Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Chatelard, Daniela Scheinkman | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Letícia Maria Soares | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-17T17:23:03Z | - |
dc.date.available | 2023-07-17T17:23:03Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-12 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Letícia Maria Soares. A musicalidade do sujeito na clínica psicanalítica. 2022. 204 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46132 | - |
dc.description | Tese (doutorado ) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Pretendo abordar neste trabalho a musicalidade do sujeito e sua importância na clínica
psicanalítica. A origem musical precede o próprio sujeito como gozo absoluto e é essencial à
sua constituição. Proponho como musicalidade o sonoro de sua origem que não é extinto ao se
alcançar o mundo da linguagem, que sobrevive soante com seu caráter pulsional. Assim, a
musicalidade da fala diz o que o significante não diz sobre o sujeito. Argumento que a posição,
as formas de gozo e a dinâmica psíquica do sujeito podem ser abordadas pela singularidade
sonora de sua voz, pela forma como se faz audível em seus atos sonoros. Sendo assim, para o
analista a musicalidade deve ter enfoque essencial. Esta pesquisa procura refletir, então, como
o sujeito pode ser tomado na clínica psicanalítica a partir de sua singularidade sonora, entre seu
traço musical e suas dissonâncias. Parto de experiências analíticas e da construção de casos
que me levaram ao que denominei de subversão musical clínica, suplência musical, acústica
analítica, intervenção musical, dentre outras concepções. Rumo à dessubjetivação, proponho
que a análise busca o desensurdecimento do sujeito à sua audível estranheza diante do real. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A musicalidade do sujeito na clínica psicanalítica | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Musicalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Clínica psicanalítica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Voz | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fala | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Paravidini, João Luiz Leitão | - |
dc.description.abstract1 | In this work, I intend to address the musicality of the subject and its importance in the
psychoanalytic clinic. Musical origin precedes the subject himself as absolute jouissance and
is essential to his constitution. I argue that as musicality the sound of its origin that is not
extinguished when reaching the world of language, which survives seamlessly with its
instinctual drive character. Thus, the musicality of speech says what the signifier does not say
about the subject. I believe that the subject's position, forms of jouissance and psychic
dynamics can be approached by the sonorous singularity of his voice, by the way he makes
himself audible in his sound acts. Therefore, for the analyst, musicality must have an essential
focus. Hence, this research seeks to reflect on how the subject can be understood in the
psychoanalytic clinic from his sonorous singularity, between his musical trait and his
dissonances. First, I start from analytical experiences and the construction of cases that led me
to what I called clinical musical subversion, musical supplement, analytical acoustics, musical
intervention, among other conceptions. Towards the desubjectivation, I propose that the
analysis seeks the process of non-deafening of the subject to his audible strangeness before the
real. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | J’ai l’intention d’aborder dans ce travail la musicalité du sujet et son importance dans la
clinique psychanalytique. L’origine musicale précède le propre sujet comme le jouissance
absolue et est essentielle à sa constitution. Je propose comme musicalité, le sonore de son
origine que n’est pas disparu à atteindre le monde du langage, qui survit accroche avec son
caractère pulsionnel. Ainsi, la musicalité de la parole dit que le signifiant ne dit pas sur le sujet.
J’argument que la position, les forms de jouissance et la dynamique psyché du sujet peuvent
être abordés par la singularité sonore de sa voix, pour la forme comme se se fait audible dans
ses actes sonores. Par conséquent, pour l’analyste la musicalité doit avoir l’approche
essentielle. Cette recherche cherche réfletir d’ailleurs, comme le sujet peut être débordé dans
la clinique psychanalytique à partir de sa singularité sonore entre son trait musical et ses
dissonances. Je realise à partir des expériences analytiques et de la construction des cas que
m’ont pris ce que j’ai appelé de subversion musical clinique, remplaçant musicale, acoustique
analytique, intervention musicale, entre autres conceptions. Inclinée à desubjetivación, je
propose que l’analyse cherche la capacité de laisser de rendre sourd du sujet à son audible
étrangeté devant le réel. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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