Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/45854
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_ÉricaSantanaSilveiraNery.pdf15,77 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSá, Antônio Villar Marques de-
dc.contributor.authorNery, Erica Santana Silveira-
dc.date.accessioned2023-05-08T21:08:31Z-
dc.date.available2023-05-08T21:08:31Z-
dc.date.issued2023-05-08-
dc.date.submitted2021-07-05-
dc.identifier.citationNERY, Erica Santana Silveira. A Teoria das Situações Didáticas e a inclusão de estudantes com deficiência visual nos processos de ensino e aprendizagem do conceito de função mediados por um recurso lúdico. 2021. 288 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45854-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo investigar as potencialidades e limitações da Teoria das Situações Didáticas para a inclusão de estudantes com deficiência visual nos processos de ensino e aprendizagem do conceito de função mediados por um recurso lúdico. Para isto, utilizamos, como fundamentação teórica, os pressupostos da Teoria das Situações Didática (TSD), proposta por Brousseau (1986, 1995, 1997, 1998, 2002), bem como a compreensão da ludicidade, inclusão e acessibilidade, sendo este último, um conceito transversal, para a construção do material didático denominado Caça ao tesouro, o qual possibilitou o estudo do conceito de função. O jogo Caça ao tesouro é composto por materiais e uma sequência didática, a qual foi construída com fundamentos na Engenharia Didática proposta por Artigue (1995, 1996) e envolveu as seguintes fases: análise preliminar; concepção e análise a priori; experimentação e, por último, análise e avaliação a posteriori. No contexto da fase de experimentação, realizamos a aplicação de duas versões do material didático em um colégio público do Distrito Federal que possuía estudantes com deficiência visual dentre os videntes e contamos com a participação tanto dos estudantes quanto dos professores da sala de recursos e da sala de aula regular que os atendiam, além de avaliações de materiais específicos por estudantes partícipes da experimentação da primeira versão do jogo e do Ensino Superior de uma instituição pública federal. Uma limitação que a TSD apresentou na elaboração da sequência didática se referiu ao processo de adaptação do estudante ao milieu, a princípio, isso feria os pressupostos da educação inclusiva que defendemos. Por este motivo, buscamos construir um milieu acessível que fosse ao encontro das necessidades que os estudantes possuíam e não o contrário. Assim, essa limitação acabou contribuindo para que pudéssemos aprofundar a releitura da TSD, pautando-nos na acessibilidade para dispensar a adaptabilidade. Destarte, os resultados apontaram a possibilidade de utilizar a TSD em uma perspectiva inclusiva, tendo como cerne a construção de um milieu acessível, pautado na valorização e ampliação dos canais de percepção, superando- se, portanto, o visocentrismo que permeia os processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Asseveramos que essa ampliação dos canais de percepção pode favorecer não apenas os estudantes com deficiência visual, mas todos os demais estudantes da sala de aula regular, tendo em vista, que o conceito de função envolve outros conhecimentos matemáticos e que este pode ainda ser considerado algo abstrato para os estudantes, a manipulação e o tocar nos materiais para construir tabelas e gráficos e, a partir disso, representar as informações algebricamente, como forma de sintetizar as informações, pode favorecer a construção de um contexto inclusivo. Ademais, a teoria dos jogos, atrelada à TSD e à inclusão pode contribuir para a vivência da fase adidática da situação didática, isso por auxiliar na autonomia e, por conseguinte, na ação, formulação de hipóteses, comprovação dos resultados e construção de novos conceitos matemáticos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA Teoria das Situações Didáticas e a inclusão de estudantes com deficiência visual nos processos de ensino e aprendizagem do conceito de função mediados por um recurso lúdicopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordAcessibilidadept_BR
dc.subject.keywordTeoria das Situações Didáticaspt_BR
dc.subject.keywordLudicidadept_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiência visual - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordBaixa-visãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The objective of this study was to investigate the potentials and limitations of the Theory of Didactic Situations for the inclusion of students with visual impairment in the teaching and learning processes of the concept of function mediated by a playful resource. The theoretical basis of the Theory of Didactical Situations Theory (TDS) proposed by Brousseau (1986, 1995, 1997, 1998, 2002) was used together with the concepts of playfulness, inclusion and accessibility. Accessibility is a transversal concept which was used in the development of the “Treasure Hunt”, a didactic material used to facilitate the understanding of the concept of function. The Treasure Hunt game is composed by a didactic sequence and materials, which were created using the Didactic Engineering proposed by Artigue (1995, 1996). The game was developed in the following steps: preliminary analysis; prior conception and analysis; experimentation and posterior analysis and evaluation. In the experimental phase, two versions of the didactic material were applied in a public school in the Federal District with visually impaired students and sighted students. In this step both visually impaired and sighted students and the teachers from the resource classroom and regular classroom participated. Evaluations of specific materials were also carried out by the students participating of the experimental phase and by higher education students from a public federal institution. One of the limitations of TDS in the development of the didactic sequence was related to the process of adaptation of the student to the milieu, which was opposed to the basis of inclusive education defended in this work. In this sense, it was necessary to build an accessible milieu that would meet the student's needs and not the other way around. In view of this limitation, a deeper reinterpretation of the TDS was necessary, based on accessibility and not adaptability. The results show that it is possible to use TDS from an inclusive perspective, centered on the development of an accessible milieu, valuing the expansion of sensory channels and overcoming the ocularcentrism that permeates the teaching and learning processes in mathematics. Broadened sensory channels favor not only the visually impaired students, but all other students in the regular classroom, especially considering the understanding of the concept of function, which demands other mathematical knowledge and is an abstract concept for students. Therefore, when students touch and handle the materials to build tables and graphs, create algebraic representations and synthesize information, they favor the construction of an inclusive context. Furthermore, the game theory allied to TDS and inclusion may help the experience of the a-didactic phase of the didactic situation. In turn, this contributes with autonomy, action, formulation of hypotheses, result checking and the construction of new mathematical concepts.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/45854/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.