Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Maria Fernanda Nince | - |
dc.contributor.author | Fonseca Júnior, Marcos Borzuk da | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-13T20:45:30Z | - |
dc.date.available | 2023-07-13T20:45:30Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-09 | - |
dc.identifier.citation | FONSECA JÚNIOR, Marcos Borzuk da. Clube de Ciências Biológicas virtual: implantação e importância no Ensino de Biologia. 2022. 93 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46106 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os Clubes de Ciências podem ser espaços de trocas de experiências e de
compartilhamento de tecnologias e vivências. O Clube de Ciências Biológicas Virtual
(CCBV) é um espaço de educação não formal onde há estímulo a construção de
uma mentalidade crítica sobre questões que envolvam o estudo e aprendizagem de
Biologia pelos estudantes. Sua implantação se justifica por resultar em um CCBV
que seja um espaço de discussões sobre variados temas, participação em eventos e
importante na diminuição do déficit de aprendizagem que foi acentuado nos
estudantes durante a pandemia de COVID-19. No ensino por investigação o
estudante deve ser o protagonista da sua aprendizagem. Para o alcance dessa
aprendizagem o objetivo da pesquisa foi analisar desde a implantação até a
importância do CCBV em uma escola de ensino médio do Distrito Federal e como
isso poderia influenciar na aprendizagem dos estudantes. A coleta de dados da
pesquisa foi baseada na utilização de ferramentas da plataforma google, como
formulários google, google meet, sala de aula virtual (google classroom) e um
questionário tradicional. Os dados da pesquisa foram examinados qualiquantitativamente usando como base o domínio cognitivo da Taxonomia de Bloom.
Entre as importantes conclusões o CCBV mostrou importância no ensino e
aprendizagem de Biologia e a participação na etapa regional do circuito de ciências
das escolas públicas foi motivadora para a aprendizagem por meio da investigação
propiciada pela submissão do CCBV a essa etapa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Clube de Ciências Biológicas virtual : implantação e importância no Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.title.alternative | Virtual biological sciences club : implementation and importance in Biology Teaching | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino remoto | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Science Clubs can be spaces for exchanging experiences and sharing technologies
and experiences. The Virtual Biological Sciences Club (CCBV) is a non-formal
education space where there is encouragement to build a critical mindset on issues
involving the study and learning of biology by students. Its implementation is justified
as it results in a CCBV that is a space for discussions on various topics, participation
in events and important in reducing the learning deficit that was accentuated in
students during the COVID-19 pandemic. In inquiry-based teaching, the student must
be the protagonist of his own learning. To achieve this learning, the objective of this
research was to analyze from the implementation to the importance of CCBV in a
high school in the Distrito Federal and how it could influence student learning. The
research data collection was based on the use of google platform tools, such as
google forms, google meet, virtual classroom (google classroom) and a traditional
questionnaire. Research data were qualitatively and quantitatively examined using
Bloom's Taxonomy cognitive domain as a basis. Among the important conclusions,
the CCBV showed importance in the teaching and learning of biology and the
participation in the regional stage of the science circuit of public schools was
motivating for learning through the investigation provided by the submission of the
CCBV to this stage. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede
Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|