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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/46173
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2022_NayaradePaulaMartinsSilva.pdf3,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorBizerril, Marcelo Ximenes Aguiar-
dc.contributor.advisorInstituto de Física (IF)-
dc.contributor.authorSilva, Nayara de Paula Martins-
dc.date.accessioned2023-07-21T18:09:49Z-
dc.date.available2023-07-21T18:09:49Z-
dc.date.issued2023-07-21-
dc.date.submitted2022-12-01-
dc.identifier.citationSILVA, Nayara de Paula Martins. A atuação do Instituto Federal de Brasília Campus Estrutural e a relação com a comunidade local na perspectiva da sustentabilidade: um estudo de caso. 2022. 230 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46173-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo se propôs a investigar as visões e as práticas de sustentabilidade promovidas pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) Campus Estrutural junto à comunidade local. O Campus está localizado no Distrito Federal próximo à Cidade Estrutural, que é uma comunidade marcada pela alta vulnerabilidade social e por diversos desafios socioambientais, dentre eles a carência de educação pública de qualidade. Até pouco tempo a região também abrigava o maior lixão do país e da América Latina, conhecido como Lixão da Estrutural (ou Lixão do Jóquei). Para alcançar o objetivo da tese, inicialmente foi realizada uma revisão integrativa da literatura que analisou as produções científicas indexadas nas bases de dados SCOPUS e SciELO e produzidas entre os anos de 2015 e 2019. Dos 687 artigos encontrados, 82 foram selecionados para análise. Os resultados revelaram que as práticas de sustentabilidade das Instituições de Ensino Superior (IES) estão mais concentradas nas dimensões da gestão e do ensino. Apesar da variedade de estratégias identificadas, em geral as iniciativas são individuais e compartimentadas. Em uma segunda etapa da pesquisa, foi conduzido um estudo de caso único, visando explorar o caso do Campus Estrutural em profundidade. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a análise documental, entrevistas semiestruturadas, questionários e diário de pesquisa, os quais foram analisados a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados mostraram que os principais esforços do Campus Estrutural em sustentabilidade, segundo a comunidade acadêmica, estão direcionados para o ensino e, em segundo lugar, para a gestão. No que diz respeito à abordagem do tema nos currículos, este se encontra presente nos cursos do eixo do meio ambiente e de forma pontual nos demais. Na dimensão da gestão, observou-se ainda que há pouco engajamento e participação da comunidade acadêmica nas iniciativas, bem como falhas na comunicação das ações de sustentabilidade. Apesar de não haver uma política própria de sustentabilidade, em alguns documentos institucionais o tema é abordado, ora aproximado ao conceito de desenvolvimento sustentável, ora aproximado ao conceito de sustentabilidade. Em relação à extensão, os dados revelam que as iniciativas de extensão estão concentradas, principalmente, em projetos que visam promover a formação continuada da comunidade. Também se observou que há níveis diferentes de compreensão da extensão entre os gestores e os docentes, sendo que os servidores envolvidos com o território apresentam uma visão mais amadurecida da extensão e das questões socioambientais que a comunidade enfrenta. Apesar de o Campus Estrutural ter diversas iniciativas em sustentabilidade nas quatro dimensões, em geral elas são realizadas de forma pontual e conduzidas por poucos indivíduos, o que evidencia um dos desafios da instituição, que é o de superar as ações isoladas. Além disso, sobre a relação do Campus com o território e vice-versa, observou-se que é necessário o estreitamento da relação e melhor divulgação das atividades da instituição junto ao território.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA atuação do Instituto Federal de Brasília Campus Estrutural e a relação com a comunidade local na perspectiva da sustentabilidade : um estudo de casopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasíliapt_BR
dc.subject.keywordSustentabilidadept_BR
dc.subject.keywordCidade Estrutural (DF)pt_BR
dc.description.abstract1The present study aimed to investigate the sustainability vision and practices promoted by the Federal Institute of Brasília (FIB) Estrutural Campus with the local community to promote sustainability. The Campus is located in the Federal District near Estrutural City, which is a community marked by high social vulnerability and several socioenvironmental challenges, including the lack of quality public education. Until recently, the region also housed the largest dump in the country in Latin America, known as Lixão da Estrutural (or Lixão do Jóquei). To achieve the objective of the thesis, initially, an integrative literature review was carried out, which analyzed the scientific productions indexed in the SCOPUS and SciELO databases and produced between the years 2015 and 2019. Of the 687 articles found, 82 were selected for analysis . The results reveal that the sustainability practices of Higher Education Institutions (HEIs) are more concentrated in the dimensions of management and teaching. Despite the variety of strategies identified, in general, the initiatives are individual and compartmentalized. In a second stage of the research, a single case study was conducted, aiming to explore the case of the Estrutural Campus in depth. Documentary analysis, semi-structured interviews, questionnaires and research diary were used as data collection instruments, which were analyzed based on the assumptions of Discursive Textual Analysis (DTA). The results showed that the main efforts of the Estrutural Campus in sustainability, according to the academic community, are directed towards teaching and, secondly, towards management. With regard to the approach to the theme in the curricula, it is present in the courses on the environment axis and occasionally in the others. In the management dimension, it was also observed that there is little engagement and participation of the academic community in the initiatives, as well as failures in the communication of sustainability actions. Although there is no sustainability policy of its own, in some institutional documents the topic is approached, sometimes approaching the concept of sustainable development, sometimes approaching the concept of sustainability. Regarding extension, the data reveal that initiatives are mainly concentrated in projects that aim to promote the continued formation of the community. It was also observed that there are different levels of understanding of the extension between managers and teachers, and the servers involved with the territory have a more mature view of the extension and the socio-environmental issues that the community faces. Although the Estrutural Campus has several sustainability initiatives in the four dimensions, in general, they are carried out punctually and conducted by few individuals, which highlights one of the institution's challenges, which is to overcome isolated actions. In addition, regarding the relationship between the Campus and the territory and vice versa, it was observed that it is necessary to strengthen the relationship and better publicize the institution's activities in the territory.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)-
dc.description.unidadeInstituto de Física (IF)-
dc.description.unidadeInstituto de Química (IQ)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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