Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/45909
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Pedro Augusto do-
dc.contributor.authorSilva, Carolina Pescatori Candido da-
dc.contributor.authorCruz, Luciana Saboia Fonseca-
dc.date.accessioned2023-05-25T15:45:07Z-
dc.date.available2023-05-25T15:45:07Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Pedro Augusto do; PESCATORI, Carolina; CRUZ, Luciana Saboia Fonseca. Unidade de vizinhança: o lugar da escola na paisagem urbana de Brasília. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR, 19., Blumenau - SC, 2022. Anais [...]. Blumenau - SC: ANPUR, 2022. Disponível em: https://www.sisgeenco.com.br/anais/enanpur/2022/arquivos/GT1_SEM_290_560_20211215173041.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45909-
dc.description.abstractA proposta de unidade de vizinhança - UV, de Clarence Perry, reverbera e continua sendo aplicada em projetos urbanísticos. Investigamos nesse artigo o papel das escolas primárias públicas na paisagem, na construção, na ocupação e no uso de dois bairros em Brasília: Plano Piloto e Ceilândia, ambos projetados sob o princípio da UV, para diferentes públicos, no contexto da criação da nova Capital. A pesquisa está dividida em duas partes, uma iconográfica – em que analisamos plantas, relatórios e fotografias – e a segunda estatística censitária – em que processamos e analisamos os dados do cadastro de matrículas da rede pública de ensino de Brasília. Constatamos que as escolas tiveram um papel central no projeto e na implantação desses dois bairros, que estudar perto de casa, dentro de uma distância ativa, é uma realidade para 64% dos alunos que moram na Ceilândia e que um terço dos alunos matriculados no Plano Piloto viajam mais de 27 km diariamente para chegar até a escola.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherANPURpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUnidade de vizinhança : o lugar da escola na paisagem urbana de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalhopt_BR
dc.subject.keywordPaisagempt_BR
dc.subject.keywordDispersão urbanapt_BR
dc.subject.keywordUnidade de vizinhançapt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicaspt_BR
dc.subject.keywordBrasília (DF)pt_BR
dc.relation.publisherversionhttps://www.sisgeenco.com.br/anais/enanpur/2022/arquivos/GT1_SEM_290_560_20211215173041.pdfpt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.