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2022_AfonsoWescleydeMedeirosSantos.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSilva, Francisco Thiago-
dc.contributor.authorSantos, Afonso Wescley de Medeiros-
dc.date.accessioned2023-07-07T19:42:01Z-
dc.date.available2023-07-07T19:42:01Z-
dc.date.issued2023-07-07-
dc.date.submitted2022-11-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Afonso Wescley de Medeiros. Currículo integrado e “currículo de transição” na retomada das atividades presenciais: caminhos e possibilidade para o Distrito Federal. 2022. 159 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46035-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractAs relações sociais não serão as mesmas após a pandemia causada pela proliferação do novo Coronavírus no início do ano de 2020. Nesse contexto, a presente pesquisa teve por objetivo analisar e compreender o andamento da materialização do currículo na retomada das atividades presenciais após a fase aguda da referida pandemia em um Centro de Ensino Fundamental na Região Administrativa de Ceilândia, Distrito Federal. Como pressuposto defendeu-se a prática de um possível currículo integrado visando a formação multidimensional dos discentes, conforme previsto documentalmente pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, com ênfase no 3º ciclo/Anos Finais do Ensino Fundamental. A investigação se deu em uma escola pública da Região Administrativa de Ceilândia, Distrito Federal, que atende estudantes do 6º ao 9º do Ensino Fundamental. Como aporte teórico, utilizaram-se como base as ideias de Borges (2015, 2018, 2020), Freitas (2020), Gatti (2020), Jantsch e Bianchetti (1995), Sacritán (2018), Santomé (1998), Silva (2018, 2019, 2020, 2021,2022), Silva e Silva (2021), e outros autores que discorrem sobre as temáticas inventariadas. Tomou-se por base a seguinte indagação orientadora: como está ocorrendo a materialização do currículo na retomada das atividades presenciais devido a suspensão em virtude da pandemia do novo Coronavírus em um Centro de Ensino Fundamental na Região Administrativa de Ceilândia, Distrito Federal? Para atender as necessidades demandadas pelo objeto de estudo, foram adotados os seguintes eixos articuladores: o ensino durante a pandemia, conceituando currículo, o currículo integrado e um currículo integrado e um currículo de “transição” para a retomada das atividades presenciais. Como percurso metodológico, assumiu-se o estudo de caso do tipo único. Como procedimento metodológico complementar adotou-se a análise documental do Currículo em Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal; a proposta político pedagógica da escola; e, a reorganização curricular proposta pela referida Secretaria em 2022. E ainda, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, questionários online e impressos direcionados a supervisores, coordenadores e professores, e observações de reuniões pedagógicas dedicadas ao planejamento das ações escolares. Os dados construídos foram analisados a partir da ótica epistemológica da análise de conteúdo (Bardin 2011). As principais categorias que surgiram no decorrer da pesquisa foram: lista de conteúdos; grade curricular; baixa participação dos estudantes; ausência de acesso à internet e às aulas; indisciplina; interdisciplinar; formação integral; Pedagogia Histórico-Crítica; desconhecimento; e, lacunas de aprendizagem. Como resultados principais, o presente estudo percebeu: a falta de acesso dos estudantes às aulas remotas; a indisciplina; as questões emocionais; a falta de conhecimento tecnológico tanto docente, quanto discente; o quantitativo significativo de estudantes que utilizaram somente do material impresso; a evasão; a infrequência; a baixa participação; e, a devolução das atividades, como fatores que ampliaram ainda mais as lacunas de aprendizagem dos estudantes, em especial, daqueles em situação de maior vulnerabilida social. Nesse viés, na tentativa de minimizar os enormes desafios encontrados, apresentou-se como alternativa a adoação do currículo integrado e do currículo de transição na retomada das atividades presenciais. Para tentar suprir a lacuna evidenciada nas discussões reduzidas do campo curricular dentro do locus escolar, apresentou-se como produto técnico uma proposta de curso de aperfeiçoamento profissional intitulada Currículo: do proposto à prática, que poderá ser ofertada pela própria rede de ensino do Distrito Federal, com carga horária de 180 horas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCurrículo integrado e “currículo de transição” na retomada das atividades presenciais : caminhos e possibilidade para o Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCurrículo educacionalpt_BR
dc.subject.keywordCurrículo integradopt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.keywordCovid-19 - educaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Social relations will not be the same after the pandemic caused by the proliferation of the new coronavirus at the beginning of 2020. In this context, this research aimed to analyze and understand the progress of curriculum materialization in the resumption of face -to -face activities after the acute phase of the pandemic in a elementary school in the administrative region of Ceilândia, Federal District. As an assumption, the practice of an integrated curriculum was defended aiming at the multidimensional formation of the students, as documentary provided by the Federal District Secretary of Education, with emphasis on the 3rd Cycle/Final Years of Elementary School. The investigation took place at a public school in the administrative region of Ceilândia, Federal District, which serves students from 6th to 9th of elementary school. As a theoretical contribution, Borges ideas (2015, 2018, 2020), Freitas (2020), Gatti (2020), Jantsch and Bianchetti (1995), Sacrán (2018), Santomé (1998), Silva (1995), Silva (1998), Silva (1995), Silva (1995), Silva (1998), Silva (1998), Silva (1998), Silva (1998), Silva (1998), Silva (1998), Silva (1998), Silva 2018, 2019, 2020, 2021,2022), Silva e Silva (2021), and other authors who discuss the inventoried themes. The following guiding question was based: How is the materialization of the curriculum in the resumption of face-toface activities due to suspension due to the new coronavirus pandemic in a elementary center in the administrative region of Ceilândia, Federal District? To meet the needs required by the object of study, the following articulating axes were adopted: teaching during the pandemic, conceptualizing curriculum, integrated curriculum and an integrated curriculum and a “transition” curriculum for the resumption of face -to -face activities. As a methodological route, the single type case study was assumed. As a complementary methodological procedure, the documentary analysis of the curriculum in motion of the State Secretariat of Education of the Federal District was adopted; the pedagogical political proposal of the school; And, the curriculum reorganization proposed by that Secretariat in 2022. And also, semi -structured interviews, online questionnaires and printed outsuits directed to supervisors, coordinators and teachers were used, and observations of pedagogical meetings dedicated to the planning of school actions. The data built were analyzed from the epistemological perspective of content analysis (BARDIN 2011). The main categories that emerged throughout the research were: list of contents; curriculum; Low student participation; Lack of internet access and classes; indiscipline; Interdisciplinary; Integral formation; Historical-critical pedagogy; unfamiliarity; and, learning gaps. As main results, the present study realized: the lack of access of students to remote classes; indiscipline; emotional issues; the lack of technological knowledge both teaching and student; The significant amount of students who used only the printed material; the evasion; Infrequency; the low participation; And, the return of activities, as factors that further expanded student learning gaps, especially those in the most social vulnerability. In this bias, in an attempt to minimize the huge challenges found, the adoption of the integrated curriculum and the transition curriculum in the resumption of face-to-face activities was presented as an alternative. To try to supply the gap evidenced in the reduced discussions of the curriculum within the school locus, a technical product proposal entitled Curriculum is presented as a technical product: from the proposed to practice, which can be offered by the Federal District school itself, with a workload of 180 hours.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
UnB - Covid-19

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