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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/45962
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2022_DanieladeSousaOliveiraMeloVeras.pdf1,7 MBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.advisorBiato, Emília Carvalho Leitão-
dc.contributor.authorVeras, Daniela de Sousa Oliveira Melo-
dc.date.accessioned2023-06-15T22:12:55Z-
dc.date.available2023-06-15T22:12:55Z-
dc.date.issued2023-06-15-
dc.date.submitted2022-12-01-
dc.identifier.citationVERAS, Daniela de Sousa Oliveira Melo. Cicatrizes da reprovação: um estudo otobiográfico com estudantes da área de saúde. 2022. 154 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45962-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA tomada do tema da reprovação como um fenômeno que apresenta múltiplos significados e desdobramentos permite a percepção de seus reflexos na escolha profissional e durante a vida. Este estudo tem como objetivo analisar os efeitos da reprovação na vida e nas relações pessoais e profissionais de estudantes da área da saúde da Universidade de Brasília (UnB).O método de pesquisa escolhido para a composição e a análise dos dados se chama Otobiografia. Trata-se de um tipo de abordagem qualitativa que se propõe a ouvir vivências em produções textuais. Os participantes da pesquisa são estudantes da área da saúde que experimentaram a reprovação na tentativa de ingresso na Educação Superior na Universidade de Brasília (UNB), que em algum momento em sua trajetória optaram pelo curso de medicina, mas percorreram caminhos dentro da própria área de saúde na universidade. Os participantes foram convidados a contarem suas histórias com o fenômeno da reprovação para a entrada em seu curso atual. Os resultados foram que os efeitos da reprovação são sentidos de forma singular, alertando para a importância de temas como saúde mental, importância das cotas para políticas de acesso à educação superior e perspectivas que atravessam sonhos, expectativas e realidades. Em conclusão, inferiu-se que a superação de fenômenos como a reprovação requer reconhecimento de uma noção que cada indivíduo produz consigo uma história, evidenciando que muito ainda deve ser pensado, analisado e objeto de reflexão quando se trata de uma temática, multifatorial e complexa, como a reprovação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCicatrizes da reprovação : um estudo otobiográfico com estudantes da área de saúdept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordReprovação escolarpt_BR
dc.subject.keywordVivência escolarpt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Taking the theme of failure as a phenomenon that has multiple meanings and unfoldings allows the perception of its reflexes in the professional choice and during life. This study aims to analyze the effects of failure in the life and in the personal and professional relationships of students in the health area at the University of Brasília (UnB). The research method chosen for the composition and analysis of data is called Otobiography. It is a type of qualitative approach, which proposes to listen to experiences in textual productions. The research participants are students in the health area who have experienced failure in the attempt to enter Higher Education at the University of Brasília (UNB), who at some point in their trajectory opted for the medical course, but followed paths within their own area of university health. Participants were asked to tell their stories with the phenomenon of failing for entry into their current course. The results were that the effects of failure are felt in a unique way, alerting to the importance of topics such as mental health, the importance of quotas for access policies to higher education and perspectives that cross dreams, expectations and realities. In conclusion, it was inferred that the overcoming of phenomena such as failure requires recognition of a notion that each individual produces a story, showing that much still needs to be thought, analyzed and object of reflection when it comes to a multifactorial and complex theme , such as disapproval.pt_BR
dc.contributor.emaildanimelo463@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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