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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoraes, Richardson Thomas da Silva-
dc.contributor.authorRibeiro, Ana Amélia de Paula Moura-
dc.date.accessioned2023-06-01T12:13:41Z-
dc.date.available2023-06-01T12:13:41Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMORAES, Richardson Thomas da Silva; RIBEIRO, Ana Amélia de Paula Moura. Vale do São Patrício: prelúdio e inconsistências à beira da estrada das onças. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO, 6., 2021, Brasília. Anais [...]. Brasília: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, 2021. p. 1796-1812. Disponível em: http://enanparq2020.com.br/wp-content/uploads/2021/11/14-07_-EIXO-3_-DIAGRAMAC%CC%A7A%CC%83O-ENANPARQ-FN-2.pdf. Acesso em: 31 maio 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45928-
dc.description.abstractEsse artigo, integrante de um estudo mais aprofundado e em desenvolvimento a respeito da Marcha para o Oeste (1938), traz um vislumbre da conformação da região compreendida como Vale do São Patrício, em Goiás. A pesquisa parte de fontes primárias pesquisadas em arquivos das cidades componentes da região e de literatura específica, contudo, fragmentada, com intuito de reunir tais dados, revelar os antecedentes, os anos preliminares, suas inconsistências e modernidades desenvolvidas à beira da conhecida popularmente como Estrada das Onças (atual BR-153). Desenvolvida a partir da Colônia Agrícola Nacional de Goiás (CANG) no ano de 1941, a região compreendida como Vale do São Patrício atraiu grandes levas de lavradores, progredindo a ocupação das terras do centro goiano, e propagando os ideais de desenvolvimentismo e integração nacional da época, compondo-se de cidades novas e de uma hierarquia urbana e social codependentes. Além disso, nela se destaca a atuação de Bernardo Sayão, engenheiro agrônomo e administrador da CANG, uma figura intrínseca à memória do Brasil Central, de forma até mitológica, como também à rodovia Belém/Brasília.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleVale do São Patrício : prelúdio e inconsistências à beira da estrada das onçaspt_BR
dc.title.alternativeSaint Patrick Valley : prelude and inconsistencies on jaguar’s roadsidept_BR
dc.title.alternativeValle de San Patricio : preludio y inconsistencia al borde de la carretera del jaguarpt_BR
dc.typeTrabalhopt_BR
dc.subject.keywordVale do São Patrício (GO)pt_BR
dc.subject.keywordCidades e vilaspt_BR
dc.subject.keywordUrbanismopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida pelo autor RichardsonThomas da Silva Moraes a Biblioteca Central da Universidade de Brasília para disponibilizar a obra, gratuitamente, de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.pt_BR
dc.description.abstract1This article, part of a further and in progress study about the March to the West (1938), provides a glimpse of the conformation of the region comprehended as Saint Patrick Valley, in Goiás. The resource begins from primary sources that were surveyed in files from the component cities of the zone and fragmented specific literature, in order to gather data, reveal the background, the preliminary years, its inconsistencies and modernities developed on the side of the popular known as Jaguar Road (current BR-153). Developed from Goiás’ National Agricultural Colony (CANG) in 1941, the region comprehended as Saint Patrick Valley attracted large waves of farmers, progressing land occupation in goiano center, disseminating the ideals of developmentalism and national integration of this time, composed by new cities and a new codependent social and urban hierarchy. Moreover, in it, the performance of the agronomist and administrator of CANG, Bernando Sayão, stands out. He is an intrinsic figure to the memory of Brazilian central, even mythologically, and to the highway Belém/Brasília.pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.contributor.affiliationCentro Universitário de Anápolis e da Universidade Estadual de Goiáspt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-
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