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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes, Elisangela Pereira-
dc.contributor.authorAraújo, Lucas Martins de-
dc.contributor.authorAlmeida, Mariza de-
dc.contributor.authorCastellani, Elena-
dc.date.accessioned2023-07-06T14:44:57Z-
dc.date.available2023-07-06T14:44:57Z-
dc.date.issued2022-08-
dc.identifier.citationLOPES, Elisangela Pereira. Estradas vicinais e o escoamento da produção agropecuária: estudo de caso do estado do Mato Grosso. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 60., 2022, Natal. Anais […]. Natal: UFRN, 2022. DOI: 10.29327/sober2022.486726. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/sober2022/486726-estradas-vicinais-e-o-escoamento-da-producao-agropecuaria--estudo-de-caso-do-estado-do-mato-grosso/. Acesso em: 6 jul. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46024-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem por objetivo realizar o levantamento das estradas vicinais de Mato Grosso e classificar os municípios mato-grossenses quanto às prioridades de investimento na recuperação e ampliação das estradas vicinais. Para tanto, é construído o Índice de Vulnerabilidade de Transporte (IVT), em se utiliza dados secundários divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e informações de quilometragem das estradas vicinais. Os resultados apontaram, que o período de colheita de grão do Mato Grosso corresponde ao período de chuvas, indicando que a colheita e o respectivo escoamento ocorrem no momento mais crítico, em que se evidencia o maior volume de chuvas. Com relação ao IVT, a média para o Mato Grosso foi de 0,484. Os municípios com os menores índices estão concentrados nas regiões Centro-Norte, Noroeste e Oeste do Mato Grosso, regiões que se destacam na produção de grãos. Por sua vez, osmunicípios com maiores IVT estão localizados a leste e Sul do Mato Grosso. Destaca-se que a ampliação da malha viária e, sobretudo, a pavimentação das rodovias já existentes são iminentes, visto que as estradas não pavimentadas representam cerca de 77,8% do total da malha viária do Estado do Mato Grosso, maior produtor de grãos do país.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEven 3pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstradas vicinais e o escoamento da produção agropecuária : estudo de caso do estado do Mato Grossopt_BR
dc.title.alternativeRural roads and flow of agricultural production : case study of the state of Mato Grossopt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
dc.subject.keywordEstradas vicinaispt_BR
dc.subject.keywordTransportept_BR
dc.subject.keywordAgropecuáriapt_BR
dc.identifier.doi10.29327/sober2022.486726pt_BR
dc.relation.publisherversionhttps://www.even3.com.br/anais/sober2022/486726-estradas-vicinais-e-o-escoamento-da-producao-agropecuaria--estudo-de-caso-do-estado-do-mato-grosso/pt_BR
dc.description.abstract1The present research goals to carry out a survey of the rural roads of Mato Grosso and classify the municipalities of Mato Grosso in terms of investment priorities in the recovery and expansion of secondary roads. For that, the Transport Vulnerability Index (IVT) is constructed, using secondary data released by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), National Institute of Meteorology (INMET) and mileage information on rural roads. The results showed that the grain harvest period in Mato Grosso corresponds to the rainy season, indicating that the harvest and the respective flow occur at the most critical moment, when the highest volume of rain is evident. With respect to the IVT, the average for Mato Grosso was 0,484. The municipalities with the lowest rates 60º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural – SOBER 08 a 11 de Agosto de 2022 | Natal - RN 2 are concentrated in the Center-North, Northwest and West regions of Mato Grosso, regions that stand out in grain production. In turn, the municipalities with the highest TVI are located to the east and south of Mato Grosso. It is noteworthy that the expansion of the road network and, above all, the paving of existing roads are imminent, since unpaved roads represent about 77,8% of the total road network in the State of Mato Grosso, the largest producer of grains from the country.pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationEsalq/USPpt_BR
dc.contributor.affiliationEsalq/USPpt_BR
dc.contributor.affiliationEsalq/USPpt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
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