Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Diniz Rojas, Nilda Maria | - |
dc.contributor.author | Freiria, Renata Turbay | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-13T20:25:32Z | - |
dc.date.available | 2023-07-13T20:25:32Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-09 | - |
dc.identifier.citation | FREIRIA, Renata Turbay. Percepções de professores e as diretrizes curriculares para o ensino de evolução na rede pública do Distrito Federal. 2022. 107 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46105 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Biologia Evolutiva é um tema reconhecido como eixo central para o entendimento
da vida na pesquisa acadêmica, o que se reflete também na formação em Ciências
na Educação Básica, a partir do previsto nos documentos norteadores do currículo.
Essa centralidade, no entanto, não se reflete na prática do Ensino de Evolução, sendo
frequentes as dificuldades e obstáculos vivenciados por professores no trabalho do
tema em sala de aula. Esta pesquisa buscou identificar o perfil de 28 participantes,
todos professores de Biologia da rede pública do DF, a partir de suas concepções e
experiências no Ensino de Evolução Biológica (EB). Para tal, fundamentando-se em
análise quali-quantitativa e utilizando Análise Textual Discursiva (ATD), adaptada ao
distanciamento social em função da pandemia Covid 19, foram analisadas as
respostas dos participantes coletadas via formulário online. O cenário em que os
processos de ensino e aprendizagem em EB são construídos no DF é de dificuldades
enfrentadas pelos professores, bem semelhante ao levantado no referencial teórico:
com concepções enraizadas na Síntese Evolutiva, que não consideram aspectos mais
recentes da pesquisa evolutiva e com frequência excluem temas como ecologia e
saúde das abordagens a partir da EB, e práticas que ainda restringem essa
abordagem ao final do ensino médio, de forma isolada e, frequentemente, dependente
dos conteúdos de genética. Também foram verificadas potencialidades e dificuldades
na nova estruturação do Ensino Médio a partir da BNCC para o trabalho com o tema,
bem como o embate com concepções equivocadas, crenças religiosas e dificuldades
conceituais por parte dos estudantes. Os dados foram utilizados para subsidiar
propostas de material para formação continuada dos professores da rede pública do
DF, para capacitação ao enfrentamento dos problemas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Percepções de professores e as diretrizes curriculares para o ensino de evolução na rede pública do Distrito Federal | pt_BR |
dc.title.alternative | Teachers' perceptions and curriculum guidelines for evolution teaching in the public school of the Federal District | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Evolução biológica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Evolutionary Biology is known as a central theme at scientific researches for
understanding life, which is reflected also on the science qualification in Secondary
Education, taking in consideration the guiding documents of the curriculum.This central
position, however, is not reflected at the actual practice of Evolution Education, being
frequent the difficulties and obstacles lived by teachers when teaching the theme in
the classrooms. This research sought to identify the profile of 28 participants, all
teachers of biology in the public system of Federal District (DF), looking for their
misconceptions and experiences in the education of Evolutionary Biology (EB).For
that, based on an analysis both quantitative and qualitative and using “Análise Textual
Discursiva” (ATD), adapted to the social distancing due to the pandemic, the answers
collected from the participants were analyzed through an online survey.The scenario
where the procedures of education and learning in EB are built for the group has its
difficulties, which are very similar to the ones raised on the theoretical background:
with conceptions rooted in the Synthetic Theory of Evoltion, which do not consider
aspects more recent of the evolutionary research and frequently exclude themes like
ecology and health in the EB based approaches.The habit of restricting the approach
endure also in the end of high school, in an isolated way, and, frequently, dependent
of genetic matters.It was also verified potentials and difficulties involving the new
structure of high school from the curriculum (BNCC) for the work with the theme, as
well as the conflict with misconceptions, religious beliefs and conceptual difficulties on
the part of the students.The data were used to substantiate material proposals for the
continued formation of public teachers, capacitating them to face the problems. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede
Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|