Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Zoghbi, Ana Carolina Pereira | - |
dc.contributor.author | Morales, João Ricardo | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-13T22:16:27Z | - |
dc.date.available | 2023-07-13T22:16:27Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-29 | - |
dc.identifier.citation | MORALES, João Ricardo. A contrapartida do egresso: uma análise do relacionamento com os alumni e como eles podem contribuir para sua alma mater. 2022. 169 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46112 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Um cenário mundial de redução de investimento público na educação nos últimos
anos vem fazendo com que as universidades voltem seus olhos para alternativas
que possam compensar essa perda, sem comprometimento da qualidade do ensino.
Enquanto no Brasil a aproximação das Instituições de Ensino Superior com seus
egressos tem a preocupação com os possíveis resultados do SINAES e do ENADE
e a consequente redução ou incremento de repasses federais decorrentes destas
avaliações, o resto do mundo começa a seguir o centenário exemplo americano de
relacionamento com seu Alumni, com vistas às oportunidades existentes. Ainda que
os endowments funds sejam a principal forma americana de sustentar a qualidade
de sua educação superior e o comprometimento dos ex-alunos com sua Alma Mater
mantenha os saldos destes fundos na casa dos bilhões de dólares, existem outras
formas dos Alumni colaborarem com suas instituições formadoras, e que poderiam
ser implementadas nas universidades brasileiras. Esta dissertação busca investigar
a importância do relacionamento das universidades com seus egressos. A revisão
bibliográfica traz a importância do Alumni desde os primórdios da universidade
americana até a metade do século XX. Uma bibliometria apresenta o estudo
histórico científico sobre o relacionamento entre as universidades e seus Alumni em
todo o mundo desde 1960 até hoje e a tendência das pesquisas atuais no assunto.
Uma pesquisa sistemática no portal de periódicos CAPES traz estudos e
experiências em todos os continentes sobre como aproveitar a colaboração dos exalunos com sua instituição formadora para conseguir um melhor resultado na
educação, não necessariamente através da arrecadação de fundos. Um estudo dos
portais de egressos nas mais bem classificadas universidades brasileiras faz uma
comparação com as experiências nas melhores instituições americanas e no
mundo, mostrando a diferença de importância dada ao tema entre elas. Por fim,
baseado nas experiências colhidas através dos trabalhos estudados nesta
dissertação, apresenta uma sugestão de “Trilha Básica” para o implemento e
aproveitamento da relação do egresso com sua universidade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A contrapartida do egresso : uma análise do relacionamento com os alumni e como eles podem contribuir para sua alma mater | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidades e faculdades | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alumni | pt_BR |
dc.description.abstract1 | A global scenario of reduced public investment in education in recent years has
made universities turn their attention to alternatives that can compensate for this
loss, without compromising the quality of education. While in Brazil the approximation
of Higher Education Institutions with their graduates is linked to the concern with the
possible reduction or increase of financial transfers resulting from national
assessments on education, the rest of the world is beginning to follow the century-old
American example of relationship with its Alumni targeting to existing opportunities.
Even if endowments funds are the primary American way of sustaining the quality of
their University and the Alumni commitment to their Alma Mater keeps the balances
of these funds around billions of dollars, there are other ways for egress to
collaborate with their institutions, and which could be implemented in Brazilian
universities. This dissertation seeks to investigate the importance of the relationship
between universities and their graduates. The bibliographic review brings the
importance of Alumni from the beginnings of the American university to the midtwentieth century. A bibliometrics presents the historical scientific study of the
relationship between universities and their former students around the world since
1960 and the trend of current research on the subject. A systematic search on the
CAPES journal portal brings studies and experiences from all continents on how to
take advantage of the collaboration of Alumni with their training institution to achieve
a better result in education, not necessarily through fundraising. A study of Alumni
portals in the best Brazilian universities makes a comparison with the experiences in
the best institutions in the world, showing the difference in the importance given to
the theme between them. Finally, based on the experiences collected through the
works studied in this dissertation, it presents a suggestion of “Basic Track” for the
implementation and use of the egress’ relationship with their university. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|