Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar | - |
dc.contributor.advisor | Instituto de Física (IF) | - |
dc.contributor.author | Silva, Nayara de Paula Martins | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-21T18:09:49Z | - |
dc.date.available | 2023-07-21T18:09:49Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-21 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-01 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Nayara de Paula Martins. A atuação do Instituto Federal de Brasília Campus Estrutural e a relação com a comunidade local na perspectiva da sustentabilidade: um estudo de caso. 2022. 230 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46173 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo se propôs a investigar as visões e as práticas de sustentabilidade
promovidas pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) Campus Estrutural junto à
comunidade local. O Campus está localizado no Distrito Federal próximo à Cidade
Estrutural, que é uma comunidade marcada pela alta vulnerabilidade social e por
diversos desafios socioambientais, dentre eles a carência de educação pública de
qualidade. Até pouco tempo a região também abrigava o maior lixão do país e da
América Latina, conhecido como Lixão da Estrutural (ou Lixão do Jóquei). Para
alcançar o objetivo da tese, inicialmente foi realizada uma revisão integrativa da
literatura que analisou as produções científicas indexadas nas bases de dados SCOPUS e
SciELO e produzidas entre os anos de 2015 e 2019. Dos 687 artigos encontrados, 82
foram selecionados para análise. Os resultados revelaram que as práticas de
sustentabilidade das Instituições de Ensino Superior (IES) estão mais concentradas nas
dimensões da gestão e do ensino. Apesar da variedade de estratégias identificadas, em
geral as iniciativas são individuais e compartimentadas. Em uma segunda etapa da
pesquisa, foi conduzido um estudo de caso único, visando explorar o caso do Campus
Estrutural em profundidade. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a análise
documental, entrevistas semiestruturadas, questionários e diário de pesquisa, os quais
foram analisados a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva (ATD). Os
resultados mostraram que os principais esforços do Campus Estrutural em
sustentabilidade, segundo a comunidade acadêmica, estão direcionados para o ensino e,
em segundo lugar, para a gestão. No que diz respeito à abordagem do tema nos
currículos, este se encontra presente nos cursos do eixo do meio ambiente e de forma
pontual nos demais. Na dimensão da gestão, observou-se ainda que há pouco
engajamento e participação da comunidade acadêmica nas iniciativas, bem como falhas
na comunicação das ações de sustentabilidade. Apesar de não haver uma política
própria de sustentabilidade, em alguns documentos institucionais o tema é abordado, ora
aproximado ao conceito de desenvolvimento sustentável, ora aproximado ao conceito de
sustentabilidade. Em relação à extensão, os dados revelam que as iniciativas de extensão
estão concentradas, principalmente, em projetos que visam promover a formação
continuada da comunidade. Também se observou que há níveis diferentes de
compreensão da extensão entre os gestores e os docentes, sendo que os servidores
envolvidos com o território apresentam uma visão mais amadurecida da extensão e das
questões socioambientais que a comunidade enfrenta. Apesar de o Campus Estrutural
ter diversas iniciativas em sustentabilidade nas quatro dimensões, em geral elas são
realizadas de forma pontual e conduzidas por poucos indivíduos, o que evidencia um
dos desafios da instituição, que é o de superar as ações isoladas. Além disso, sobre a
relação do Campus com o território e vice-versa, observou-se que é necessário o
estreitamento da relação e melhor divulgação das atividades da instituição junto ao
território. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A atuação do Instituto Federal de Brasília Campus Estrutural e a relação com a comunidade local na perspectiva da sustentabilidade : um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cidade Estrutural (DF) | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study aimed to investigate the sustainability vision and practices promoted
by the Federal Institute of Brasília (FIB) Estrutural Campus with the local community to
promote sustainability. The Campus is located in the Federal District near Estrutural
City, which is a community marked by high social vulnerability and several socioenvironmental challenges, including the lack of quality public education. Until recently,
the region also housed the largest dump in the country in Latin America, known as
Lixão da Estrutural (or Lixão do Jóquei). To achieve the objective of the thesis, initially,
an integrative literature review was carried out, which analyzed the scientific
productions indexed in the SCOPUS and SciELO databases and produced between the
years 2015 and 2019. Of the 687 articles found, 82 were selected for analysis . The
results reveal that the sustainability practices of Higher Education Institutions (HEIs)
are more concentrated in the dimensions of management and teaching. Despite the
variety of strategies identified, in general, the initiatives are individual and
compartmentalized. In a second stage of the research, a single case study was
conducted, aiming to explore the case of the Estrutural Campus in depth. Documentary
analysis, semi-structured interviews, questionnaires and research diary were used as
data collection instruments, which were analyzed based on the assumptions of
Discursive Textual Analysis (DTA). The results showed that the main efforts of the
Estrutural Campus in sustainability, according to the academic community, are directed
towards teaching and, secondly, towards management. With regard to the approach to
the theme in the curricula, it is present in the courses on the environment axis and
occasionally in the others. In the management dimension, it was also observed that there
is little engagement and participation of the academic community in the initiatives, as
well as failures in the communication of sustainability actions. Although there is no
sustainability policy of its own, in some institutional documents the topic is approached,
sometimes approaching the concept of sustainable development, sometimes
approaching the concept of sustainability. Regarding extension, the data reveal that
initiatives are mainly concentrated in projects that aim to promote the continued
formation of the community. It was also observed that there are different levels of
understanding of the extension between managers and teachers, and the servers involved
with the territory have a more mature view of the extension and the socio-environmental
issues that the community faces. Although the Estrutural Campus has several
sustainability initiatives in the four dimensions, in general, they are carried out
punctually and conducted by few individuals, which highlights one of the institution's
challenges, which is to overcome isolated actions. In addition, regarding the relationship
between the Campus and the territory and vice versa, it was observed that it is necessary
to strengthen the relationship and better publicize the institution's activities in the
territory. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | - |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | - |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|