DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Sá, Antônio Villar Marques de | - |
dc.contributor.author | Nery, Erica Santana Silveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-08T21:08:31Z | - |
dc.date.available | 2023-05-08T21:08:31Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-08 | - |
dc.date.submitted | 2021-07-05 | - |
dc.identifier.citation | NERY, Erica Santana Silveira. A Teoria das Situações Didáticas e a inclusão de estudantes com deficiência visual nos processos de ensino e aprendizagem do conceito de função mediados por um recurso lúdico. 2021. 288 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45854 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por objetivo investigar as potencialidades e limitações da Teoria das Situações
Didáticas para a inclusão de estudantes com deficiência visual nos processos de ensino e
aprendizagem do conceito de função mediados por um recurso lúdico. Para isto, utilizamos, como
fundamentação teórica, os pressupostos da Teoria das Situações Didática (TSD), proposta por
Brousseau (1986, 1995, 1997, 1998, 2002), bem como a compreensão da ludicidade, inclusão e
acessibilidade, sendo este último, um conceito transversal, para a construção do material didático
denominado Caça ao tesouro, o qual possibilitou o estudo do conceito de função. O jogo Caça
ao tesouro é composto por materiais e uma sequência didática, a qual foi construída com
fundamentos na Engenharia Didática proposta por Artigue (1995, 1996) e envolveu as seguintes
fases: análise preliminar; concepção e análise a priori; experimentação e, por último, análise e
avaliação a posteriori. No contexto da fase de experimentação, realizamos a aplicação de duas
versões do material didático em um colégio público do Distrito Federal que possuía estudantes
com deficiência visual dentre os videntes e contamos com a participação tanto dos estudantes
quanto dos professores da sala de recursos e da sala de aula regular que os atendiam, além de
avaliações de materiais específicos por estudantes partícipes da experimentação da primeira
versão do jogo e do Ensino Superior de uma instituição pública federal. Uma limitação que a TSD
apresentou na elaboração da sequência didática se referiu ao processo de adaptação do
estudante ao milieu, a princípio, isso feria os pressupostos da educação inclusiva que
defendemos. Por este motivo, buscamos construir um milieu acessível que fosse ao encontro
das necessidades que os estudantes possuíam e não o contrário. Assim, essa limitação acabou
contribuindo para que pudéssemos aprofundar a releitura da TSD, pautando-nos na
acessibilidade para dispensar a adaptabilidade. Destarte, os resultados apontaram a
possibilidade de utilizar a TSD em uma perspectiva inclusiva, tendo como cerne a construção de
um milieu acessível, pautado na valorização e ampliação dos canais de percepção, superando-
se, portanto, o visocentrismo que permeia os processos de ensino e aprendizagem da
Matemática. Asseveramos que essa ampliação dos canais de percepção pode favorecer não
apenas os estudantes com deficiência visual, mas todos os demais estudantes da sala de aula
regular, tendo em vista, que o conceito de função envolve outros conhecimentos matemáticos e
que este pode ainda ser considerado algo abstrato para os estudantes, a manipulação e o tocar
nos materiais para construir tabelas e gráficos e, a partir disso, representar as informações
algebricamente, como forma de sintetizar as informações, pode favorecer a construção de um
contexto inclusivo. Ademais, a teoria dos jogos, atrelada à TSD e à inclusão pode contribuir para
a vivência da fase adidática da situação didática, isso por auxiliar na autonomia e, por
conseguinte, na ação, formulação de hipóteses, comprovação dos resultados e construção de
novos conceitos matemáticos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A Teoria das Situações Didáticas e a inclusão de estudantes com deficiência visual nos processos de ensino e aprendizagem do conceito de função mediados por um recurso lúdico | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria das Situações Didáticas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência visual - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Baixa-visão | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The objective of this study was to investigate the potentials and limitations of the Theory of
Didactic Situations for the inclusion of students with visual impairment in the teaching and learning
processes of the concept of function mediated by a playful resource. The theoretical basis of the
Theory of Didactical Situations Theory (TDS) proposed by Brousseau (1986, 1995, 1997, 1998,
2002) was used together with the concepts of playfulness, inclusion and accessibility.
Accessibility is a transversal concept which was used in the development of the “Treasure Hunt”,
a didactic material used to facilitate the understanding of the concept of function. The Treasure
Hunt game is composed by a didactic sequence and materials, which were created using the
Didactic Engineering proposed by Artigue (1995, 1996). The game was developed in the following
steps: preliminary analysis; prior conception and analysis; experimentation and posterior analysis
and evaluation. In the experimental phase, two versions of the didactic material were applied in a
public school in the Federal District with visually impaired students and sighted students. In this
step both visually impaired and sighted students and the teachers from the resource classroom
and regular classroom participated. Evaluations of specific materials were also carried out by the
students participating of the experimental phase and by higher education students from a public
federal institution. One of the limitations of TDS in the development of the didactic sequence was
related to the process of adaptation of the student to the milieu, which was opposed to the basis
of inclusive education defended in this work. In this sense, it was necessary to build an accessible
milieu that would meet the student's needs and not the other way around. In view of this limitation,
a deeper reinterpretation of the TDS was necessary, based on accessibility and not adaptability.
The results show that it is possible to use TDS from an inclusive perspective, centered on the
development of an accessible milieu, valuing the expansion of sensory channels and overcoming
the ocularcentrism that permeates the teaching and learning processes in mathematics.
Broadened sensory channels favor not only the visually impaired students, but all other students
in the regular classroom, especially considering the understanding of the concept of function,
which demands other mathematical knowledge and is an abstract concept for students.
Therefore, when students touch and handle the materials to build tables and graphs, create
algebraic representations and synthesize information, they favor the construction of an inclusive
context. Furthermore, the game theory allied to TDS and inclusion may help the experience of
the a-didactic phase of the didactic situation. In turn, this contributes with autonomy, action,
formulation of hypotheses, result checking and the construction of new mathematical concepts. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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