Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Martins, Gisele | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Nayara dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-11T19:42:34Z | - |
dc.date.available | 2023-05-11T19:42:34Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-11 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-04 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Nayara dos Santos. Cuidado urológico infantil direcionado para Enfermagem na Atenção Primária à Saúde: desenvolvimento de protótipo da iniciativa CUIDE. 2022. 223 f., il. Tese (Doutorado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45861 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A ocorrência dos sintomas urinários na infância pode estar relacionada à
significativo constrangimento emocional e comprometimento da qualidade de vida. Para
tanto, o enfermeiro precisa conseguir captar em profundidade a experiência da criança
com sintomas urinários e de sua família para propor intervenções efetivas e sensíveis,
visto ser uma temática rodeada de estigmas. Neste contexto, destaca-se a importância da
Enfermagem de Prática Avançada enquanto conhecimento especializado, com habilidade
para a tomada de decisão complexa e competências clínicas necessárias para a prática
expandida. E a Atenção Primária à Saúde enquanto espaço promissor tanto para a atuação
do enfermeiro com o escopo de enfermagem de prática avançada quanto para a
abordagem dos sintomas urológicos, sobretudo vinculando-se à técnica conservadora de
uroterapia padrão como primeira linha de cuidado. Objetivo: Desenvolver por meio do
Design Thinking o protótipo de uma iniciativa de qualificação de profissionais de
enfermagem para a atuação na promoção saúde urológica infantil no contexto de
Enfermagem de Prática Avançada no âmbito da Atenção Primária à Saúde, empregando
a filosofia Strengths-based nursing and healthcare; e Propor o protótipo do curso de
extensão, na modalidade online, direcionado a estudantes de enfermagem, com a
aplicação das etapas de Design Instrucional, baseando-se na Teoria do Manejo dos
Sintomas, e usando a técnica Digital Storytelling. Método: Trata-se de um estudo de
produção tecnológica, com enfoque qualitativo do tipo descritivo para o desenvolvimento
de protótipo operacionalizado em duas fases. Fase 1: desenvolvimento do protótipo da
iniciativa CUIDE. Fase 2: elaboração do protótipo do curso de extensão CUIDE+e.
Resultados: Na fase 1, a etapa de compreensão do problema baseou-se no levantamento
de bibliografia nacional e internacional que apontou para a necessidade de qualificação
dos enfermeiros na temática investigada; a etapa de projetar soluções utilizou-se da
técnica brainstorming que formulou como solução a iniciativa CUIDE; a etapa de
prototipar consistiu no desenvolvimento do objetivo e metas da iniciativa, vinculando a
filosofia Strengths-based nursing and healthcare no contexto do cuidado urológico
infantil; por fim, a etapa de implementar a melhor solução consistiu no detalhamento da
iniciativa CUIDE elegendo-se a atividade de desenvolver o protótipo do curso de
extensão online como a melhor solução a ser implementada. Na fase 2, para a análise
realizou-se a identificação das necessidades de aprendizagem a partir da condução de um
Grupo Focal com 14 estudantes de enfermagem analisado com a técnica da análise
temática. No design elaborou-se o delineamento do curso; e, por fim, no desenvolvimento
elaborou-se o detalhamento do curso. Considerações finais: A iniciativa CUIDE foi
desenvolvida como solução inovadora tanto para a qualificação do enfermeiro no
contexto de urologia infantil quanto para o desenvolvimento de competências de
Enfermagem de Prática Avançada, de modo a impulsionar estes papeis no contexto de
Atenção Primária à Saúde. Com o curso de extensão, espera-se a promoção do
conhecimento e desenvolvimento da habilidade de empatia, compreensão ampliada da
experiência dos sintomas urinários e intestinais na infância e o letramento digital em
estudantes de graduação em enfermagem, com vistas a fortalecer a futura prática
profissional no contexto de saúde urológica infantil. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Cuidado urológico infantil direcionado para Enfermagem na Atenção Primária à Saúde : desenvolvimento de protótipo da iniciativa CUIDE | pt_BR |
dc.title.alternative | Chilhood Urological care directed to nursing in the Primary Health Care : prototype development of the CUIDE initiative | pt_BR |
dc.title.alternative | Atención urológica infantil dirigida a enfermería en atención primaria de salud : desarrollo de un prototipo de la iniciativa CUIDE | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sintomas do trato urinário inferior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - saúde e higiene | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atenção primária à saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prática avançada de Enfermagem | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Amaro, Rosana | - |
dc.description.abstract1 | Introduction: The occurrence of urinary symptoms in childhood may be related to
significant emotional embarrassment and impaired quality of life. Therefore, nurses need
to be able to capture in depth the experience of children with urinary symptoms and their
families and propose effective and sensitive interventions, since it is a theme surrounded
by stigmas. In this context, the importance of advanced practice nursing is highlighted as
specialized knowledge, with the ability to make complex decisions and clinical skills
necessary for expanded practice. And primary health care as a promising space for both
the nurse's performance with the scope of advanced practice nursing and for the approach
of urological symptoms, especially linked to the conservative technique of standard
urotherapy as the first line of care. Objective: Develop, through Design Thinking, the
prototype of an initiative to qualify nursing professionals to work in the promotion of
children's urological health in the context of Advanced Practice Nursing within the scope
of Primary Health Care, employing the philosophy Strengths-based nursing and
healthcare: The “CUIDE” initiative; and Propose the prototype of the extension course,
in the online modality, aimed at nursing students, with the application of Instructional
Design strategies, based on the Theory of Symptom Management using the Digital
Storytelling technique. Method: It is a study of technological production with a
qualitative approach of the descriptive type for the development of a prototype
operationalized in two phases. Phase 1: development of the prototype of the CUIDE
initiative. Phase 2: elaboration of the prototype of the CUIDE+e extension course.
Results: In phase 1, the stage of understanding the problem was based on the survey of
national and international bibliography that pointed to the need to qualify nurses for the
specific theme; the stage of designing solutions used the brainstorming technique that
formulated the CUIDE initiative as a solution; the prototyping stage consisted of
developing the objective and goals of the initiative, as well as linking the Strengths-based
nursing and healthcare philosophy to the context of child urological care; Finally, the
stage of implementing the best solution consisted of detailing the CUIDE initiative,
choosing the activity of developing the prototype of the online extension course as the
best solution to be implemented. In phase 2, for the analysis, learning needs were
identified based on conducting a Focus Group with 14 nursing students analyzed using
the thematic analysis technique. In design, the outline of the course was elaborated; and,
finally, in the development, the details of the course were elaborated. Conclusion: The
CUIDE initiative was developed as an innovative solution both for the qualification of
nurses in the context of child urology and for the development of advanced practice
nursing skills in order to promote these roles in the context of primary health care. The
extension course is expected to promote knowledge and development of empathy skills,
expanded understanding of the experience of urinary and intestinal symptoms and digital
literacy in undergraduate nursing students with a view to strengthening future
professional practice in the health context. pediatric urology. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Introducción: La aparición de síntomas urinarios en la infancia puede estar relacionada
con una vergüenza emocional significativa y una calidad de vida deteriorada. Por lo tanto,
los enfermeros necesitan poder captar en profundidad la experiencia de los niños con
síntomas urinarios y sus familias y proponer intervenciones eficaces y sensibles, ya que
es un tema rodeado de estigmas. En este contexto, se destaca la importancia de la
enfermería de práctica avanzada como conocimiento especializado, con capacidad para
tomar decisiones complejas y habilidades clínicas necesarias para la práctica ampliada. Y
la atención primaria de salud como un espacio promisorio tanto para la actuación del
enfermero con el ámbito de la enfermería de práctica avanzada como para el abordaje de
los síntomas urológicos, especialmente vinculados a la técnica conservadora de la
uroterapia estándar como primera línea de atención. Objetivo: Desarrollar, a través del
Design Thinking, el prototipo de una iniciativa para la capacitación de profesionales de
enfermería para actuar en la promoción de la salud urológica del niño en el contexto de
la Enfermería de Práctica Avanzada en el ámbito de la Atención Primaria de Salud,
empleando la filosofía de enfermería y salud basada en Fortalezas; y Proponer el prototipo
del curso de extensión, en la modalidad en línea, dirigido a estudiantes de enfermería, con
la aplicación de estrategias de Diseño Instruccional, basado en la Teoría del Manejo de
Síntomas utilizando la técnica de Narración Digital. Método: Es un estudio de producción
tecnológica con enfoque cualitativo de tipo descriptivo para el desarrollo de un prototipo
operacionalizado en dos fases. Fase 1: desarrollo del prototipo de la iniciativa CUIDE.
Fase 2: elaboración del prototipo del curso de extensión CUIDE+e. Resultados: En la
fase 1, la etapa de comprensión del problema se basó en el levantamiento de bibliografía
nacional e internacional que apuntaba a la necesidad de capacitar a los enfermeros para
el tema específico; la etapa de diseño de soluciones utilizó la técnica de lluvia de ideas
que formuló la iniciativa CUIDE como solución; la etapa de prototipado consistió en
desarrollar el objetivo y metas de la iniciativa, así como vincular la filosofía de enfermería
y atención basada en Fortalezas al contexto de la atención urológica infantil; finalmente,
la etapa de implementación de la mejor solución consistió en detallar la iniciativa CUIDE,
eligiendo la actividad de desarrollo del prototipo del curso de extensión en línea como la
mejor solución a implementar. En la fase 2, para el análisis, se identificaron necesidades
de aprendizaje a partir de la realización de un Grupo Focal con 14 estudiantes de
enfermería analizados mediante la técnica de análisis temático. En diseño se elaboró el
esquema del curso; y, finalmente, en el desarrollo se elaboraron los detalles del curso.
Conclusión: La iniciativa CUIDE se desarrolló como una solución innovadora tanto para
la cualificación de enfermeras en el contexto de la urología infantil como para el
desarrollo de habilidades de enfermería de práctica avanzada con el fin de promover estos
roles en el contexto de la atención primaria de salud. Se espera que el curso de extensión
promueva el conocimiento y desarrollo de habilidades de empatía, comprensión ampliada
de la experiencia de los síntomas urinarios e intestinales y alfabetización digital en
estudiantes de pregrado en enfermería con miras a fortalecer la futura práctica profesional
en el contexto de la salud urología pediátrica. | pt_BR |
dc.contributor.email | nsrodrigues94@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Enfermagem (FS ENF) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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