Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46178
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GivâniaMariadaSilva.pdf9,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O Quilombo de Conceição das Crioulas : uma terra de mulheres : luta e resistência quilombola
Autor(es): Silva, Givânia Maria da
E-mail do autor: givaniaconceicao@gmail.com
Orientador(es): Bernardino-Costa, Joaze
Assunto: Quilombos
Mulheres quilombolas
Feminismo negro
Data de publicação: 21-Jul-2023
Referência: SILVA, Givânia Maria da. O Quilombo de Conceição das Crioulas: uma terra de mulheres: luta e resistência quilombola. 2022. 381 f., il. Tese (Doutorado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esta pesquisa, realizada no Quilombo de Conceição das Crioulas, localizado no município de Salgueiro/PE, analisa o processo de organização de mulheres quilombolas na fundação, manutenção e defesa dos quilombos tendo como aspecto central a terra/território como sujeito ativo e situado nas práticas, vivências, resistência e (re)existência no Quilombo de Conceição das Crioulas/PE. A pesquisa teve como recorte temporal a fundação do quilombo em meados do século XVIII até o presente, período no qual investigamos e registramos a atuação e protagonismo de mulheres quilombolas. A pesquisa teve como objetivos: (a) historicizar com essas mulheres a centralidade da organização e luta pela terra/território e como estes aglutinam forças e mobilizam agências femininas para desenvolverem ações políticas no quilombo; (b) contribuir para quebrar alguns silêncios em relação às ações das mulheres quilombolas nas lutas por direitos; (c) refletir com as mulheres de Conceição das Crioulas, sendo eu uma delas, como produzir outros sentidos nos espaços (terra/territórios), baseando-se no passado (ancestralidade) e alimentando o presente para projetar o futuro em uma terra de mulheres; e (d) escutar e refletir com as mulheres o sentido de uma terra/território que não desterritorialize a ancestralidade, a organização social e a pertença de homens e mulheres quilombolas. O percurso da pesquisa evidenciou que: as mulheres quilombolas enfrentam as opressões a partir de estratégias diversas; que as organizações das mulheres quilombolas se alimentam das epistemologias do pensar-fazer-viver-sentir próprias dos quilombos; que há um silenciamento no fazer político das mulheres quilombolas; que os quilombos são invenções negras e femininas; que a terra/território é a base central do fazer político e organizativo das mulheres e que atuação políticas das mulheres quilombolas de Conceição das Crioulas como organização local guarda caraterísticas de um fazer político global de mulheres no Brasil, portanto, de um feminismo negro quilombola que se alimenta das práticas coletivas quilombolas. Metodologicamente propomos uma inovação, situando este trabalho como uma pesquisa compartilhada com as mulheres. Para tanto, acionei rodas de conversas, entrevistas, visitas às roças e grupos de artesãs, grupo das Aniversariantes do Mês e de uma horta comunitária local. Também no percurso metodológico, troquei cartas escritas com as mulheres, áudios e materiais escritos sobre a história de luta e resistência dos quilombolas de Conceição das Crioulas. Esta tese se constitui como uma contribuição aos estudos sobre quilombos, questões de terra e gênero, pois se propõe a narrar a história quilombola a partir da perspectiva de mulheres sobre suas formas de organização nos territórios quilombolas em diálogo com as teorias do feminismo negro e estudos decoloniais.
Abstract: This research, conducted in the marroon community (Quilombo) of Conceição das Crioulas, located in Salgueiro/PE County, analyzes the process of organization of maroon (quilombola) women in the foundation, maintenance and defense of maroon communities. The land/territory is considered and situated as an active subject in the practices, experiences, resistance and (re)existence in the marroon community of Conceição das Crioulas/PE. The research has the foundation of the marroon community in the mid-eighteenth century to the present day as the time frame, a period in which we investigate and take note of the action and protagonism of quilombola women. The research objectives are: (a) to historicize, together with these women, the centrality of the organization and struggle for land/territory and how they combine forces and use female agency to develop political actions in the marroon community; (b) to contribute to break silences regarding the actions of maroon women in their struggle for rights; (c) to reflect together with the women of Conceição das Crioulas, myself being one of them, about how to produce other meanings for spaces (land/territories) while being grounded in the past (ancestry) and nurturing the present to project the future in a land of women; and (d) to listen to and reflect with these women on the meaning of land/territory so it does not disconsider territorial ancestry, the social organization and the sense of belonging of maroon men and women. The research showed that: maroon women fight oppression using different strategies; maroon women's organizations feed on epistemologies of thinking-making-living-feeling, which are characteristic of maroon communities; that the political work of maroon women is silenced; that marroon communities are Black and female inventions; that the land/territory is the basis of women's political and organizational work and that the political action of the maroon women of Conceição das Crioulas as a local organization has characteristics of a global political action of women in Brazil, therefore, of a Black maroon feminism that feeds on maroon collective practices. As for the methodology we suggest an innovation and we situate this work as a research shared with these women. Therefore, I used conversation circles and interviews and also visited the farms, artisan groups, the ‘Birthday Girls of the Month’ reunions and a local community garden. Also for the methodology, I exchanged written letters with these women, whatsapp audios and other written materials about the history of struggle and resistance of the Conceição das Crioulas maroon women. This dissertation contributes to studies on maroon communities because it it narrates maroon history from the perspective of maroon women regarding their forms of organization in maroon territories in conversation with Black feminism theories and decolonial studies.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Sociologia (ICS SOL)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.