Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/46106
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MarcosBorzukdaFonsecaJunior.pdf3,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Maria Fernanda Nince-
dc.contributor.authorFonseca Júnior, Marcos Borzuk da-
dc.date.accessioned2023-07-13T20:45:30Z-
dc.date.available2023-07-13T20:45:30Z-
dc.date.issued2023-07-13-
dc.date.submitted2022-08-09-
dc.identifier.citationFONSECA JÚNIOR, Marcos Borzuk da. Clube de Ciências Biológicas virtual: implantação e importância no Ensino de Biologia. 2022. 93 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46106-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022.pt_BR
dc.description.abstractOs Clubes de Ciências podem ser espaços de trocas de experiências e de compartilhamento de tecnologias e vivências. O Clube de Ciências Biológicas Virtual (CCBV) é um espaço de educação não formal onde há estímulo a construção de uma mentalidade crítica sobre questões que envolvam o estudo e aprendizagem de Biologia pelos estudantes. Sua implantação se justifica por resultar em um CCBV que seja um espaço de discussões sobre variados temas, participação em eventos e importante na diminuição do déficit de aprendizagem que foi acentuado nos estudantes durante a pandemia de COVID-19. No ensino por investigação o estudante deve ser o protagonista da sua aprendizagem. Para o alcance dessa aprendizagem o objetivo da pesquisa foi analisar desde a implantação até a importância do CCBV em uma escola de ensino médio do Distrito Federal e como isso poderia influenciar na aprendizagem dos estudantes. A coleta de dados da pesquisa foi baseada na utilização de ferramentas da plataforma google, como formulários google, google meet, sala de aula virtual (google classroom) e um questionário tradicional. Os dados da pesquisa foram examinados qualiquantitativamente usando como base o domínio cognitivo da Taxonomia de Bloom. Entre as importantes conclusões o CCBV mostrou importância no ensino e aprendizagem de Biologia e a participação na etapa regional do circuito de ciências das escolas públicas foi motivadora para a aprendizagem por meio da investigação propiciada pela submissão do CCBV a essa etapa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleClube de Ciências Biológicas virtual : implantação e importância no Ensino de Biologiapt_BR
dc.title.alternativeVirtual biological sciences club : implementation and importance in Biology Teachingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Biologiapt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino remotopt_BR
dc.description.abstract1Science Clubs can be spaces for exchanging experiences and sharing technologies and experiences. The Virtual Biological Sciences Club (CCBV) is a non-formal education space where there is encouragement to build a critical mindset on issues involving the study and learning of biology by students. Its implementation is justified as it results in a CCBV that is a space for discussions on various topics, participation in events and important in reducing the learning deficit that was accentuated in students during the COVID-19 pandemic. In inquiry-based teaching, the student must be the protagonist of his own learning. To achieve this learning, the objective of this research was to analyze from the implementation to the importance of CCBV in a high school in the Distrito Federal and how it could influence student learning. The research data collection was based on the use of google platform tools, such as google forms, google meet, virtual classroom (google classroom) and a traditional questionnaire. Research data were qualitatively and quantitatively examined using Bloom's Taxonomy cognitive domain as a basis. Among the important conclusions, the CCBV showed importance in the teaching and learning of biology and the participation in the regional stage of the science circuit of public schools was motivating for learning through the investigation provided by the submission of the CCBV to this stage.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Biológicas (IB)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Biologia Celular (IB CEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.