Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45958
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RobertoTanabe.pdf3,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Proposta de um método para inteligência de fontes abertas : valores e princípios para uma atividade ética e profissional
Autor(es): Tanabe, Roberto
E-mail do autor: rtanabe@gmail.com
Orientador(es): Albuquerque, Robson de Oliveira
Coorientador(es): Silva Filho, Demétrio Antônio da
Assunto: Inteligência de fontes abertas
Fontes abertas
Inteligência
Data de publicação: 15-Jun-2023
Referência: TANABE, Roberto. Proposta de um método para inteligência de fontes abertas: valores e princípios para uma atividade ética e profissional. 2022. xi, 64 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A Inteligência de fontes abertas (OSINT) tem sido definida na literatura de várias maneiras diferentes. Não há consenso sobre o assunto dada a variedade de tipos de informações, usos, métodos e técnicas envolvidas. Para a comunidade de Inteligência, ela é reconhecida, principalmente, como uma disciplina de coleta com foco em fontes abertas. Para os praticantes de OSINT, há uma forte associação do termo com ferramentas. A comunidade científica, no que lhe concerne, tenta aproximar o conceito de OSINT das técnicas e métodos especializados, não apenas no panorama da coleta, mas também na análise. Considerando estes aspectos, o objetivo desta dissertação é propor um método que aproxime OSINT de uma atividade profissional suportada por valores, princípios e técnicas especializadas. O conceito de OSINT, neste sentido, está mais orientado para um fluxo de trabalho que descreve como os requisitos definidos por um usuário são atendidos para assessorar um processo de tomada de decisão. Dessa forma, OSINT como um método é orientada por um conjunto de princípios que orienta um padrão de comportamento baseado na ética e em uma metodologia que pretende atingir um desempenho profissional. Este comportamento é sustentado por valores que são padrões morais em benefício da sociedade. Com estes pressupostos em mente, este trabalho posiciona o OSINT no ciclo de Inteligência e apresenta os princípios que a apoiam como disciplina, amplia o escopo do que a literatura de referência apresenta como ferramentas de OSINT, e fornece argumentação para que a função de coleta tenha a mesma atenção dada à análise. Os resultados demonstram que: os princípios encontrados na literatura de referência não são suficientes e precisam de outros norteadores como a prevenção de burnout, a flexibilidade e a prontidão; ao contrário do que se costuma associar, as disciplinas de coleta também são de processamento e análise, e OSINT não deve ser a primeira fonte de coleta, mas sim o arquivo interno de cada organização; o problema da sustentabilidade das ferramentas pode ser minimizado com critérios objetivos de segurança, confiabilidade e legalidade; é preciso reconhecer a importância de coletores de Inteligência assim como é feito com os analistas; e que o método proposto organiza a execução de OSINT dentro de um ciclo de Inteligência que considera múltiplas fontes.
Abstract: Open Source Intelligence (OSINT) has been defined in the literature in several different ways. There is no consensus on the subject, given the variety of information types, uses, methods, and techniques involved. To the Intelligence community, it is primarily recognized as a collection discipline with a focus on opensources. For OSINT practitioners, there is a strong association of the term with tools. The scientific community, in turn, tries to bring the OSINT concept closer to specialized techniques and methods, not only in the collection landscape, but also in analysis. Considering these aspects, the aim of this dissertation is to bring the practice of OSINT closer to specific methods supported by specialized values, principles and techniques. The concept of OSINT, in this sense is more oriented towards a workflow that describes how user-defined requirements are met to assist a decision-making process. Thus, OSINT as a method is guided by a set of principles that drives a pattern of behavior based on ethics and a methodology that aims to achieve professional performance. This behavior is underpinned by values that are moral standards for the benefit of society. With these assumptions in mind, this work places OSINT in the intelligence cycle and presents the principles that support it as a discipline, expands the scope of what the reference literature presents as OSINT tools, and provides argumentation for giving the collection function the same attention given to analysis. The results show that: the principles found in the reference literature are not sufficient and need other guideposts such as burnout prevention, flexibility and readiness; contrary to what is usually associated, collection disciplines are also processing and analysis disciplines, and OSINT should not be the first collection source, but rather the internal archive of each organization; the problem of tool sustainability can be minimized with objective criteria of security, reliability and legality; the importance of Intelligence collectors must be recognized just as it is done with analysts; and that the proposed method organizes OSINT execution within an Intelligence cycle that considers multiple sources.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Elétrica (FT ENE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Mestrado Profissional
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.