Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Hartmann, Luciana | - |
dc.contributor.author | Resende, Thais Felizardo | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-12T22:33:24Z | - |
dc.date.available | 2023-07-12T22:33:24Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-12 | - |
dc.date.submitted | 2022-10-06 | - |
dc.identifier.citation | RESENDE, Thais Felizardo. Criabrincos: o despertar do sensível na infância por meio do teatro, música, dança e brincadeiras no ensino não formal - CEU das Artes - Recanto das Emas – DF. 2022. 114 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46087 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente texto analisa o papel da afetividade nas práticas educacionais no âmbito do ensino
não formal de aprendizagem. Constituem o corpus de análise as atividades/oficinas ligadas às
linguagens artísticas em especial às artes cênicas, ministradas por mim, entre 2018 e 2021, na
instituição CEU das Artes/Estação Cidadania-Cultura do Recanto das Emas no Distrito Federal,
que tem a função social de ofertar atividades de arte, esporte, lazer e cultura para a comunidade
em vulnerabilidade social e/ou econômica. Narra a dialética do ofício apontando as dificuldades
e as potencialidades do ensino presencial e remoto/híbrido realizado antes e durante a pandemia.
A pesquisa é orientada metodologicamente pelos pressupostos da “pesquisa guiada pela
prática” e “pesquisa-ação” e é pautada teoricamente por diálogos com Jorge Larrosa, Paulo
Freire, bell hooks, Luciana Hartmann, entre outros pesquisadores da arte e educação. A
finalidade foi refletir sobre os atravessamentos ocorridos neste contexto educacional,
evidenciando a importância da escuta atenta/sensível através das experiências vividas e
adquiridas durante a organização e reorganização do trabalho e suas particularidades,
considerando o afeto, a troca e o amor, fortalecendo a conexão entre Arte, Vida e Educação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Criabrincos : o despertar do sensível na infância por meio do teatro, música, dança e brincadeiras no ensino não formal - CEU das Artes - Recanto das Emas – DF | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino não formal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vulnerabilidade social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Afetividade | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This text analyzes the role of affectivity in educational practices in the context of non-formal
teaching of learning. The corpus of analysis is the activities/workshops linked to artistic
languages, especially the performing arts, taught by me, between 2018 and 2021, at the
institution CEU das Artes/Citizenship-Culture Station of Recanto das Emas in the Federal
District, which has the function of offering art, sport, leisure and cultural activities to the
community in social and/or economic vulnerability. It narrates the dialectic of the craft, pointing
out the difficulties and potential of face-to-face and remote/hybrid teaching carried out before
and during the pandemic. The research is methodologically guided by the assumptions of
“research guided by practice” and “research-action” and is theoretically guided by dialogues
with Jorge Larrosa, Paulo Freire, bell hooks, Luciana Hartmann, among other researchers in art
and education. The purpose was to reflect on the crossings that occurred in this educational
context, highlighting the importance of attentive/sensitive listening through the experiences
lived and acquired during the organization and reorganization of work and its particularities,
considering affection, exchange, and love, strengthening the connection between Art, Life and
Education. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|