Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46189
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Título: As escalas urbanísticas de Brasília : desafios de uma cidade vivenciada
Autor(es): Streletcki, Ana Carolina Canuto
Afiliação do autor: Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação
Assunto: Brasília (DF)
Urbanismo
Data de publicação: Out-2021
Editora: Universidade Federal do Pará, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Referência: STRELETCKI, Ana Carolina Canuto. As escalas urbanísticas de Brasília: desafios de uma cidade vivenciada. In: SEMINÁRIO DOCOMOMO BR, 14., Belém (Online), 2021. Anais [...]. Belém: Universidade Federal do Pará, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2021.Tema: O moderno em movimento: usos, reusos, novas cartografias, 2021. Disponível em: https://docomomobrasil.com/wp-content/uploads/2021/12/escalas-urbanisticas.pdf.
Resumo: Brasília foi idealizada com fins de representar a nação, nova, moderna, universal, implantada em pleno coração do país, cujo espaço foi criado para traduzir a ideia de integração social e espacial, fruto do traçado urbanístico de Lucio Costa para a Nova Capital – Plano Piloto. A esta singularidade foi reconhecida materialmente como Patrimônio Cultural Mundial (1987) em quatro escalas (monumental, gregária, residencial e bucólica) segundo uma expressão máxima do modernismo, embora não ocupada e finalizada completamente. Desde a inauguração (1960), a cidade caracterizou-se pelo processo de migração de várias partes do país atraídos pela esperança de progresso, marcada por desigualdades sociais, cujas cidades-satélites tornaram-se uma realidade muito antes do previsto. Todavia, contém as muitas brasílias e histórias entre convergências e contradições, lugar de experiências que se associam às questões de afetividades e memórias. Refletir a Brasília contemporânea é pesquisar as práticas e relações sociais que se constroem num cotidiano vivido e que dão novos sentidos a seu espaço. O objetivo pretendido é discutir as apropriações sociais de seus espaços modernistas, compreendendo-se as especificidades de sua origem, de sua formação e de suas vivências cotidianas provenientes da relação espaço e sociedade.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Versão da editora: https://docomomobrasil.com/wp-content/uploads/2021/12/escalas-urbanisticas.pdf
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.