoras da
Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia, com equipes gestoras de duas escolas públicas,
com o coordenador geral e a coordenadora pedagógica do ProBNCC, e com uma representante
do segmento social do Sindicato dos Professores do Distrito Federal. Os resultados das análises
evidenciaram que as influências, formas de atuação e ações dos organismos internacionais
como a OCDE, o Banco Mundial e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência
e Cultura (Unesco) originaram ideias, princípios e concepções sobre a educação e sobre as
políticas curriculares no Brasil, e que têm orientado a direção e a definição do currículo nacional
baseadas em uma concepção de qualidade de educação restrita, utilitária e pragmática.
Constatou-se divergências na concepção do Currículo em Movimento (2018) e as diretrizes
propostas pela BNCC do Ensino Fundamental. Identificou-se que as querelas, disputas e
negociações na elaboração da BNCC do Ensino Fundamental ocorreram com a anuência de
elementos políticos como o Governo Federal e entidades disfarçadas no Movimento Todos pela
Educação, apoiado por agentes públicos e privados e empresários que acreditam poder
padronizar e ceder um pouco mais de acesso ao conhecimento sem perder o controle político e
ideológico da escola. Evidenciou-se que a política curricular no Distrito Federal, efetivada na
reformulação do Currículo em Movimento à luz da BNCC, tem se concretizado na vivência, na
construção, na participação e nas formas de resistências. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Currículo em movimento dos anos iniciais : reformulação à luz da BNCC no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo em Movimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política educacional - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis was developed in the Post-Graduation Program in Education of the Faculty of
Education – University of Brasilia (UnB), in accordance with the Public Policies and Education
Management line of research, integrating the studies of the research group named ÁGUIA about
International Organizations, Policies, and Management in Basic Education. The reformulation
process of the Curriculum in Movement of Federal District based on the Common National
Curriculum Base, between 2010 and 2018, is the object of analysis. It was decided to
substantiate the historical-dialectical method’s theory and methodology by the means of
contradiction and mediation categories analysis. It was questioned: how was the reformulation
process of the Curriculum in Movement of the Initial Years in Elementary Education in public
schools of Federal District based on the Common National Curriculum Base? As a general
objective, it was chosen to analyze how occurred the reformulation process of the Curriculum
in Movement of the Initial Years in Elementary Education in public schools of Federal District
based on the Common National Curriculum Base. The production of the data aimed at the
association of the subjects and the object of this research, totalizing ten interlocutors. The
bibliographic review was made to constitute the theoretical framework and the articulation of
the analyses; semi-structured interviews with the coordinator of the initial years SUBEB, with
the organizers of the Regional Education Coordination of Ceilândia, with the management team
of two public schools, with the general coordinator e and pedagogical coordinator of ProBNCC,
and with a social segment representative of the Federal District Teachers Syndicate. The
analyses results have shown that the influence, performance, and actions of international
organizations, such as OCDE, the World Bank, and the United Nations Educational, Scientific
and Cultural Organization (Unesco) originated ideas, principles, and conceptions about
education and curricular policies in Brazil. Also, which have guided the direction and definition
of the national curriculum based on a restricted, utilitarian and pragmatic quality conception of
education. It was observed divergences in the conception of the Curriculum in Movement
(2018) and guidelines proposed by the BNCC of Elementary Education. It was identified that
the debates, disputes, and negotiations related to the elaboration of Elementary Education
BNCC occurred with the acquiescence of the political system including the Federal
Government, disguised entities in All for Education Movement, supported by public and private
agents, entrepreneurs that believe in education standards and are willing to provide slightly
more access to knowledge without losing political and ideological control in schools. It was
noted that the curricular policies in Federal District, which were implemented according to the
reformulation of the Curriculum in Movement based on the BNCC, were materialized in
experience, elaboration, participation, and forms of popular resistance. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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