Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45917
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LeonardoCarlosdeOliveiraPinto.pdf2,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Uso de jogos sobre macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores de qualidade da água no Ensino de Biologia
Outros títulos: Use of games on benthonic macroinvertebrates as water quality bioindicators in Biology teaching
Autor(es): Pinto, Leonardo Carlos de Oliveira
E-mail do autor: leocarlos08@hotmail.com
Orientador(es): Silva, Maria Júlia Martins
Assunto: Jogos educativos
Ensino investigativo
Invertebrado
Indicadores (Biologia)
Data de publicação: 30-Mai-2023
Referência: PINTO, Leonardo Carlos de Oliveira. Uso de jogos sobre macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores de qualidade da água no Ensino de Biologia. 2022. 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O conhecimento científico está sendo popularizado na sociedade contemporânea como resultado do desenvolvimento tecnológico e científico, obtido nas últimas décadas. Com a incorporação desses conhecimentos ao cotidiano social, surge a necessidade de conhecer e compreender conceitos acadêmicos bem como empregá-los na resolução de problemas. Para desempenhar essa importante função, o ensino investigativo em Biologia requer práticas pedagógicas que despertem o interesse, a curiosidade, a participação e a autonomia dos estudantes, de forma prazerosa e que estejam contextualizadas com suas vivências. Os estudantes se deparam com várias situações e problemas envolvendo, direta ou indiretamente os recursos naturais, e na maioria das vezes não despertam o interesse em propor e executar possíveis soluções. Essa temática apresenta grande complexidade nos aspectos mencionados, abordados geralmente, pelas escolas por meio de práticas de ensino tradicionais que não instigam a participação dos estudantes. Perante a necessidade de diversificar as estratégias de ensino em Biologia, o projeto objetivou produzir jogos pedagógicos e aplicá-los como subsídio de percepção da aprendizagem dos estudantes sobre macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores de qualidade de água. Foi desenvolvido com 28 estudantes da terceira série do Ensino Médio do Centro de Ensino em Período Integral Osório Raimundo de Lima, situado no município de Iporá – GO. Sua prática metodológica consiste em pesquisa bibliográfica, produção e utilização de jogos pedagógicos somados à obtenção de dados por meio da aplicação de um questionário. Como resultado final foram desenvolvidos materiais didaticos concretos na forma de jogos, com diferentes regras e design, como resultado da utilização de metodologias ativas, da sequência didática e consequentemente, aquisição dos objetivos esperados.
Abstract: Scientific knowledge is being popularized in contemporary society because of technological and scientific development obtained in recent decades. With the incorporation of this knowledge into social daily life, the need to know and understand academic concepts and use them in problem-solving arises. To perform this important function, investigative teaching in Biology requires pedagogical practices that arouse the interest, curiosity, participation, and autonomy of students, pleasant and that are contextualized with their experiences. Students are faced with several problem situations involving, directly or indirectly, natural resources and most of the time they do not arouse interest in proposing and executing possible solutions. This theme is highly complex and is generally addressed by schools through traditional teaching practices that do not encourage student participation.Faced with the need to diversify teaching strategies in Biology, the project aimed to produce pedagogical games and apply them as a subsidy for the perception of students' learning about benthic macroinvertebrates as bioindicatorsof water quality. It was developed with 28 students from the third grade of high school attheOsório RaimundodeLima Full-TimeTeaching Center, located in the city of Iporá - GO. Its methodological practice consists of bibliographic research, production and use of pedagogical games and data collection through the application of a questionnaire. As a final result, concrete didactic materials were developed in the form of games, with different rules and design, as a result of the use of active methodologies, the didactic sequence and consequently acquisition of the expected objectives.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.