Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46013
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_RelatoExperienciaTransicoes.pdf710,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Relato de experiência : transições durante o surto de Covid-19 e o fechamento das escolas infantis
Outros títulos: Experience report : transitions during Covid-19 outbreak and the day care centers closure
Relato de experiencia : transiciones durante el brote de Covid-19 y el cierre de escuelas infantiles
Autor(es): Rengifo Herrera, Francisco José
Mietto, Gabriela Sousa de Melo
Alencar, Ana Carolina Corrêa
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3726-8783
https://orcid.org/0000-0002-9868-4353
https://orcid.org/0000-0003-0037-8428
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto: Covid-19
Educação de crianças
Primeira infância - desenvolvimento
Data de publicação: 12-Dez-2022
Editora: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Referência: RENGIFO HERRERA, Francisco José; MIETTO, Gabriela Sousa de Melo; ALENCAR, Ana Carolina Corrêa. Relato de experiência: transições durante o surto de Covid-19 e o fechamento das escolas infantis. Revista Tempos e Espaços em Educação, S.l., v. 15, n. 34, e18101, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v15i34.18101.
Resumo: O surto de Covid-19 forçou governos de todo o mundo a fechar as escolas. No Brasil, essa circunstância durou quase dois anos devido à gestão errada por parte do governo, marcada por atrasos e falta de políticas públicas. O contexto do surto trouxe desafios para crianças e famílias. Este artigo caracteriza e analisa um questionário para avaliar a percepção de quinze famílias que responderam sobre temas como cuidado, socialização/aprendizagem, alimentação e desenvolvimento da autonomia das crianças de um centro de educação infantil. Os resultados mostram que as famílias enfrentaram dificuldades no convívio e no brincar. As práticas de alimentação e o uso de objetos-utensílios durante as refeições e cuidados apresentaram melhores indicadores. As dificuldades de autonomia, aprendizagem e ansiedade aumentaram. Como conclusão, o impacto das mudanças da pandemia deve ser avaliado, revelando ações que a escola deve realizar no futuro, especialmente nos processos de desenvolvimento/aprendizagem das crianças.
Abstract: Covid-19 outbreak forced the governments around the world to decide schools closure. In Brazil this circumstance lasted almost two years because a government wrong management had been marked by delays and lack implementation of public policies. The outbreak context brought important challenges for children and their families. This paper carried out a characterization and analysis of a questionnaire to assess the perception of fifteen families about care, socialization/learning, feeding and development of autonomy in shared context with children during the pandemic in a public day care center. Results show that families faced difficulties in socializing and playing. Feeding practices and use of objects-utensils during mealtimes and care had better indicators. However, difficulties in autonomy, learning, and anxiety increased. As a conclusion, the impact of pandemic changes must be evaluated, revealing actions that the school will have to carry out in the future, especially on children's development/learning processes.
Resumen: El brote de Covid-19 obligó gobiernos de todo el mundo cerrar las escuelas. En Brasil esta circunstancia duró casi dos años debido a la gestión del gobierno, marcada por retrasos y falta de políticas públicas. El contexto del brote trajo desafíos para niños y familias. Este artículo caracteriza y analiza un cuestionario para evaluar la percepción que quince familias tuvieron sobre cuidado, socialización/aprendizaje, alimentación y desarrollo de la autonomía de los niños durante en una escuela infantil. Los resultados muestran que las familias enfrentaron dificultades para socializar y jugar. Las prácticas de alimentación y el uso de objetos-utensilios durante las comidas y el cuidado tuvieron mejores indicadores. Aumentaron las dificultades en la autonomía, el aprendizaje y la ansiedad. Como conclusión, se debe evaluar el impacto de los cambios de la pandemia, revelando acciones que la escuela deberá realizar en el futuro, especialmente en los procesos de desarrollo/aprendizaje de los niños.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)
Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: (CC BY) This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
DOI: http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v15i34.18101
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins
UnB - Covid-19

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.