Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Veras, Carlos Alberto Gurgel | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Andrew Cantanhede | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-12T22:37:10Z | - |
dc.date.available | 2023-07-12T22:37:10Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-12 | - |
dc.date.submitted | 2022-10-31 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Andrew Cantanhede. Gas engine oxyfuel combustion for combined heat and power applications. 2022. 63 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Mecânicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46090 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A queima de hidrocarbonetos com oxigênio puro (oxyfuel combustion) remete ao
processo de combustão no qual o comburente é, via de regra, uma mistura de oxigênio e CO2.
A técnica permite implementar processos de captura e armazenagem de carbono. Assim,
objetivos principais deste estudo foram avaliar a oxi-combustão aplicada em plantas de
cogeração baseadas em motores a gás. Os motores empregam gás de pirólise de resíduos sólidos
urbanos como combustível. O calor rejeitado pela planta de potência sustenta as reações de
pirólise do substrato sólido. Para tal, foi desenvolvido um modelo matemático e numérico para
analisar o desempenho termoeconômico da planta de cogeração. A presença de dióxido de
carbono nos reagentes reduz a temperatura da mistura após a compressão em aproximadamente
200 K comparado à combustão convencional, permitindo o motor operar com elevadas taxas
compressão, ampliando os limites da detonação. As predições numéricas indicaram eficiência
térmica do motor, operando no modo oxyfuel, sempre superior a 42%, similar a queima do gás
de pirólise com ar atmosférico. A temperatura de descarga do motor predita pelo modelo varia
de 512 a 799 °C na oxicombustão comparada a 962 °C da queima com ar atmosférico, sendo
adequada para sustentar as reações de degradação térmica do combustível derivado de resíduos,
viabilizando a planta de cogeração. Uma planta CHP-CCS produzindo 200 MW de potência
elétrica, a um custo aproximado de 510 milhões de dólares, possui tempo de período de retorno
de investimento em menos de 5 anos, capturando cerca de 1.1 milhões de toneladas de CO2 por
ano. | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Gas engine oxyfuel combustion for combined heat and power applications | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hidrocarbonetos - queima | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motores de combustão interna | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciclo Otto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motores a gás | pt_BR |
dc.subject.keyword | Refuse Derived Fuels (RDF) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The burning of hydrocarbons with pure oxygen – called oxyfuel combustion – refers to
the process of combustion in which the oxidizer is, as a rule, a mixture of oxygen and CO2. This
technique allows the implementation of carbon capture and storage processes. Thus, the main
objectives of this study were to evaluate oxyfuel in cogeneration plants applied to gas engines.
The engines use pyrolysis gases from municipal solid waste as fuel. Heat rejected by the power
plant sustains the pyrolysis reactions of the solid substrate. To this end, a mathematical and
numerical model were developed to analyze the thermoeconomic performance of the
cogeneration plant. It was analyzed the influence of CO2 concentration in oxidizer on engine
exhaust temperature. The presence of carbon dioxide in reactants lowers in-chamber
temperature during compression and power strokes at around 200 K when compared to
conventional air combustion, minimizing knock tendency and allowing engine operation at
higher compression ratios. Numerical predictions pointed a consistent 42% engine’s thermal
efficiency operating on oxyfuel mode, similar to RDF conventional air combustion. Engine’s
exhaust temperature obtained from the model varies from 512 to 799 °C on oxyfuel modes
compared to 962 °C when in Conventional Air Combustion. This temperature level is
appropriate to sustain refuse-derived fuel thermal decay reactions, thus enabling the
cogeneration plant. A simulated CHP-CCS powerplant producing 200 MW electric power
output at an approximate cost of US$ 510 million has a payback period of less than 5 years,
capturing about 1.1 million tons of CO2 per year. | pt_BR |
dc.contributor.email | andrewccardoso@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | - |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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