Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Villas Bôas, Rafael Litvin | - |
dc.contributor.author | Batista, Eduardo Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-20T20:23:17Z | - |
dc.date.available | 2023-07-20T20:23:17Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-20 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-24 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Eduardo Fernandes. As Artes cênicas no Ensino Médio: estratégias pedagógicas para o estudo das obras propostas pelo PAS/UnB. 2022. 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46158 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo descrever e analisar atividades pedagógicas no âmbito das Artes
Cênicas, no ensino regular, que buscam aliar estudos teóricos e o desenvolvimento da prática
artística, no segmento do Ensino Médio, em escola da rede privada, a partir de um currículo
subordinado aos exames de ingresso em universidades públicas, em especial, o Programa de
Avaliação Seriada da Universidade de Brasília – PAS/UnB. A pesquisa busca apresentar o
panorama escolar do Distrito Federal, afetado por propostas neoliberais para a educação,
juntamente, com o avanço do conservadorismo e do autoritarismo que atingem a sociedade em
diversos aspectos. Como resultado dessa pesquisa, busco encontrar e compartilhar estratégias
pedagógicas voltadas ao estudo das obras propostas pelo PAS/UnB, com o intuito de proporcionar
experiências e aprendizagem significativa para as/os estudantes e que sirvam também como forma
de resistência e sobrevivência das Artes Cênicas no ambiente da escola privada. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | As Artes cênicas no Ensino Médio : estratégias pedagógicas para o estudo das obras propostas pelo PAS/UnB | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atividades pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes cênicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa de Avaliação Seriada (PAS) | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The goal of this research is to describe and analyze pedagogical activities in the field of Performing
Arts, in regular education, which seeks to combine theoretical studies and the development of
artistic practice, in a private high school segment, from a subordinated curriculum, to entrance
exams in public universities, in particular, the Serial Assessment Program of the University of
Brasília – PAS/UnB. The research aims to present the school landscape of the Federal District,
affected by neoliberal proposals for education, together with the advance of conservatism and
authoritarianism that affect society in several aspects. As a result of this research, I look to find and
share pedagogical strategies aimed at studying the works proposed by PAS/UnB, with the aim of
providing experiences and meaningful learning for students and that also serve as a form of
resistance and survival of the Performing Arts in the private school environment. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Esta investigación tiene como objetivo describir y analizar las actividades pedagógicas en el campo
de las Artes Escénicas, en la educación regular, que buscan combinar los estudios teóricos y el
desarrollo de la práctica artística, en el segmento de la Escuela Secundaria, en una escuela privada,
a partir de un plan de estudios subordinado a los exámenes de ingreso en universidades públicas,
en particular, el Programa de Evaluación Serial de la Universidad de Brasilia – PAS/UnB. La
investigación busca presentar el panorama escolar del Distrito Federal, afectado por las propuestas
neoliberales para la educación, junto al avance del conservadurismo y autoritarismo que afectan a
la sociedad en varios aspectos. Como resultado de esta investigación, busco encontrar y compartir
estrategias pedagógicas dirigidas al estudio de las obras propuestas por el PAS/UnB, con el objetivo
de proporcionar experiencias y aprendizajes significativos para los estudiantes y que también sirvan
como una forma de resistencia y supervivencia de Las Artes Escénicas en el ámbito de la escuela
privada. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|