Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Biato, Emília Carvalho Leitão | - |
dc.contributor.author | Rocha, Bárbara Pereira de Alencar da | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-05T22:03:29Z | - |
dc.date.available | 2023-05-05T22:03:29Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-05 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-05 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Bárbara Pereira de Alencar da. Da vida em meio aos processos educativos na surdocegueira: plissagens de leitura-escritura. 2021. 115 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45850 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Estudo vivido em aula, no ensinar-aprender da escrita por meio do braille e da Libras, no percurso de
alfabetização, com um estudante surdocego matriculado na Educação de Jovens e Adultos, na escola
pública no Distrito Federal. Essa dissertação, surgiu da minha experiência profissional e trilhou
aspectos do Pensamento da Diferença, de filósofos com inspiração em Nietzsche. Teve como foco, o
processo educativo sob a égide de plissagens de leitura-escritura, consoante em quatro campos:
vivências, biografemas, tradução e transcriação. Propomos o método biografemático em uma ação
metodológica expressa na pesquisa-ação. As atividades de escritas, criaram um evento experimental
na aula e, produziram um movimento de tradução em dois gestos: revient e relever, ricos em gestos
plissados de transcriação em uma relação indissociável com o incluir. Os olhares em mirante da
professora-guia executaram dois atos performáticos: de pesquisa da própria docência e na didática de
ações pedagógicas singulares. A plissagem promoveu no reenvio, possibilidade de construção de
ponte entre o lúdico e o poético no ato escrevente. As vivências constituíram a aula em devires raros
através de conversações com relevância na afirmação da vida que se vive-em-deficiência. Os
biografemas doaram perspectiva de recriação, de artistagem com pinceladas de ficção e fabulação em
uma escritura concebida como iterável, ajustada ao contexto da surdocegueira. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Da vida em meio aos processos educativos na surdocegueira : plissagens de leitura-escritura | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tradução | pt_BR |
dc.subject.keyword | Biografema | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transcriação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização em braille | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua brasileira de sinais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Study lived in class, by means of the teaching-learning writing through Braille and Libras, with the literacy
course, alongside a deafblind student enrolled in Youth and Adult Education, in a public school in Distrito
Federal. This dissertation arose from my professional experience and traced aspects of the Thought of
Difference, by philosophers inspired by Nietzsche. It is focused on the educational process under the
aegis of reading-writing, consonant in four fields: experiences, biographemes, translation and
transcription. We propose the biographematic method in a methodological action expressed in action
research. The writing activities created an experimental event in the classroom and produced a
movement of translation in two gestures: revient and relever, rich in pleated transcreation gestures in
an inseparable relationship with inclusion. The teacher-guide's gaze from the gazebo performed two
performative acts: researching the teaching itself and the didactics of singular pedagogical actions. The
fullness promoted in the resubmission, the possibility of building a bridge between the playful and the
poetic in the writing act. The experiences constituted the class in rare becomings through conversations
with relevance in the affirmation of the life that is lived-in-disability. The biographemes donated a
perspective of recreation, of artistry with brushstrokes of fiction and fabulation in a writing conceived as
iterable, adjusted to the context of deafblindness. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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