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2023_CarlaTerezaPessoadaRochaDantas.pdf5,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBorges, Lívia Freitas Fonseca-
dc.contributor.authorDantas, Carla Tereza Pessoa da Rocha-
dc.date.accessioned2023-06-16T20:38:03Z-
dc.date.available2023-06-16T20:38:03Z-
dc.date.issued2023-06-16-
dc.date.submitted2023-02-16-
dc.identifier.citationDANTAS, Carla Tereza Pessoa da Rocha. Ensino médio e ensino superior: o papel das acoes institucionais e do currículo no processo de integração a vida universitária. 2023. 236 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45969-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente tese está vinculada à linha de pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação - PDCA do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília e filiada ao grupo de pesquisa "Currículo: concepções teóricas e práticas educativas". Nela, analisamos fatores que segundo a literatura podem influenciar o processo de integração à vida universitária (TINTO, 1975; KUH, 2008; BEAN e EATON, 2000; SWAIL, 2003; dentre outros), como as ações institucionais e o currículo de graduação. Após a realização do Estado do Conhecimento (MOROSINI e FERNANDES, 2014), tais fatores foram apontados como lacunas (ROMANOWSKI e ENS, 2006) do campo de pesquisa sobre as questões institucionais. Tal constatação nos conduziu a uma preocupação que está descrita no pressuposto que norteou toda a pesquisa e veio concretizar o seu ineditismo que é “A não participação em ações institucionais de transição para o ensino superior assim como de permanência e um currículo de graduação não centrado no sujeito que aprende podem desempenhar um papel negativo no processo de integração à vida universitária”. A problemática da pesquisa se apoiou na seguinte pergunta: “Qual o papel das ações institucionais de transição para o ensino superior desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF em parceria com a Universidade de Brasília - UnB e das ações institucionais de permanência e do currículo de graduação da Universidade de Brasília - UnB no processo de integração à vida universitária?”. O objetivo geral da pesquisa foi “Analisar o papel das ações institucionais de transição para o ensino superior desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF em parceria com a Universidade de Brasília - UnB e das ações institucionais de permanência e do currículo de graduação da Universidade de Brasília-UnB no processo de integração à vida”. A pesquisa teve abordagem qualitativa e como recorte temporal o período entre o segundo semestre de 2013, semestre no qual foi lançado o primeiro edital de vestibular da Universidade de Brasília que apresentou a opção de ingresso na universidade por cotas sociais (edital nº 1 – 2º vestibular 2013, de 3 de abril de 2013), até o segundo semestre de 2019. Duas instituições foram analisadas, a Universidade de Brasília - UnB por ser a primeira universidade pública federal do país a adotar o sistema de cotas desde 2004 e por apresentar um histórico de uma política de inserção dos egressos do ensino médio público através da ação afirmativa de cotas sociais (PL 73/99) a partir do seu edital de vestibular (edital nº 1 – 2º vestibular 2013, de 3 de abril de 2013) e a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF por formar o maior público de ingressos nos cursos de graduação na UnB. O público da pesquisa foi constituído pelos gestores das duas instituições envolvidas e pelos estudantes ingressantes pelo sistema de cotas sociais na Universidade de Brasília. Como método de pesquisa, utilizamos o Estudo de Caso. As técnicas para a construção de dados foram a análise documental dos PPPs dos CEMs, dos PPCs e dos currículos dos cursos de graduação envolvidos, e dos sites da SEEDF e da UnB (cursos, unidades acadêmicas e administrativas), a entrevista semiestruturada com a Gestão da SEEDF e da UnB e o questionário com os estudantes participantes da pesquisa. Para a análise dos dados, utilizamos a Análise do Conteúdo (BARDIN, 2016). Após as análises, trazemos alguns apontamentos como a importância da instituição refletir sobre a sua cultura institucional e o seu papel dentro da comunidade acadêmica; o desenvolvimento de um projeto de ações de transição para o ensino superior, de permanência e de apoio pedagógico institucionalizado para todos os estudantes desde o primeiro ano (TINTO, 1975, 1986, 1987) e a construção de uma organização curricular da graduação que vá além da sala de aula, que considere a voz do estudante (BERNSTEIN, 1996; ASTIN, 1993; RODRÍGUEZ, 2013; BORGES, 2012; SACRISTÁN, 2017; SWAIL, 2003; GRIGSBY, 2009; TINTO, 2015; ZEPKE, 2015; KUH, 2008; TESSEMA et al., 2012) e que o tenha como centro do processo de ensino e aprendizagem (COULON, 2008).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsino médio e ensino superior : o papel das acoes institucionais e do currículo no processo de integração a vida universitáriapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordCurrículo educacionalpt_BR
dc.subject.keywordVida universitáriapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This thesis is linked to the research line Teaching Profession, Curriculum and Assessment - PDCA of the Graduate Program in Education at the University of Brasilia and affiliated to the research group "Curriculum: theoretical concepts and educational practices". In it, we analyzed factors that according to the literature may influence the process of undergraduate student engagement (TINTO, 1975; KUH, 2008; BEAN and EATON, 2000; SWAIL, 2003; among others), such as institutional actions and the undergraduate curriculum. After building the State of Knowledge (MOROSINI and FERNANDES, 2014), some factors were identified as gaps (ROMANOWSKI and ENS, 2006) in the field of research about institutional issues. This observation led us to a concern that is described in the assumption that guided the research scenario and materialized its originality, which is “If the student does not participate in institutional actions of transition to higher education as well as engagement and the undergraduate curriculum not centered on the subject who learns can play a negative role in the process of student engagement”. The research problem was based on the following question: “What is the role of the institutional actions of transition to higher education developed by the “Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF” in partnership with the University of Brasília - UnB and the institutional engagement actions and the undergraduate curriculum at the University of Brasília - UnB in the process of student engagement?”. The main objective of the research was “Analyze the role of institutional actions for the transition to higher education developed by the “Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF” in partnership with the University of Brasília - UnB and institutional engagement actions and the undergraduate curriculum at the University of Brasília - UnB in the process of student engagement”. The research had a qualitative approach and as a time frame the period between the second semester of 2013, the semester in which the first public notice for the University of Brasília entrance exam was launched, which presented the option of admission to the university by social quotas (public notice nº 1 – 2nd entrance exam 2013, April 3, 2013), until the second half of 2019. Two institutions were analyzed, the University of Brasília - UnB for being the first federal public university in the country to adopt the quota system since 2004 and for presenting a track record of a policy of inclusion of public high school graduates through affirmative action of social quotas (PL 73/99) based on its entrance exam public notice (public notice nº 1 – 2nd entrance exam 2013, of April 3, 2013) and the “Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF” for forming the largest number of admissions to undergraduate courses at UnB. The research public was formed by the staffs of the two institutions involved in the research and by the students who entered through the social quota system at the University of Brasilia. As a research method, we used the Case Study. As the techniques for data construction procedures, we used the document analysis of the Political Pedagogical Projects of the High Schools, the Pedagogical Projects and the curriculum of the undergraduate courses which were involved in the research, and of the SEEDF and UnB websites (courses, academic and administrative units), the semi-structured interview with the staffs of SEEDF and UnB and the questionnaire with the students. For data analysis, we used content analysis (BARDIN, 2016). After the analyses, we brought some notes such as the importance of the institution to reflect on its institutional culture and its role in the academic community; the development of a project of transition and engagement actions to the higher education and an institutionalized pedagogical and academic support for all students since the first year at university (TINTO, 1975, 1986, 1987) and the construction of an undergraduate curriculum organization that goes beyond classroom, which considers the student's voice (BERNSTEIN, 1996; ASTIN, 1993; RODRÍGUEZ, 2013; BORGES, 2012; SACRISTÁN, 2017; SWAIL, 2003; GRIGSBY, 2009; TINTO, 2015; ZEPKE, 2015; KUH, 2008; TESSEMA et al., 2012) and that has the student as the center of the teaching and learning process (COULON, 2008).pt_BR
dc.description.abstract2Esta tesis está vinculada a la línea de investigación Profesión Docente, Currículo y Evaluación - PDCA del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad de Brasilia y afiliada al grupo de investigación "Currículum: conceptos teóricos y prácticas educativas". En él analizamos factores que según la literatura pueden inflenciar el proceso de integración a la vida universitaria (TINTO, 1975; KUH, 2008; BEAN y EATON, 2000; SWAIL, 2003; entre otros), como la institucionalidad acciones y el plan de estudios de graduación. Luego de la realización del Estado del Conocimiento (MOROSINI y FERNANDES, 2014), tales factores fueron identificados como vacíos (ROMANOWSKI y ENS, 2006) en el campo de la investigación sobre temas institucionales. Esta observación nos llevó a una inquietud que se describe en el supuesto que guió toda la investigación y llegó a materializar su originalidad, que es “La no participación en las acciones institucionales de transición a la educación superior así como de permanencia y un currículo de pregrado no centrado sobre el sujeto que aprende puede jugar un papel negativo en el proceso de integración a la vida universitaria”. El problema de investigación se basó en la siguiente pregunta: “¿Cuál es el papel de las acciones institucionales para la transición a la educación superior desarrolladas por la Secretaría de Estado de Educación del Distrito Federal - SEEDF en colaboración con la Universidad de Brasilia - UnB y las acciones institucionales para permanencia y el currículo de graduación de la Universidad de Brasilia - UnB en el proceso de integración a la vida universitaria?”. El objetivo general de la investigación fue “Analizar el papel de las acciones institucionales para la transición a la educación superior desarrolladas por la Secretaría de Estado de Educación del Distrito Federal - SEEDF en alianza con la Universidad de Brasilia - UnB y las acciones institucionales para la permanencia y la currículo de graduación de la Universidad de Brasilia-UnB en el proceso de integración a la vida”. La investigación tuvo un enfoque cualitativo y tuvo como marco de tiempo el período comprendido entre el segundo semestre de 2013, semestre en que se lanzó el primer aviso público para el examen de ingreso a la Universidad de Brasilia, que presentó la opción de admisión a la universidad por cuotas sociales (aviso público nº 1 – 2º examen de ingreso 2013, 3 de abril de 2013), hasta el segundo semestre de 2019. Se analizaron dos instituciones, la Universidad de Brasilia - UnB por ser la primera universidad pública federal del país en adoptar el sistema de cuotas desde 2004 y por presentar una trayectoria de una política de inclusión de bachilleres públicos a través de la acción afirmativa de cuotas sociales (PL 73/99) con base en su convocatoria de examen de ingreso (convocatoria nº 1 – 2º examen de ingreso 2013, de abril 3, 2013) y del Estado de Educación del Distrito Federal - SEEDF por formar el mayor número de admisiones a cursos de pregrado en la UnB. El público de la investigación estuvo constituido por los gestores de las dos instituciones involucradas y por los estudiantes que ingresaron por el sistema de cuota social en la Universidad de Brasilia. Como método de investigación se optó por el Estudio de Caso. Las técnicas de construcción de datos fueron el análisis documental de los Proyectos Políticos Pedagógicos de los Centros de las escuelas secundarias, los Proyectos Pedagógicos de cursos y los planes de estudio de las carreras de grado involucradas, y de los sitios web de la SEEDF y de la UnB (cursos, unidades académicas y administrativas), la entrevista semiestructurada con la SEEDF y UnB y el cuestionario con los estudiantes investigadores. Para el análisis de datos se utilizó el análisis de contenido (BARDIN, 2016). Luego de los análisis, traemos algunos apuntes como la importancia de la institución para reflexionar sobre su cultura institucional y su rol dentro de la comunidad académica; el desarrollo de un proyecto de acciones de transición hacia la educación superior, la permanencia y el acompañamiento pedagógico institucionalizado para todos los estudiantes desde el primer año (TINTO, 1975, 1986, 1987) y la construcción de una organización curricular de pregrado que vaya más allá del aula, que considere la voz (BERNSTEIN, 1996; ASTIN, 1993; RODRÍGUEZ, 2013; BORGES, 2012; SACRISTÁN, 2017; SWAIL, 2003; GRIGSBY, 2009; TINTO, 2015; ZEPKE, 2015; KUH, 2008; TESSEMA et al., 2012) y que lo tiene como centro del proceso de enseñanza y aprendizaje (COULON, 2008).pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
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